O Filme Achado de Hoje: Amizade Desfeita - Unfriended - Cybernatural

Bem, depois de assistir a maravilha chamada Cloverfield - Monstro, que tava passando no Telecine Action, eu fiquei na curiosidade de pesquisar se encontrava Unfriended pra assistir. Diariamente eu fazia isso, mas sempre encontrava a mesma versão "Cam" na internet, um lixo, e minha curiosidade só foi aumentando. Em pesquisas, descobri que tinham histórias sobre elementos usados no filme serem "reais" não só "baseados em fatos reais", o que me deixou meio encucado, acreditando na possibilidade do filme ser tão realista, que honraria o estilo Found Footage... Até que eu achei o filme.


Decepcionante.

OBS.: Será lançado nos cinemas brazukas em 12 de Novembro, sob o nome traduzido de "Amizade Desfeita".

Lamentavelmente, minha espera pra ver essa obra foi frustrada, pelo fato dessa obra ser... bem... irei explica-la nessa postagem. 

Se quiser conhecer esse filme sem precisar assisti-lo... só seguir lendo...

Boa leitura. =/


Não quero me esticar, eu realmente fiquei chocado com o final... eles cometeram o mesmo erro de atividade paranormal, e estragaram todo um bom, alias, ótimo trabalho.

Primeiro vou contar a história do filme.

Uma garota, estava flertando com seu namorado via Skype, numa vídeo conferência, até que mais 3 pessoas são chamadas para a vídeo conferência.


Eles zoam o fato de terem pego a garota e seu namorado no flagra, até que começam a suspeitar de uma 6° pessoa sem imagem que estava também na vídeo conferência. Mesmo renovando a chamada, essa 6° pessoa sempre retornava.


Até que, é revelado que em paralelo a esses eventos, todos estavam recebendo mensagens de uma garota chamada Laura, que havia se matado por causa de um vídeo constrangedor dela toda cagada em uma festa, que havia vazado no YouTube.


Todos começam a se assustar aos poucos, suspeitam de ser um hacker que estava acessando as contas de Laura e zoando... até que eles chamam uma 7° pessoa pra conversa, uma garota que apesar de amiga da Laura, havia sido a primeira a recomendar suicídio pelo vídeo.


E então ocorre o primeiro suicídio. A garota simplesmente paralisa diante da câmera após vários pequenos eventos (são várias e várias informações na tela ao mesmo tempo) e fica travada, como se o vídeo tivesse travado, mas quando uma das garotas (a principal, do inicio) liga pra ela, o celular vibra e da pra ver ele se movendo do lado dela toda travada... até que ela grita, e reaparece morta.


Então, a 6° pessoa começa a responder a chamada por chat, e começa a acusar os 6 amigos de terem sido responsáveis pela morte de Laura, fazendo com que eles briguem entre si por revelações feitas uns pelos outros, em meio a um jogo sórdido de perguntas e respostas, que se não fosse jogado causaria a morte de todo mundo.


Não adianta muito, todos brigam pacas, e morrem pois tiveram de fato algo a ver com a morte de Laura.


O primeiro morre antes mesmo do jogo começar, triturando seu pulso e garganta em um liquidificador. Esse era o técnico do grupo de amigos, que aparentemente havia editado o vídeo de Laura, além dizer que ela era uma péssima pessoa e merecia morrer.


O outro se mata após ter seu segredo revelado pro seu melhor amigo: Ele havia transado com a namorada dele (que se dizia virgem). Depois disso ambos (a falsa virgem do começo do filme e o melhor amigo) são forçados a esconder uma mensagem, tal qual ao ser revelada provocaria o suicídio do cara, e assim ocorre, pois o casal do inicio do filme decide ser sincero justo nessa hora. Aparentemente esse cara foi um dos que provocou Laura durante o vídeo.


Depois uma garota do grupo, antiga amiga de Laura, se mata no banheiro, após se esconder do jogo, ela se mata com uma chapinha na boca... ao que tudo indica ela pode ter sido uma das que ajudou a zoar Laura no vídeo.


No final, sobra a garota e seu namorado, e uma pergunta surge "Quem postou o vídeo?", forçando a garota a revelar que seu namorado era o responsável... causando o suicídio dele na base da facada nos olhos.


E então, surge o fim de fato. O final real do vídeo é postado por Laura, que mostra que quem filmou tudo foi a própria garota do começo, tal qual era melhor amiga dela...


Se o filme acabasse aqui, na parte onde Laura digita "Você viverá com a vergonha do que fez a mim" e todos comentando o vídeo com "Você que matou ela!", "Você é um lixo... meu deus", "Não acredito que você que fez isso!", e várias outras críticas sobre o quanto ela foi culpada pelo suicídio da amiga... seria o final perfeito.


Mas daí o notebook fecha e a garota é morta pela Laura.


Na real, o filme inteiro era uma visão em primeira pessoa da garota vendo seu notebook... não um vídeo achado.

Esse filme matou o gênero com esse final... ele foi convincente ao mostrar um possível espírito que se apossava das pessoas para faze-las se matarem... como vingança, e os efeitos especiais foram ótimos. O filme ser feito sem pausas também foi maravilhoso... tudo tava perfeito, era o found perfeito... até se revelar como um "não found".

Antes de ver o filme, imaginei que a garota estava filmando sua vídeo conferencia inicial pois era pervertida ou algo assim, e de fato ela tinha certa fixação por fazer muitas coisas ao mesmo tempo com o computador... mas com esse final...

Eu me decepcionei pois realmente acreditei estar vendo um found footage digno de críticas positivas... e no fim ele nem é um found footage... é um filme, em primeira pessoa... deus isso é... um desperdício.

O filme teve tudo pra dar certo, ele teve uma ótima e estranha divulgação, ele gerou expectativas só com sua mera existência... polêmicas sobre seu realismo... mas esse final... parece ter sido adicionado às pressas para diminuir o realismo do filme propositalmente... e conseguiu.

Se quiser arriscar e ver esse filme, segue uma dica:

Esse é um ótimo found footage se visto até essa parte:


Depois dela, pare de assistir, pois é ai que a história e realismo morre... apenas feche o filme.

E é isso. Obrigado por sua leitura, vou jogar Alan Wake pra analisar e fui.

Até a próxima!




Postar um comentário

12 Comentários

  1. Bela postagem senhor morte, tinha um "plot" com muito potencial para ser um ótimo filme, ainda não assisti, mas, depois de ver esse post, fiquei com o "pé atrás" rsrs' lhe recomendo um filme no estilo Found Footage que eu achei muito massa: "Exists". Sobre a lenda do Sasquatch, de fato um ótimo filme e muito bom por sinal. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exists... eu pensei em assistir mas achei que me decepcionaria... um dos quesitos pra um bom found footage (que se tornou uma raridade achar kk) é originalidade... e sei la... pelo trailer pareceu ser aquele filme sobre trolls... acho que o nome é inclusive "Troll Hunter" (um dos melhores founds que já vi) numa versão americanizada, o que torna ele apenas "mais do mesmo"... porém se você curtiu eu vou ver. Hoje mesmo.

      Sr Vinicius... see you later... e que bom que curtiu... eu fiquei decepcionado com o filme =/, achei que seria um dos melhores pois como você mesmo disse, ele tinha um "plot" com muito potencial... misturar cotidiano com sobrenatural foi uma jogada de mestre... mas deu em nada porque não souberam aproveitar.

      Excluir
    2. Infelizmente tem muitos filmes que tem um bom enredo e tudo mais e acaba pecando aos poucos. Hey, mal posso esperar sobre a postagem sobre o Anime de DMC rsrs.

      Excluir
    3. Criatividade é o que não falta... o problema é produção.

      Eu não gosto de falar de animes... porque animes são compostos de vários episódios e acaba sendo algo longo de mais pra se falar de forma resumida... eu cheguei a digitar uma analise comparativa de Gantz, falando das principais diferenças entre os filmes, anime e mangá... a análise ficou enorme e acabei apagando... porque na hora de por imagens me compliquei e não achei que ficou tão claro quanto eu gostaria. Tenho medo de animes e mangás na hora de analisar por causa das imagens... mas irei me esforçar pra escrever sobre DMC anime e também DMC mangá, separadamente é claro. Cheguei a pensar em traduzir e analisar a HQ de Silent Hill, mas me enrolei todo da mesma forma... mas tenha fé, um dia consigo.

      Excluir
  2. Gostei desse filme!! . A mascara das pessoas vão caindo até o final... http://wamatamusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estava procurando no google "garota passando chapinha" e encontrei esse post, não tinha nada a ver com o que eu procurava (que era uma foto para a caa do meu grupo) mas eu gostei do post, bacana de mais! também tenho um blog blogspot dou mó valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, encontrou de forma bem randômica... mas fico felizão por ter curtido o post. Se pá da uma viajada pelo blog, talvez encontre outras coisas de seu interesse... só uma sugestão, se pode se guiar pelas Listas da Morte:

      Jogos: http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2014/05/lista-da-morte.html

      Filmes: http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2017/05/lista-da-morte-20-edicao-filmes.html

      Blogspot foi a melhor ferramenta que encontrei pra registrar minhas ideias... eu to bem satisfeito e também curto pacas. Se quiser me passa seu blog pra eu dar uma navegada também.

      See yah! E seja bem vindo(a).

      Excluir
  4. MDS acabei de ver esse filme. Que final escroto, porco, ridículo.
    Construiu todo um suspense, pra quê? Pra no fim ser uma "historinha de fantasma vingativo". E concordo com vc. Se o filme tivesse parado na parte em que a Blaire tá sendo xingada na internet, seria um bom final, não um final perfeito, mas melhor do que a porcaria que entregaram. Ela viveria com a culpa de ter feito a amiga se suicidar e com o fardo de ter visto seus amigos morrerem um a um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Mas isso é a maldição "Atividade Paranormal". O filme AP fez sucesso e influenciou os found footages que vieram de carona, porém ele cometeu um erro ridículo que foi mudar o final pra adicionar um jumposcare. Todos os diretores de founds posteriores acharam que isso fazia parte da fórmula da perfeição pra encerrar o projeto, quando na real é a grande falha. Nesse gênero, deixar em aberto funciona muito mais do que "assustar". Infelizmente os caras parecem que não se tocam...

      Só to torcendo pra não cometerem esse mesmo erro no 2.

      Excluir
  5. Interessante
    http://allancar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)