RapidinhaMorte: X-Men - Apocalipse, e a cena fora do cinema.

Ola, ola, bora começar.

X-Men: Apocalipse


Essa será bem rápida, razão do título, mas preciso falar disso, ficou entalado na garganta!

Spoiler... não! Não tem spoiler dessa vez... na real vou falar de uma única cena, não do filme nem de sua história então, pode ler tranquilo.... não tem spoiler!!!


Hoje assisti "X-Men: Apocalipse" com meu irmão menor e fiquei perplexo com a qualidade do filme. Que filmaço! Bem melhor que "Batman Vs Superman" ou como alguns carinhosamente apelidaram: "Martha". Mas meu destaque vai pra uma única cena, uma rápida, porém extremamente simbólica, significativa e até meio subliminar cena...


Em uma parte do filme, pouco antes da grande aparição do Mercúrio em busca de seu pai (porém rumo a maior e mais "rápida" salvação já realizada nos cinemas), ocorre um "passeio" motivado pela ingenuidade de Noturno.

Ciclope decide levar Noturno pro cinema, num shopping, pra conhecer um pouco da sociedade. Junto com eles vai Jean Gray e Jubileu... alias, a Jubileu ficou perfeita!!!


Foram espertos, usaram o mesmo visual clássico da Jubileu, num filme que se passa na mesma década em que Jubileu tinha seu visual clássico. Tipo, ela se vestia estilo 80's, e num filme se passando nos anos 80, não há qualquer necessidade de "adaptar" ou "atualizar" sua vestimenta então, ficou basicamente uma cosplay muito bem feita.

Pois bem, vamos a cena:

Jean, Ciclope, Jubileu e Noturno saem do cinema, após assistir "Star Wars: O Retorno Jedi". 


Então, numa daquelas clássicas conversas que todos temos ao sair do cinema com os amigos, eles criticam a qualidade do filme que acabaram de ver, comparando ele com os demais... mas a crítica se divide nas seguintes falas:

1: "Eu só acho que o 'Império Contra Ataca' ainda é melhor pois é mais complexo, sofisticado e não teve medo de um 'final sombrio'." diz Jubileu.

2: "Não, mas perai, se não fosse pelo primeiro não teríamos os outros filmes." diz Ciclope.

3: "Pelo menos podemos concordar que o terceiro é sempre o pior." diz Jean Gray

4: "..." diz Noturno.

Detalhe: Essa cena ocorre totalmente por fora do filme. Não tem vinculo algum com o roteiro, nem com a história, e é tão rápida que quase não faz sentido... mas ela faz sim.

Ela funciona como um tipo de crítica inversa, onde o filme e seus personagens criticam as empresas por trás dos filmes e os críticos, e até mesmo os fans!

Confuso? Eu explico.

Primeiro temos "Star Wars" num filme de "X-Men". 


O título "Star Wars" não aparece claramente porém, o subtítulo e o dialogo em si deixam evidente isso. Pois bem, ver uma série que pertencia a Lucasfilms e agora é da Disney, em um filme que pertence a Fox mas trata de um título da Marvel, é um pouco confuso não? Lucas, Disney, Marvel, Fox, o que todos esses nomes tem em comum? Simples: Estúdios.

Se você conhece os filmes e as tretas que ocorrem por conta de direitos autorais, não deve ter dúvida alguma quanto a essa referência obvia, mas explicando de forma bem simples:

Fox tem os direitos pra produzir filmes baseados em X-Men e Quarteto Fantástico, dois títulos poderosos com direito a vários e vários heróis importantes do universo Marvel. Pois bem...

Marvel tem os direitos de todos seus personagens e podem fazer filmes de todos eles, exceto X-Men e Quarteto Fantástico! Isso pois eles venderam os direitos pra filmagem numa época que não produziam filmes, e agora, que os filmes tão em alta, mesmo eles entrando na corrida cinematográfica, não podem cancelar os direitos da Fox, então precisam aceitar isso e seguir em frente.


A coisa só fica meio complicada quando os direitos entram em conflito... tipo, a Marvel ta investindo legal nos "Vingadores" e outras ideias crossovers de seus personagens, porém muitas dessas ideias usam personagens de X-Men e Quarteto Fantástico... mas eles não podem usar esses personagens no cinema pois são da Fox! E ai a briga fica louca...


Mas isso não importa... na real a referência visa o lado positivo da disputa por títulos e direitos, mostrando algo "bom" que saiu de tudo isso: Star Wars!

Star Wars é uma franquia famosa, inicialmente criada como Trilogia, e depois Hexalogia e agora, retorna com mais uma Trilogia prevista que formará uma Nonalogia, ou seja, ta caminhando pra 9 filmes em sequência!


Pois bem, isso só foi possível graças a venda dos direitos da Lucasfilms (na real a própria Lucas foi vendida) pra Disney, que decidiu criar Star Wars VII, VIII, IX e se tudo der certo, terão mais, pode crer.


A Fox foi bem marota em fazer uma rápida e quase imperceptível referência ao acordo de sucesso que trouxe uma franquia de volta a tona. Parece bobo, mas na real isso foi uma indireta pra Marvel Studios... dizendo que "Pra que brigar se podemos nos unir?"... ou simplesmente foi uma zoada mesmo, quem sabe né?

O mais interessante são os comentários em si!

A frase de Jubileu


"Star Wars: O Retorno de Jedi" foi lançado em 1983, mesma época em que a história de X-Men Apocalipse se passa, mas sua presença no filme não é só por isso. Ele foi o terceiro filme da primeira trilogia, bem como o filme atual dos X-Men (explico daqui a pouco). A frase de Jubileu compara o terceiro filme com o segundo, "O Império Contra-Ataca", mencionando aquilo que ela achou mais atrativo no segundo filme, apontando como ausente no terceiro. Pois bem, tudo isso é uma referência ao próprio universo cinematográfico de X-Men! 

Há criticas e mais criticas vindas de todos os lados sobre X-Men. A principal delas é o fato dos filmes mudarem muito de foco ou "estilo" além de um monte de outras frescuras. Fato é que cada filme foi dirigido, interpretado, produzido e etc, por pessoas diferentes (exceto o Wolverine que apareceu em todos os filmes de X-Men, com o mesmo ator... ele só não supera o Stan Lee em aparições... rs) então é normal serem diferentes e agradarem de formas diferentes, e isso também aconteceu com "Apocalipse". 


Quase como uma previsão do que ocorreria, Jubileu deixa clara sua opinião como fan de Star Wars, espelhando a opinião de quem tava no cinema assistindo X-Men... a critica era a mesma, como sempre, e não importa a época, filme ou seja la o que for, sempre tem alguém que fala a mesma coisa! Alias, a critica de Jubileu se encaixa perfeitamente na situação da Trilogia atual dos X-Men, visto que, como ela mencionou, o segundo tem um enredo muito mais complexo, sofisticado e sombrio que os outros... pelo amor de deus, ele REESCREVEU a história cinematográfica de X-Men, sem apagar ou rejeitar absolutamente nada de nenhum dos outros filmes... isso é... complexo pra caramba! E bem, comparando o "Dias de Um Futuro Esquecido" com "Apocalipse", o primeiro é bem mais sangrento, bolado e profundo.

A frase de Ciclope


A resposta dele foi um "fod4-se, o primeiro é melhor pois começou a pora toda!". Em resumo, ele apenas disse que apesar de terem muitos filmes ruins (vários deles começando com X-Men) o primeiro filme foi a origem de tudo, então ele merece ser lembrado e aclamado. 

De fato, se não fosse o sucesso de "X-Men: O Filme" não existiriam "X-Men 2" (que continuou mas não agradou tanto quanto o primeiro), "X-Men: O Confronto Final" (Jean falará disso daqui a pouco), X-Men Origins: Wolverine" (foi a primeira tentativa de criar spin offs cinematográficos porém, acabou sendo um X-Men mesmo), "(X-Men) Wolverine: Imortal" (Tentando continuar a ideia do primeiro "Wolverine", tentaram mostrar uma história totalmente solo desse personagem que tinha conquistado o público, porém o final acaba inserindo ele de volta aos X-Mens e bem, converte o spin-off em prequel) , "X-Men: Primeira Classe" (a ideia original era fazer ao estilo "Origins" mas o filme acabou dando uma nova cara aos X-Men), "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido" (Uma tentativa vitoriosa de rebootear a franquia, sem rejeitar os vários filmes que vieram antes) e claro, "X-Men: Apocalipse".

A frase de Jean


Nem tem muito o que explicar, ela fala tudo! O terceiro é sempre pior... porém isso não se aplica a "Star Wars" (todos são ótimos) e sim a "X-Men" mesmo. Ela critica os próprios filmes de X-Men feitos pela Fox... é a Fox criticando a Fox (estilo Simpsons... que são da Fox alias kkk).

Ela diz que o terceiro é sempre o pior se referindo a "X-Men: O Confronto Final" que foi o encerramento da primeira Trilogia de X-Men nos cinemas, e também quase o final da franquia em si, de tão ruim que ficou. A critica foi unanime, os fans também, o terceiro foi uma bost4. O mais curioso, é que "Apocalipse" é o terceiro da nova Trilogia... ela esta auto criticando o próprio filme em que aparece (Ouvi uma Quarta Parede rachando... Dead Pool influenciando mentes!)... mas é tudo muito sutil...

Sutileza é pouco, afinal: Tudo isso ocorre em apenas 14 segundos de filme!

Bem, toda essa postagem foi só pra dizer que é um filme bom, e que apesar das críticas ridículas que circulam a net, não vi nenhum ponto negativo. Ele tem a dose certa de ação, humor, drama, e soube sim trabalhar com todos os personagens que apareceram (até Jubileu, que quase não apareceu, teve seu momento de destaque). Então na boa, se você assistiu e não curtiu, veja o X-Men 3... ele é um exemplo de podridão... "Apocalipse" ficou decente, não é melhor que o 2° filme da nova Trilogia, mas pelo menos teve um Ciclope decente.

E por fim, obrigado Dead Pool por sua influência! Alias, ele estava certo, a Mansão tem pouquíssimos X-Mens... 

É isso! See yah! 

Alias, Mega Man ZXA ta chegando!!!!!

Postar um comentário

30 Comentários

  1. Ainda acho que a série dos X-Men nos cinemas tem problemas significativos,mas gostei da analogia,o único filme que vi que brincava com as críticas que recebeu dessa forma foi o Deadpool.
    Cheers!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deadpool arriscou, e fez sucesso. O melhor filme que vi esse ano (no gênero de heróis). Espero que isso influencie muitos outros filmes, ver a 4° parede caindo é divertido... mas também espero que isso não vire moda... se não fica chato...

      Cheers sr!

      Excluir
  2. Belo post sr Carinha, achei essa cena muito interessante e fico feliz em saber que o filme não foi uma decepção como BvS. Se cuide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Martha" foi bom, mas perto dos demais filmes de heróis e vilões, não chega nem perto de ser algo decente.

      Na real, eu só gostei do filme por ver uma tentativa de reescrever "Injustice" ou aquela (já muito repetitiva) saga da Liga da Justiça "do mal". Repare que o universo no qual esse filme se passa não é o dos "heróis bonzinhos" mas sim dos "heróis sombrios". O Super, o Batman, a Mulher Maravilha até, todos tem uma pegada mais agressiva e violenta, além deu ma temática mais "dark". Isso tudo se encaixa no universo da Liga do Mal, que eu vi pela primeira vez naquela animação da Liga da Justiça, em que o Flash morreu em outra realidade e gerou um monte de coisas ruins, tornando do Superman um ditador. Essa mesma história é mostrada em "Injustice", o jogo de luta da Liga (que eu analisei, porém não postei ainda rs) e depois de pesquisar um pouco, vi que tem uma penca de HQs da DC que usam essa realidade. Eu reparei que apesar do filme BvS ser de heróis se enfrentando, ele demonstra se passar na realidade do Super ditador, pouco antes dele enlouquecer, mas com a "morte" dele, o futuro da mesma meio que se alterou... porém... com aquele final idiota do Apocalypse morrendo junto com o Super, e o Super acordando em seu túmulo, creio eu que se houver uma continuação, o Superman está alterado ou corrompido pelo Apocalypse ou algum resíduo da batalha e bem, a realidade da Liga do Mal virá a tona mais uma vez, só que agora nos cinemas (o que te juro que é meio chato, pois é uma história beeeeeeem reaproveitada... boa... mas repetitiva e previsível).

      Bem, isso é só teoria kkkk, mas enfim: Nada vai superar StarWars Episódio VII!

      Excluir
    2. Sua interpretação do filme foi muito interessante, mas infelizmente acho que não farão isso, e se fizerem tem uma chance muito grande de dar errado. E o ep VII foi realmente muito bom, tirando o fato de ter muitos problemas.

      Excluir
    3. Tire os problemas e tudo fica bom rs... mas eu ainda acho que foi o melhor filme desse ano.

      Bem, duvido que ocorreria qualquer união entre as duas empresas, e mesmo se ocorresse sei la, indiferente. As duas estão se saindo muito bem...

      Excluir
    4. Mas ep VII não é de 2015?

      Excluir
    5. É? Foi mal eu to meio enrolado com relação ao tempo... então o melhor filme desse ano é... hm... acho que nenhum... por enquanto rs.

      Excluir
    6. Verdade, esperar os outros filmes. Alias, você esta interessado em algum filme ou seriado? Pessoalmente estou interessado em Esquadrão Suicida.

      Excluir
    7. Esquadrão Suicida, sempre. Seriado?! Gotham! Acabei de ver o season finale da segunda temporada... muito show! A DC faz ótimos seriados, enquanto a Marvel (e Fox) fazem ótimos filmes... acho que DC e Marvel deveriam se focar, cada uma em seu universo de sucesso e parar com a tentativa ridícula de competir uma com a outra (Os filmes da DC não tão legais não... Marvel dominou bonito... a aposta com Esquadrão é alta mas... também foi com BvS...)

      Também tava vendo Supernatural mas quase chorei (de decepção) com o season finale da 11° Temporada. Desisti completamente de analisar a série... perda de tempo.

      Tem também, vejamos... Fear The Walking Dead... to curtindo de mais, e vejo que a série conseguiu chegar ao mesmo nível da prima.

      Tem mais algumas séries que vejo de relance na TV enquanto digito textos tipo DC Legends of Tomorrow e The Flash... mas sou difícil de parar pra assistir séries... geralmente faço maratonas saca...

      Uma série que não tem nada haver com HQs (na real é um programa de tv mesmo rs) é The Profit (O Sócio)... muito bom.

      O ruim das séries são as Season Finale rs... demoram uito pra chegar a próxima temporada... Gotham deu uma leve viajada no fim da 2°, mas ainda continua sendo a minha série favorita. Sobre Supernatural... poxa mano...

      Excluir
    8. Ja assistiu o piloto de Preacher? Se não assistiu te aconselho. E sobre Marvel vs Dc é uma coisa muito triste, ambas tem fanboys idiotas as endeusando e que ficam brigando toda hora, além de soltarem varias pérolas ( ja vi um cara falando que BvS era o melhor filme da história).

      Excluir
    9. BvS o que? Esse cara fumou o que? A mãe dele se chama Martha??? Em história ele foi uma catástrofe. Na verdade a história é boa, ele tem boas cenas de luta e foi bem editado, dirigido, atuado... porém revelaram toda a história de antemão nos trailers, que simplesmente se tornaram reveladores pela simplicidade do filme. Ele não mostrou nada de mais, tudo previsível e nada memorável... ou com sentido. No máximo, a pegada de recontar a ideia da Liga do mal com vertentes alteradas foi interessante e inovador. Espero que Esquadrão Suicida não peque da mesma forma...

      Não vi Preacher ainda não... na real eu não sou de buscar séries, assisto mais pelo que surge na tv, se curto acompanho pela tv, sites ou baixo, mas na última opção só se eu curtir muito... tipo Supernatural e Gotham.

      Excluir
    10. Esse é o nivel de fanboy desse povo...

      Excluir
    11. Mudando de assunto: AH MEU DEUS COMO EU ODEIO O ALBERT! Put4 eu tinha me esquecido como era difícil jogar MegaMan... isso que da ficar de bobeira em outros jogos... ahhhh!!! Odeio esses múltiplos boss seguidos sem chance pra respirar! (Pelo menos arrumei o fraps rs)

      Bem, to ansioso pra terminar essa analise rs...

      Excluir
    12. Estarei esperando. By the way, existem coisas piores que multiplos bosses seguidos.

      Excluir
    13. Tipo, descobrir que você precisa zerar o jogo mais duas vezes, uma delas no Expert? rs...

      Excluir
    14. Também, mas estava pensando em você lutar com multiplos bosses seguidos, sendo que todos tem um ataque que da hit kill

      Excluir
    15. Espero que não, nada supera os 8 chefes seguidos do chefão final de 2 ou 3 formas, sem save point, sem descanso. Mas se existe algum jogo que supere isso... espero nunca joga-lo kkkk

      Excluir
    16. É como eu sempre digo: Nada é tão ruim que não possa piorar.

      Excluir
    17. É... acabei de entrar numa jornada "Expert" e a coisa ficou ainda pior mesmo... odeio quando as filosofias pessimistas acertam kkk. Bem, vou parar de jogar e ver um filme, ta difícil derrotar os 8 chefes seguidos, com hp mínimo, BM mínimo, sem Sub Tanques e com defesa reduzida... Expert dói.

      Excluir
    18. Divergente ou um found footage.

      Excluir
  3. Eu também gosto das cenas desse filme. Eu também gosto das cenas com Peter Dinklage no filme de Dias de um Futuro Esquecido. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias Meu Jantar com Hervé é a que eu mais vou gostar, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Será exibido na TV como um dos filmes da HBO. Li a sinopse e acho que que a chave do sucesso será o bem que esta contada a historia e o elenco, enfim, acho que será um dos meus preferidos. É uma historia que vale a pena ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho dele me chamou a atenção em Game of Thrones, depois disso passei a nota-lo melhor em tudo quanto é filme. De fato, talentosíssimo. Alias, acho que vou acompanhar essa série, valeu pelo link.

      Excluir
  4. O futuro sempre foi incerto.... não pode ser previsível, pois ele não é feito apenas de números....
    Nessa época....rsrs
    Hoje a Disney é dona de tudo (mintira......eu acho....espero que não...Deus nem fala isso!!!! Kk)
    E hoje, já faz um tempo que o Episódio 9 lançou rsrs
    É.....melhor deixar para comentar isso no Artigo.
    Mas, é interessante pensar como as coisas ocorrem rápidamente...alias, sobre o Stan Lee, tu acha que tem chance dele aparecer em The mandalorian?
    Vai saber se eles tinham gravado cenas e tals....Hein?
    Seria legal...eu acho....confuso para alguns....eu não sei....
    Enfim!
    See yah! Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sr... Mandaloriano é Star Wars... Stan Lee teve nada haver com essa franquia (que é do Lucas). Apesar de ser tudo Disney... não faria sentido kk.

      Excluir
  5. É eu sei...nem sei pq escrevi isso rsrs
    Mas seria legal não?
    Pelo menos alguma referência...
    Possibilidades existem

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)