O Filme Achado de Hoje: Children of Sorrow

Antes de continuar, aviso que esse é um filme do tipo found footage que parte da visão psicológica a psicótica. Não há nada de sobrenatural nesse filme, ele mostra o lado mais imundo do ser humano de várias formas. Então se o que você busca é um filme de filmagens sobrenaturais encontradas ao acaso, passe longe desse. 



Ele não fala disso, ele fala de um tema mais pesado, que parte da própria religião como princípio, mas voltado pro lado humano e não mitológico. 

Então não recomendo que continue lendo essa pseudo-análise pois, o filme não irá lhe agradar, e nem tende saber mais sobre ele. Só tem sangue, mortes, e pra piorar, tudo isso não prejudica a trama de forma alguma... tudo isso faz parte dela.

Enfim... continue lendo se quiser, mas (com base no que disse) aqui deixo meu veredito: 

Não vale a pena assistir... 



Bem, não quero me estender nesse filme. 

Ele é mais voltado pro horror, e tem toques de terror psicológico, mas nada agravante. É do tipo found, mas ainda assim, tem edições ruins, como Armas de Fogo sem FOGO e aquela droga de música na trilha sonora pros momentos de adrenalina... mas que de certa forma da até pra entender, pois o filme foi editado pelo psicopata então... ta valendo hehe...

Vou apenas pro básico:

Nele é abordada religião. É mostrado como é facil manipular as ideias de pessoas psicologicamente fracas. Pessoas sensíveis, traumatizadas, com problemas na vida, transtornadas, sofridas... nesse filme é mostrado o lado do alienador, perante o alienado.

Você é religioso? Pois bem, se for, não veja esse filme. Provavelmente vai vomitar. Sem exagero, nem é pelas cenas de sangue e tortura (que são fraquíssimas, cinematograficamente falando) nem pelo órgão genital masculino balançando na tua frente (que por incrível que pareça, é a única cena de apelação sexual do filme), mas pelo tema em si.

O filme conta a história de um psicopata, insano, que construiu uma igreja, um santuário, em meio ao deserto, onde pessoas seriam... purificadas.

Ele passa a caçar através das redes sociais, pessoas com problemas na vida que precisam de ajuda psicológica, e oferece a elas a ajuda em seu retiro, onde ele as manipula para acreditarem que a salvação de suas vidas se encontra na morte, no suicídio, assassinato, desistência. 

Ele usa de todas as artimanhas mais populares que as igrejas utilizam: Hipnotismo, Manipulação Intelectual, Manipulação Sexual, Manipulação Física, Exposição Involuntária, Falso Conforto... etc.

Parte a parte:


Hipnotismo


Em uma parte do filme, o cara conta sobre uma música que ele ouviu e o fez clarear a mente, e fez um homem que aos seus olhos era um monstro, se derreter e passar a imagem de um santo. Para ilustrar esse depoimento, é mostrada uma cena onde ele coloca uma música perante o culto e seu pequeno grupo de seguidores (crianças/rebanho) e em seguida coloca as mãos sobre a cabeça de um a um, fazendo-os desmaiar, ter ataques, se debater, rebolar, dançar break... e geral cai no chão. Ele finaliza dizendo "Se aquele monstro pode parecer puro, porque eu também não posso?"

Isso é uma técnica comum nas igrejas, a do hipnotismo. Não faço ideia se eles sabem que isso se enquadra nessa categoria, ou se os religiosos realmente acreditam que isso seja um tipo de milagre ou toque divino. Mas com os passos certos (música, oração, palavras, toques) é possível fazer uma pessoa delirar e cair sob controle de outra pessoa... técnica milenar essa chamada hipnotismo. 

Eu não entendo nada disso, então nem tentarei explicar. Mas o que sei é que isso nada mais é que uma forma de manipular a mente humana, que é bem lesadinha, principalmente quando a pessoa já é propensa a tal manipulação (estando fraca psicologicamente).

Eu já passei por isso, já senti na pele. Numa igreja, eu cai no chão e me debati após o toque de um religioso... por isso digo que, não passa de hipnotismo. Mesmo eu não entendendo, e provavelmente podendo cair nisso de novo, eu sei que não tem nada de divino nessa bost4... é só ciência que eu não manjo nada.

Pois bem, no filme isso é mostrado. O cara tira sarro pois, através de sua magia divina, ele controla os demais e os torna mais maleáveis, para seus fins maléficos.


Manipulação Intelectual


Seguindo na mesma linha do hipnotismo, isso também é apresentado no filme. 

O Padre doidão usa de artimanhas psicológicas pra manipular as pessoas, mexendo com suas fraquezas profundamente escondidas em suas mentes. Ele as interroga, e questiona sobre coisas que, nem elas entendem, sobre elas mesmas, até que elas caiam em sua lábia e bem... se tornem apenas marionetes.

Manipulação Sexual


Toda igreja precisa disso... e nem me refiro a pedofilia ou abuso sexual. Me refiro a Penitencia Sexual. O desejo humano pelo sexo é constante, e uns tem mais, outros menos... mas boa parte tem. 

Mexer com isso e manipular a pessoa através de seu desejo sexual é simples... mas funcional. Igrejas e religiosos de plantão sabem disso. No filme fica claro como isso funciona: A pessoa ta afim, você sasseia, ou a deixa mais a fim, e a transtorna, pra deixar ela pronta pro "Falso Conforto". Depende da pessoa, depende da consciência e necessidade dela... vale o que for preciso pra deixa-la confusa a ponto de ser controlada.

No filme isso não falta. rola até tortura, suruba, menage, "incesto", gavetada (não veja o filme se tiver curioso sobre isso... o cara faz sexo com a gaveta da estante dele... sério) enfim, rola de tudo, só pra deixar geral clamando pelo final feliz.


Manipulação Física


Enfraquecer a pessoa fisicamente pra facilitar sua manipulação intelectual é comum em muitos meios: Exército, Escola, Trabalho, Piscina, Parque de Diversões, Video-Game, Motel, Igreja, Futebol... enfim... em tudo!

Deixar a pessoa cansada expõe sua mente e facilita manipula-la... é simples. No filme isso acontece, através de brincadeiras, trabalhos, estímulos físicos e atividades constantes, que vão fazendo geral enfraquecer e bem... ceder.


Exposição Involuntária


Isso é mostrado algumas vezes, quando o "padre" conta histórias que seus próprios "filhos" haviam lhe confidenciado. Ele as conta como dele, para todos, sem dizer de quem realmente é... mas o alvo dele era exatamente a pessoa dona da história, que ao ver a mesma sendo revelada para todos opinarem, se constrange a ponto de... bem... fragilizar sua consciência. 


Falso Conforto 


Um abraço nas horas certas ajuda qualquer um, mesmo se for de um Porco-Espinho. 

Isso rola muito no filme, onde o desgraçado do Padre Psicopata conduz todos a morte com a falsa premissa de que todos encontrarão, na pós vida, a solução de seus problemas, na vida (afinal, mortos não vivem, a menos que seja em "Todo mundo quase morto" ou "Meu namorado é um Zumbi") 

Ele também vive dando agradinhos físicos, elogios, beijinhos, sopradas na orelha... enfim... conforto é o que não falta.

Etc... etc... etc...

Curioso pra história? Não há nada de mais nela.

É um tipo de documentário com diferentes fontes virtuais partindo do Padre, de uma mina que vive com ele (provavelmente sua mais antiga seguidora, viva), de uma mulher com celular que se infiltra na igreja dele pra descobrir mais sobre sua falecida irmã, que também havia se juntado a trupe, e câmeras de segurança espalhadas por toda a igreja no meio do deserto.

O Padre conduz todos à morte, no final geral morre, e ele ainda narra tudo isso em seu documentário (regido por ele mesmo) mostrando quais as manhas para manipular uma pessoa, afinal "Ser humano é um bicho fácil de manipular".

Aquela mina que tava atrás de sua irmã, também acaba sendo manipulada e pior, ela mata a fiel escudeira do Padre, a pedido dele, e depois de auto-carboniza. O cara é um gênio da religião, manja dos paranauê e bem... ele obtém sucesso em seu principal objetivo: Saciar sua sede de sangue e... de superioridade intelectual. 

A mensagem do filme é a seguinte:

Cuidado em quem você confia, porque as pessoas nunca são um mar de rosas. E a vida... é sofrida. Não adianta procurar meios de resolver todos seus problemas magicamente... a única forma de acabar com os problemas da vida, é aceitando-os, superando-os constantemente ou, deixando de viver. Então, viva e pare de reclamar!




Postar um comentário

14 Comentários

  1. Cara faz analise do filme harry potter se puder vlw \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta maluco? Qual dos 8? Os 8?!?!?! Saca... se eu fizer análise de qualquer um deles, vou me basear única e exclusivamente nos filmes (quem sabe jogos também, porque não) mas nem pense em comparativas com os livros... eu não tenho saco pra leitura.

      Detalhe, eu sou fan de HP... filmes... e pra variar eu tenho várias... curiosidades... sobre os FILMES... mas sei la... é meio arriscado falar disso. Eu sou fan dos filmes, não dos livros, e fans dos livros vão saber responder minhas dúvidas dos filmes com clareza... mas ai eu vou debater naquela razão de "Se não tem no filme, não vale" porém estarei errado pois o filme é baseado nos livros e as vezes, pela troca de diretores, certas peças em aberto permaneceriam em aberto pois passaram batidas, mas nos livros seriam respondidas... e bem... ah!!! Complica...

      Preciso pensar muito, mas muito... se farei análises dessa maravilhosa franquia desmerecedora do Oscar por ser baseada em livros... quem sabe... eu tenho o que falar sobre, porém me falta coragem xD.

      Pensarei no assunto, e seja bem vindo ao blog.

      Excluir
  2. Gostaria De todos os 8 filmes sou fã também e eu queria uma analise tipo igual a do megamen.Então se voce puder fazer sobre os 8 filmes eu ficaria Feliz mas não só quero a analise dos filmes, quero também algumas curiosidades sobre Hogwarts Etc... Claro se voce tiver tempo.A e aquele desenho que voce fez pra KG do shady morrendo e mostrando que e um robo ficou maneiro em o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shady morrendo e virando um robo? Eu postei ela? Quem é você?

      Tá... eu faço uma análise de HP Completo... mas terei de ler os 7 livros primeiro... snif... odeio leitura T_T... mas ok... ok... um dia eu posto ok... Eu não posso falar sobre algo que não conheço... não teria... sabedoria suficiente pra isso.

      Não sou mesquinho a pondo de dizer que sou dono da verdade, quando não sou. E mesmo adorando HP e me autoconsiderando fan... eu sei que não sou a pessoa certa pra falar "TUDO" sobre Harry Potter ^^...

      Agora quem é você?

      Excluir
  3. P merda.... já assustei mas amei a mensagem!

    ResponderExcluir
  4. O que caralhos eu acabei de ler???
    Shady, tu é psicólogo? Estudou Psicologia? (Brinkadeira, eu sei que não rsrs)
    Não né.....mas esse "padre" sim!
    kkkkk
    Mas, que filme louco.....louco, não pro bem, nem pro mal, só....louco.
    Com certeza, muitas pessoas que curtiam o seu blog e eram religiosas...........passaram a te evitar rsrs
    Mas não há nada de errado no que vc falou, tudo está certo, e no ponto certo (acho eu)
    Ahhhhh, a hipnotização......nunca passei por isso (não é pq minha mente é forte....é pq, eu era muito novo mesmo rsrs)
    Eu só via ( ""via"" que palavra estranha, parece que escrevi errado kk)
    As pessoas...e, saquei os paranauês.....
    Realmente....é muito questionável as "ações divinas"
    Eu num quero debater isso, mas.....
    Acho que esse filme louco, ficou interessante a premissa, mas a história é fraca, e a premissa legal não adianta de nada rsrs.
    Enfim, eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opiniões variam né, e sim, acho que pode ter gente que não curtiu, mas não creio que tenham abandonado o blog por isso. Tipo, as vezes eu faço posts que não são bons mas, sempre tem aqueles que prestam kkk. Você decide o que curte no fim das contas... condenar todo o site por opiniões divergentes é mancada.

      Eu confesso que posso ter mudado alguns pontos de vistas meus com o tempo, mas, todo texto é um registro de quem sou, fui ou serei.

      Excluir
  5. Pera....
    "Serei"
    VC é....
    Um viajante do tempo?
    Responda ilumitati!!!!!!!!!
    (Olha as ideia do muleki ....)
    Kkkkk
    Brinkadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspeito......
      Eu não tirarei os olhos de você....
      Hmmmmmmm
      Suspeito......
      Sim....
      Muito estranho.....

      (ASS ideia do muleki...)

      Kkk

      Excluir
    2. Fique atento sr Wilson... fique atento... O_O

      Excluir
    3. Meh... Precisa naum
      Eu consigo conviver com um ilumitati.......



      (De novo ASS ideia do muleki....jesuis)

      Excluir
    4. Vi certo grau de experiência ai... bom bom.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)