AnáliseMorte: Os Segredos de MegaMan - A História Completa e Verdadeira de Mega Man X - Saga (5/8)


WARNING! WARNING! WARNING!

Tudo que você lerá abaixo é composto de puro e refinado spoiler, então se você nunca jogou Mega Man X5 e não quer conhecer a história, nem comece a ler, porque só nesse aviso eu já vou dar um spoiler, Zero morre! Viu? Se no aviso eu já dou spoiler imagina na análise... então tenha certeza completa e absoluta de que quer ler o que eu escrevi logo mais... é por sua própria conta e risco...

Bem, finalmente consegui tempo para terminar a analise de Mega Man X5. Espero que gostem...


Lembrando, essa é uma continuação da análise da Saga X: 

BOA LEITURA!


Mega Man X - Episódio 5: Dois Heróis, Duas Histórias.



Esse é um jogo intrigante e de certa forma confuso. Além de ter um relógio para as 8 missões iniciais, mediante a trama, também há muitas variações no enredo, que ocorrem conforme suas escolhas durante o jogo. 

Primeiro temos a opção de escolher entre X, Zero e 3 armaduras diferentes para X (na realidade são 4 pois existe uma especial liberada por código ou encontrada no mesmo local que a Black Zero - Vlw sr Gabriel e sr Mcgyver).


Tem também o black Zero, mas se eu colocasse na imagem a simetria ficaria irregular e isso seria feio... é só o Zero preto.
Se você começa o jogo de X, você libera a armadura dele no final do X4... já no início. Legal não?

Não sei informar se isso afeta em algo o enredo, mas é bem provável que sim (mais ou menos, na verdade a escolha do personagem que iniciará o jogo interfere no final do jogo. No caso, para liberar uma das armaduras especiais de X é preciso iniciar de X, mas se iniciar o jogo de X, o final será o pré Zero. Logo, para se ter um final diferente seria preciso começar de Zero, o que impede a liberação dessa armadura dessa forma. Mas ela ainda pode ser encontrada no final, no mesmo local em que a Black Zero é pega.) 

Também tem o caso da Enigma que é um canhão que possui efeito aleatório, pode funcionar ou não, o que muda completamente o final. 



Outra coisa aleatória é a Nave Kamikase que pode explodir ou não e pode destruir o alvo ou não (na verdade, nessa nave, se você fizer os passos invertidos do jogo, você sempre obterá sucesso na explosão e Zero não morrerá na mesma... explicando isso: O jogo te da uma seleção de chefes no inicio, e ele apresenta cada chefe em uma determinada ordem. Se você seguir a ordem, irá atirar com Enigma e poderá obter sucesso ou não, mas se você seguir a ordem ao contrário, irá falhar com enigma e acertar com a nave... é mais ou menos isso) 

Tudo isso interfere no final do jogo. O curioso é que ambos os finais do X5 (são 3 na realidade, mas 2 finais são a mesma coisa, porém sob a perspectiva de X ou Zero) são diretamente relacionados com duas continuações dadas ao mesmo, ou seja, todos os finais, por mais diferentes que sejam, são reais, diferente de jogos onde há final "bom" e o final "ruim", sendo normalmente o final "ruim" um final falso como um tipo de "castigo" para os jogadores, mostrando um final triste, sem nexo ou completamente tosco e sem sentido, só pra incentivar o jogador a procurar o verdadeiro final. 

No caso de MegaMan X5, os dois finais são totalmente diferentes, e ambos não podem coexistir, pois isso causaria uma falha enorme na história. 



Ai que vem a parte confusa: Ambos são reais pois há uma continuação diferente para cada um dos finais.

Em um dos finais segue-se Mega Man X6, ainda na saga X. 

No outro final, nasce a saga Zero. 



Tem todo uma polêmica envolta disso.  Não sei os detalhes mas tem algo a ver com os desejos do criador de MegaMan (Keiji Inafune) onde ele havia brigado para finalizar a saga X no 5° jogo da franquia porém a Capcom e seus colegas insistiram e fizeram mais 3 jogos levando o título da saga X, dando continuidade a mesma. 

A questão é que a história toma duas direções completamente diferentes: Uma envolvendo um mundo pós-apocalíptico com a Maverick Hunters completamente falida e X assumindo o papel de vilão; 

E a outra ocorrendo no mundo normal com X, Zero e a Maverick Hunters a todo vapor. 

Bem, como a análise é da saga X, não me preocuparei com a continuação que leva do X5 ao Zero diretamente... pensando melhor... vou falar de ambos os finais, primeiro vou falar do final que antecede a saga Zero e depois falarei do final que antecede X6. 

Então dessa vez, serão dois finais e duas análises em paralelo sobre o jogo X5. 

Como acabei de zerar o jogo para refrescar a memória e infelizmente peguei o final que leva a saga Zero, falarei dele primeiro e depois vou salvar o jogo com o outro final novamente para fazer um trabalho organizadinho e bonitinho.

Ah, outra coisa muito curiosa: Nesse jogo descobre-se que Willy não foi o único a eternizar sua alma... criando um vírus (Sigma), o Dr Light também fez algo parecido, mas ao invés de um vírus ele criou um programa armazenador de dados, com uma AI baseada na mente dele. Muito legal isso não?!



Há vários personagens novos, que surgem sem muitas explicações... mas se considerar a aparência, é possível deduzir que, depois da confusão na guerra entre os mavericks hunters e a repliforce, ambos entraram num acordo e uniram forças, onde todos ou ao menos uma parte dos ex-membros da repliforce se juntaram à maverick hunters.



Desses ex membros, um dos mais prováveis é o novo capitão da maverick hunters, Signas, que tem uma forma física muito semelhante aos grandes generais da Repliforce.



Alia também aparece, e ela não é só mais um personagem qualquer. Ela é a principal navegadora de X. Provavelmente, depois do desastre com o navegador "D(ouble)", a Maverick Hunters decidiu deixar a função para alguém de extrema confiança, logo, Alia foi escolhida como navegadora principal e permanente da equipe de X.



Também aparece um novo gordinho (ele não é gordo, mas tem cara de gordo) Douglas, esse sendo um mecânico, principal responsável pelos reparos e montagem das duas grandes armas do episódio.



E claro, também tem "ele". Que agora conta com o apoio de Dynamo, seu novo capacho e cachorrinho de estimação.



Dynamo aparece muitas vezes pra encher o saco e apesar de ser só mais um lacaio "dele", ele acaba sendo importante pra ambas sequências do X5, Mega Man Zero (explico melhor nas análises do MMZero) e Mega Man X6 (explico melhor na análise do X6).

Já "ele",
Sigma, agora usa seu próprio vírus materializado como arma, o que é de certa forma bem mais eficiente que usar um sabre jedi ou um escudo... afinal, ao acertar o alvo o mesmo é infectado, além de ferido.



O jogo em si continua na mesma linha do X4, bons gráficos, cg animada na apresentação principal, mecanicloides...



Motos...


Sub tanques...


Corações...



Oito chefões...



Cápsulas de Light...



Etc etc etc.

Algo novo são os soldados da maverick hunters que ficaram presos entre as missões, e ao serem resgatados dão algum item ou continue extra, ou apenas regeneram a força vital de X e Zero completamente, além de contarem na pontuação final.



Ahhh, uma observação importantíssima: Desde o X2, cada Mega Man X tenta inplementar um elemento 3D. Um chefe, uma fase... algo que mostre que a potência gráfica do jogo evoluiu. 



Mais pra frente, eles vão fazer uma alteração total no gráfico e deixar tudo em 3D... mas isso não foi do nada. Teve todo um caminho percorrido pra essa alteração e tudo mais... falarei mais disso na análise do X7.

Antes de começar a contar a história, preciso avisar (repetir) uma coisa... alias... algumas coisas. Nem se preocupe em ler, porque é só repetição mesmo, e se quiser pode pular essa parte, que estará em azul claro

Primeiro, irei contar não uma, nem duas, mas sim TRÊS histórias diferentes. Contarei início, meio e fim. A razão por eu me dar a esse enorme trabalho é o fato de que, o enredo e final do jogo muda completamente dependendo de como se jogou. Um dos finais surge quando você joga de somente de X, de inicio ao fim. Outro surge quando você joga somente de Zero, de inicio ao fim. E o ultimo final surge quando você começa o jogo de X, mas termina de Zero, ou seja, caso você jogue até metade de X, e na outra metade de Zero.

Como isso é uma análise, eu preciso dizer qual é o final correto, que da vida a sequência. Mas ai nasce o problema: Houveram duas sequências.


Temos dois jogos que surgem a partir de um dos finais de X5, sendo eles Mega Man X6, e Mega Man Zero.


Pra variar ainda mais, o final que inicia MMZero é também dividido em duas partes pois em Mega Man Zero, há 2 Zeros e 2 X's.


Onde eu quero chegar com tudo isso? Bem, se você leu as análises anteriores da saga X,  deve ter reparado que nos jogos onde tinham dois finais diferentes, eu apenas mencionei um dos finais e a condição para liberar o outro, mas não considerei ele parte significativa da cronologia, mesmo se ele mudasse o final do jogo.


Nesses casos, eu não desconsiderei eles porque não pude explica-los, ou porque não gostei deles, mas sim porque eles não tinham nenhuma ligação com a sequência. Logo, não há razão para interpretá-los.


Já no X5, todos os finais tem uma continuação... então todos os finais são reais e precisam ser analisados.


O chato... é que os finais de X5 e suas condições são muito, muito diferentes.


Os eventos acontecem de forma muito diferente e é impossível que as coisas aconteçam de todas as formas, em paralelo, sem prejudicar a história. É ilógico e completamente impossível. Um exemplo:


Há uma base que vai se chocar com a Terra. Em um dos finais ela é destruída e não se choca com a Terra, mas no outro final ela se choca com a Terra e mata uma pá de gente. Esses dois eventos são reais. Tem como?


Eu pensei... pensei e pensei... e juro que não consegui validar todos os finais e soma-los em 1 só. São finais e histórias diferentes. Podia dizer até que são jogos diferentes então... a melhor explicação que pensei é a seguinte:


São histórias, passadas de geração em geração, igual um telefone sem fio.


Sim, X5 na real é formado por diferentes histórias contadas com o tempo, que acabaram tomando a forma ideal para explicar suas consequências.


O final pré Zero tem a forma ideal para explicar os eventos que deram vida ao universo de Mega Man Zero. E o final pré X6 tem a forma para que o universo da sequência direta do X5 surja.


Fora dos jogos, as equipes que desenvolveram MMZero e MMX6 foram resultado da divisão iniciada nas briguinhas da Capcom contra o criador de MegaMan, para que o mesmo tivesse uma continuação direta na saga X, aproveitando a onda de lucros e gerando mais grana pra Capcom, coisa que ia contra os ideais do criador de MegaMan.


Duas equipes, duas continuações diferentes.


Meu trabalho aqui não é desconsiderar uma das duas continuações, mas sim explica-las com uma interpretação impecável do enredo da saga X e da saga Zero. Então, para que os dois (três) finais sejam completamente aceitáveis, imagine que na realidade, X5 é somente uma história contada com o tempo, que acabou perdendo sua real forma. Uns dizem que Eurásia se chocou com a Terra, outros dizem que ela foi detonada ainda no espaço. A verdade? Ninguém nunca saberá... pelo menos por enquanto.


Tudo pronto? Perdão pela enrolação e vamos pro jogo agora:



Final pré Zero:



Tudo se inicia com X e Zero averiguando uma região que ficou infestada de mavericks. 



Eles chegam a uma enorme estatua com todo o sistema de segurança corrompido.



Zero vai na frente e escala a estatua, enquanto X explora a região. 

Alia avisa X que a comunicação com Zero sumiu e X corre até o topo da estatua para ver o que aconteceu.



Ele encontra Zero caído no chão e descobre que quem estava por trás de toda essa confusão era Sigma e ele havia atacado Zero.



Sigma assume controle do monumento e ataca X, porém é derrotado...



Depois disso um Maverick chamado Dynamo surge e diz que irá acabar com a Maverick Hunters e toda a vida na Terra a mandos de seu chefão, Sigma.



Os Maverick Hunters então descobrem que a base espacial Eurasia está prestes a se chocar com a terra e X e Zero possuem apenas 16 horas para impedir.



Existem dois planos emergenciais para acabar com essa ameaça e ambos consistem em destruir a base antes dela chegar a Terra.



A primeira solução seria um Canhão de Plasma chamado Enigma, o mesmo sendo muito antigo e com várias peças falhas e faltando, porém com poder suficiente para destruir a base espacial.



X e Zero precisariam das peças para reformar o canhão a tempo de atirar e salvar o planeta da destruição, porém as principais peças estavam sob domínio de Mavericks, e para obtê-las eles precisariam invadir as regiões desses Mavericks e toma-las a força.



A segunda solução consistia em voar com uma nave até a base e detonar seu reator nuclear, porém a mesma também estava sem algumas partes e o piloto automático não funcionava, logo, para que a nave com explosivos chegasse até a base, alguém teria de pilotar, o que seria uma missão suicida.



Como não restava muito tempo, X e Zero partem para pegar as peças para o Enigma. Durante essa corrida contra o tempo, X esbarra com mais algumas cápsulas de Light, mas algo diferente ocorre.



Durante as explicações sobre os novos chips para a armadura de X, o holograma de Light diz que X poderia pedir para sua navegadora Alia montar as novas armaduras com as peças encontradas nas cápsulas, dizendo que não era um trabalho tão complexo e seria até melhor pois assim, X poderia usar todas as armaduras, alternando entre elas, conforme suas necessidades.

O que X não reparou foi o fato de Light dizer o nome "Alia" se referindo a navegadora, e ele acertou o nome, logo, o holograma de Light estava desenvolvendo um tipo de Inteligência Artificial.



Mas de inicio nada mais mudou, Light apenas voltou a suas frases padronizadas e pré-estabelecidas que apenas ensinavam como usar os chips e peças extras.

Após obter duas peças importantes para Enigma, Dynamo surge para atrasar X e Zero, e desafia eles para uma batalha, tomando um pouco de seu tempo.



A mesma não dura muito e Dynamo é derrotado e foge.





Após coletar as 4 peças mais importantes para Enigma, o mesmo é disparado o mais rápido possível, com apenas 11 horas sobrando.



O plano falha pois o tiro não foi com carga suficiente e não causou muito dano a estação, não conseguindo impedir sua queda e dando lugar para o segundo plano: A Nave Suicida.



Antes de escolher o kamikase a pilotar a nave, X e Zero precisariam pegar as peças e suprimentos em menos de 11 horas para que a nave ficasse pronta para lançamento.



Conforme Zero treina e aperfeiçoa suas habilidades, o vírus Sigma passa a aparecer em toda parte, atrapalhando, danificando e enfraquecendo os Maverick Hunters.



Rapidamente os superiores de Zero percebem que ele não parece bem e o vírus de Sigma parece afetá-lo de forma preocupante.



Entretanto, eles confiam nos anticorpos de Zero e X obtidos em suas aventuras anteriores e mantém essa informação sobre a saúde preocupante de Zero em sigilo.



Após conseguir alguns dos materiais para a manutenção da nave, Dynamo mais uma vez surge para atrapalhar mas é rapidamente derrotado e outra vez, foge.



Com todas as peças obtidas, a Nave é preparada, e Zero se oferece para pilota-la, afinal, ele ama destruir reatores nucleares.



X fica preocupado com Zero porém o mesmo diz que fará de tudo para voltar vivo, deixando X esperançoso e mais confiante de que Zero conseguiria salvar a Terra e a si mesmo.



A nave é lançada ...



E acerta a estação espacial...



Explodindo tudo, só que não causa dano suficiente para estilhaçar a mesma, não impedindo sua queda e o pior acontece.



A queda causa uma enorme devastação na Terra, matando um número incalculável de Humanos e Reploids.



X fica chocado e apesar de toda a devastação a sua frente, sua maior preocupação é Zero.

Zero então aparece em meio aos destroços na Terra, fisicamente intacto, porém diferente.



Zero está com uma aura maligna e ao ser contactado por X, diz que finalmente irá destruí-lo.

X questiona Zero e o mesmo repete que irá derrotar ele.



X diz que Zero não está em seu funcionamento normal mas Zero logo o interrompe e diz "Estou perfeito, finalmente sei quem sou e pra que existo. Eu irei matá-lo X!".



X diz não entender Zero e de repente, X fecha os olhos e diz que entende, que alguma coisa dentro dele o faz entender aquela situação e ele aceita o fato de ter de lutar contra Zero.



X diz "Eu aceito seu desafio amigo!" e vai a luta.



X derrota Zero, mas Zero usa auto destruição deixando X enfraquecido, e em suas últimas palavras...



Sigma surge e tenta tirar proveito da situação, atacando X.



Zero entra na frente e impede a destruição de X com o que restou de seu corpo, sendo destruído. X foge, mas depois se recupera e vai ao encontro de Sigma, com sangue nos olhos, desejando mais do que nunca sua morte e total destruição.

X enfrenta todos os oito mavericks de antes para poder destravar a capsula de transporte que levaria até Sigma.



Ao encontrar Sigma, em uma sala contendo duas cápsulas de hibernação (a de X e a de Zero), o mesmo diz que todas as mortes que ele causou foram apenas uma parte de seu plano de dominar o mundo e transformar todos em Mavericks, criando seu reinado perfeito.



Sigma diz também ter espalhado seu próprio vírus por toda a Terra e fala que não há mais esperanças.



Ele também menciona que o corpo que ele havia criado de Zero tinha ficado perfeito. (?)

X fica indignado e diz "Você causou todas essas mortes só para isso? Cara... você ta muito morto!!!"

X não da chance e ataca Sigma sem piedade alguma.

Sigma luta usando um corpo de batalha comum e suas armas são apenas seu próprio vírus.

Ele tenta infectar X porém, X o derrota e detona seu corpo.



Em seguida tudo escurece e X provoca Sigma, que então se revela monstruosamente gigante e começa a brincar de lutinha usando enormes mãos contra X.


(estilo Super Smash Bros)

Quando finalmente X derrota Sigma, Sigma diz "Eu não morrerei sozinho dessa vez!" e se explode junto com X.

Depois de todo esse caos, X fica completamente destroçado, sobrando apenas uma parte de seu tronco e sua cabeça. Por sorte, seu chip estava intacto, o que permitiria que ele fosse reparado.



Antes de encontrarem os restos de X, o holograma de Light surge e diz: "Esqueça suas memórias mais dolorosas meu filho, viva e siga em frente."

Um tempo depois, X está completamente recuperado e trabalhando em algumas reformas, quando é questionado sobre Zero.



X responde que se recorda de Sigma e de todas suas grandes batalhas, mas diz não conhecer nenhum Zero.

Todos acham estranho e falam que X e Zero eram grandes soldados ranking A.

X fica irritado e repete que não se lembra de ter conhecido alguém chamado Zero.

Então, o mesmo soldado pergunta pra X qual é seu grande sonho.

X pensa um pouco e responde: "Meu sonho?... Bem... meu sonho é criar um lugar chamado Elysium, onde humanos e reploids viverão juntos e em paz. Elysium... sim... irei criar esse lugar!"


Final pré X6:




Zero e X são enviados para uma região onde foram detectados vários mavericks, chegando la, se deparam com um verdadeiro caos.



Ambos se dispõem a eliminar todos os mavericks daquela região e fazer uma limpeza geral.



X vai na frente e logo é notificado que uma enorme estátua está com o sistema de segurança corrompido e atacando tudo que se move.

X consegue alcançar o topo dela porém é atacado pela mesma e acaba ficando imobilizado.

Zero então chega a tempo de salva-lo e a cabeça da estátua se revela ser Sigma, ou ao menos está sob controle dele.



Zero então destrói ele e a região fica limpa da influencia de Sigma.



Missão concluída, ambos retornam para o quartel general da Maverick Hunters.

Chegando la, a navegadora Alia da a noticia de que estão ocorrendo problemas em várias regiões diferentes, mas que o maior problema é com relação a Estação Espacial Eurasia, que havia sido desativada anteriormente e deixada no espaço.



A estação apresenta sinais de que irá se chocar com a Terra em torno de 16 horas.

Eles descobrem em seguida que um maverick aliado de Sigma, chamado Dynamo, é quem está por trás desse problema.



Signas pensa em duas estratégias para impedir a colisão de Eurasia.

Uma é utilizar um canhão antigo porém ainda funcional chamado Enigma para destruir a estação e a outra é lançar um míssil na estação para o mesmo fim.



Entretanto, no caso da segunda opção, a única forma de enviar esse míssil seria através de um foguete, porém o único disponível é uma nave simples com o piloto automático danificado dentre outras peças faltando.

X e Zero são enviados para coletar os itens que faltam tanto para o foguete quanto para o canhão.

Ambos se separam e vão em busca desses itens.

Zero não perde tempo e corre atrás das peças que faltam para o foguete enquanto X caça as peças para o Enigma.



Em meio a jornada, tanto X quanto Zero encontram Cápsulas do Doutor Light contendo peças para upgrade de X.



Na primeira cápsula, encontrada por Zero, o típico holograma de Light reconhece Zero, fala sobre a peça contida na cápsula e informa Zero sobre o possível upgrade em forma de armaduras... e agradece Zero pelo suporte dado ao X... como se ele o conhece-se...



Ele também diz a Zero que Alia saberia montar com perfeição as armaduras contidas nas cápsulas e pede para que esse trabalho seja passado pra ela.



Surpreso com o fato do holograma ter reconhecido ele e se dirigido a Zero pelo próprio nome, Zero aproveita para fazer algumas perguntas, e surpreendentemente é respondido de novo.



Zero conta que vem sonhando com a imagem de um "velho professor" e que está confuso quanto seu verdadeiro eu.

Ele pergunta se Light conhece esse doutor ou sabe o porque isso vem causando tanto incômodo na mente dele.

Light fala que não sabe responder claramente e diz que acredita ser apenas um erro no sistema de Zero.



Descontente com a pouca informação obtida, Zero diz que entregará as peças coletadas para Alia montar as armaduras e entregar a X.

Retornando as missões, Zero consegue algumas peças da nave porém, Dynamo tenta atrapalhar desafiando-o a uma batalha.



Zero rapidamente derrota Dynamo e corre em busca das peças restantes.

Não demora muito e Zero consegue as quatro peças principais para a manutenção da nave e se oferece para ser o piloto e lançar o míssil ele mesmo.

Pasmos com a agilidade de Zero, Signas, Alia e Douglas dizem que X ainda não conseguiu obter todas as partes do canhão Enigma e que, o plano seria tentar primeiro usar o canhão e apenas caso ele falhasse, usar o míssil, devido o enorme risco do piloto acabar morrendo na explosão.

Zero rejeita a primeira opção e diz que eles não tem muito tempo e que precisavam fazer o lançamento o quanto antes.

Eles insistem e repetem que o canhão é a melhor opção e que o míssil seria apenas em ultimo caso.

Insatisfeito, Zero inicia o disparo único do canhão pessoalmente, sem consentimento de sua equipe e sem as peças necessárias para que o disparo fosse um sucesso.



De fato, o disparo falha e o canhão quebra, sobrando apenas a opção de lançar o míssil (Quando Zero põe na cabeça que quer ouvir "BUM" ele vai ouvir "BUM"... esse vício dele por explosões nucleares um dia vai matar alguém... certeza.).

Zero fica feliz e embarca na nave pré restaurada.

Dynamo tenta impedir... mas é derrotado de novo e o lançamento prossegue...



X chega na base e encontra todos prestes a realizar o lançamento.

Ele fica surpreso por Zero não seguir os planos e diz que está preocupado com a segurança dele.



Zero responde e diz que ta louco pra explodir Eurasia e que ele fará de tudo para sair vivo da situação.

A nave é lançada, e Alia diz que as chances de Zero sobreviver são grandes, afinal, eles tiveram tempo para fazer uma restauração impecável e a nave está em ótimas condições.



A nave chega na estação e lança o míssil, que consegue explodir por completo a mesma.



Todos ficam felizes pois, graças a Zero, eles conseguiram impedir a queda de Eurasia a tempo.



X entretanto demonstra certa preocupação e tensão para com Zero, mas não demora muito e todos escutam a voz de Zero no rádio dizendo "Uhu, explodi tudo... seis viram? Fez buuum!" "Aqui é o Zero, na escuta?"



Zero havia conseguido escapar da explosão e aterriza em segurança, sendo resgatado posteriormente pelos médicos da Maverick Hunters.

Porém os problemas ainda não terminaram.

Alia identifica uma forte concentração de mavericks em uma região e suspeita que Sigma esteja por trás da mesma e envia X para averiguar a situação.

X encontra uma série de mavericks e os destróis, e ele também presencia um novo tipo de vírus, diferente do vírus de Sigma, este tinha a forma de Zero.

Ele realiza uma varredura e descobre uma cápsula de Light escondida na região.



Depois de se equipar com uma versão ainda mais poderosa dos upgrades de Light, ele vasculha mais um pouco e do nada, Zero aparece e o desafia para uma batalha.

X acha estranho, e diz que Zero não parece muito bem, e pede para ele retornar para o quartel general e descansar.

Zero se recusa e X, sem outra opção, diz que fará de tudo para levar Zero de volta em segurança.



Eles lutam, Zero mostra muitas habilidades que X nunca havia visto, porém no final X e Zero são derrotados, um pelo outro.



Então, Sigma surge e tenta tirar proveito da situação, atacando X.



Zero então levanta, se joga na frente de X e rebate o fogo de Sigma, fazendo com que o mesmo fuja.



Zero então vai atrás dele.



X, após acordar, tenta seguir os rastros de Sigma e quando consegue achar ele o interroga, questionando seus recentes feitos.

X passa pelas cápsulas dos 8 chefes e chega até Sigma...



Sigma conta a X que seu vírus é antiquado e que ele havia desenvolvido um virus muito superior e mais poderoso que ele mesmo, graças a Zero.

X não entende e Sigma explica que usou o corpo de Zero para suas pesquisas e desenvolveu um vírus poderoso usando a imagem e DNA de Zero.

X então fala "Então todo esse alvoroço que você causou foi pra isso? Tu ta ferrado cara!" e diz que nunca o perdoará e que o derrotará para vingar todos os reploides que ele havia danificado até então.

Sigma luta contra X em uma sala contendo as cápsulas de descanso de X e Zero, e usa seu próprio vírus como arma principal, visando infectar X.



Mas, seus planos falham e X consegue destruir seu corpo.

Sigma então transfere si mesmo para um corpo mil vezes maior e luta contra X, mas é derrotado também.



Antes de explodir, Sigma diz que não irá morrer sozinho e joga Zero em cima de X.



Zero estava todo ferrado e danificado, provavelmente tinha tentado lutar contra Sigma antes que X chegasse e havia sido derrotado.

X o pega nos braços e implora para que ele não morra.



Nesse meio tempo, a cabeça completamente sucateada de Sigma abre a boca...



E lança um laser que perfura X e Zero ao mesmo tempo.


Zero, com o sorriso no rosto, aponta seu blaster para a boca aberta de Sigma e diz "Morre logo!" e atira, destruindo Sigma.



Ao cair, Zero profere suas ultimas palavras, pedindo para que X viva por ele, e continue lutando pelo bem de todos.



Tudo explode então e o corpo de X fica em meio aos destroços bem danificado, mas ainda vivo.



Antes que seu corpo fosse resgatado e restaurado, o holograma de Light surge e diz para X: "Aguente firme filho, logo você está de pé novamente, mantenha sempre sua cabeça erguida e nunca se esqueça das coisas boas que você fez e daqueles que sempre estiveram contigo."

Dois anos se passam, X se tornou capitão da Maverick Hunters e continua trabalhando, firme e forte.



As suas missões continuam e seus colegas dizem que após a morte de Zero ele se tornou ainda mais forte e um pouco mais maduro.



X então vai para mais uma caçada, empunhando a arma principal de Zero, o Z Saber e diz "Enquanto sua arma permanecer comigo meu amigo, você sempre estará vivo em mim!".


Final sob olhos de Zero:



Depois dos eventos com Enigma e do sucesso na missão de Zero, explodindo Eurasia por completo com um míssil guiado pessoalmente por ele, Zero é resgatado ao pousar na Terra e Alia detecta uma grande concentração de energia maverick, e suspeita que seja Sigma, enviando X para averiguar.



Entretanto Zero toma a dianteira e parte para chegar la primeiro, antes de X, e terminar tudo sozinho.


No meio do caminho, Zero cai num buraco e encontra uma cápsula de Light, a mesma ativa automaticamente e chama por Zero, diz que aquela cápsula era especialmente projetada para Zero, e Light diz que fez um upgrade especial que tornaria Zero mais forte.




Zero responde ele dizendo que já está forte suficiente e o holograma fala que já sabe disso e que a cápsula deixaria Zero com um corpo mais resistente e tornaria seu Z Saber mais forte também. Diz que é escolha de Zero ser um pouco mais forte com essa atualização ou não.


Zero pega o upgrade e segue em frente.




Ao chegar onde supostamente Sigma estaria, X aparece frente a Zero com médicos da Maverick Hunters e diz que Zero foi longe de mais e precisa ser tratado afinal, ele não demonstrava bom funcionando, considerando que ele queria fazer tudo sozinho e estava frenético de mais.


Zero diz a X que precisa acabar com aquilo de uma vez por todas e que ele não iria para lugar algum.


Ainda conclui dizendo que quem deveria voltar pra base e ser tratado era X, e que ele estava em plena funcionalidade e X que estava fazendo as coisas de um jeito suspeito.




X então diz que levará Zero a força e Zero responde igualmente atacando.


Ambos lutam, Zero derruba X, mas ele também fica enfraquecido e cai.




Sigma então aparece e ameaça X, aproveitando o enorme favor que Zero havia feito ao enfraquece-lo, porém, Zero imediatamente levanta e pula na frente de X, atirando em Sigma e fazendo com que Sigma fugisse.




Zero diz que não irá deixar Sigma fugir e vai atrás dele.


No caminho, Zero passa rapidamente por alguns obstáculos (os 8 chefes) e alcança Sigma.


Ambos conversam antes da tão esperada luta final, e Sigma menciona um velho homem (Willy), dizendo que também possui os mesmos pesadelos de Zero e não sabe exatamente quem é.




Ele pergunta várias vezes se Zero já descobriu seu verdadeiro potencial e afirma que Zero pode ir muito mais longe e ficaria muito mais forte se parasse de bancar o herói e aceitasse seu verdadeiro eu.




Zero diz que já é poderoso suficiente pra descer o murro na cara dele e manda ele a merd4 (eta) e então a primeira luta começa.




Sigma é rapidamente derrotado e troca de corpo.




Reaparece em um corpo muito maior e manda uma bomba moral para Zero: "Sabe aquele velho nos nossos sonhos? E se eu disser que ele é nosso pai?" em seguida Zero ataca Sigma e depois de uma violenta batalha, o derrota.




Sigma, antes de morrer, diz que não morrerá sozinho e fala que X e Zero irão juntos com ele.




Zero grita para não envolver X nisso e em seguida, Sigma se detona. X então aparece e encontra Zero completamente destruído e jogado no chão, pega ele no colo e lamenta seu estado, gritando "Zero nãããããão!!!"




Nesse meio tempo, Sigma, também todo ferrado, dispara um laser de sua boca por trás de X, perfurando X e Zero ao mesmo tempo.




Então Zero, com um enorme sorriso na cara, diz "Teimoso você... morre logo!" e dispara com seu blaster, seu último tiro direto na boca de Sigma, acabando com ele.




Zero cai e, antes de morrer, vê sua vida passando diante de seus olhos.




Enxerga Sigma...




Willy...




E ele mesmo, sendo construído. (atualizado?)




Ele junta as peças e finalmente descobre que quem o criou de fato foi o mesmo cara que criou Sigma... Willy... e que ambos estavam destinados a se encontrar.



Porém, sua memória, por estar muito danificada, começa a se apagar e tudo que ele fez ou foi, é esquecido e jogado no lixo pelo seu falho sistema. Zero morre...


E é isso... sei que ficou meio grande... e se você chegou até aqui, parabéns... você tem muito saco hein!? Se curtiu essa pseudo análise por favor, comente. Se não curtiu, por favor, me xingue. Tanto faz, desde que você tenha lido, pra mim, ta valendo ^^. 

Postar um comentário

101 Comentários

  1. hahahahah eu fui ver só hoje de madrugada li metade... dormi acordei e continuei lendo kakakak
    cara deixa eu te falar... foi tudo sensacionalmente perfeito rsrsrsr gostei muito fera... a história é muito loca e tipo cada momento é um risco de ataque cardíaco de tanto que meche com a gente essa história (nem tanto rsrsrsr) mas é tipo isso hehe gostei muito... fico aguandado ansioso seu próximo trabalho, vai ser o x6 ou o mmzero 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou cara... foi um dia inteiro trabalhando nisso... velho... cansei kkk...

      Mas assim, eu pretendo por a analise do zero 2 primeiro, porque o x6 meio que... decepciona manja... é um dos jogos mais tristes da saga =/ isso na minha opinião pessoal... tenho péssimas recordações dele, mas é algo que preciso rever. Ah... a saga X só vale agora pelo X8, em termos de jogabilidade e gráfico... e claro, história... por causa do Lumine... mas também tem o X7 com Axel... ele é muito importante pra sequência de Mega Man ZX. Tirando isso, não tem mais novidades, o resto é tudo referencia e toques pras conclusões das analises anteriores.

      Enfim, eu irei atualizar o blog todo fim de semana, como prometi. Então, verei se ponho a analise do Zero 2 e a do Silent Hill 3 nesse fds.

      Excluir
    2. Axl não tem ligação com a série ZX, o Model A (tenho certeza que a tal importância diz respeito a ele) é uma espécie de backup dos poderes do Albert, tanto é que ele deixou mensagens para quem fosse o portador dele.

      Excluir
    3. Hm... Que cara chato é você. Eu vou derrubar minhas futuras análises quando te responder mas... ok.

      Quando eu joguei Mega Man X8 eu odiei o Axl, achei ele fraco, mesmo tendo disparos rápidos e armas diferentes. Eu não entendi ele, pois, poxa... ele planava mas... perto do X e Zero, o que ele tinha de tão bom?

      eu joguei o x8 pela primeira vez em ingles, em uma época que eu usava dicionário pra entender as frases... dai demorei pra entender que os novos reploides tinham o poder de mudar sua forma física... eu só entendi isso quando jogueis x8 de novo, e acredite se quiser, eu descobri que Axl podia mudar sua forma física pra forma dos inimigos "absorvidos" nessa segunda jogada, cerca de 3 anos depois kkk.

      X - Morfador X (kkk) Habilidades: Blaster tunado, capacidade de absorver habilidades inimigas - igual ao poder básico de Rock/X

      Zero - Morfador Z (kkkkk) Habilidades: Sabre tunado, capacidade de realizar diferentes movimentos de arte marcial e coisa do tipo - igual ao poder básico de Zero.

      Axl - Morfador A (Gogo Power Ranger) Habilidades: Capacidade de Imitar a forma física dos inimigos eliminados - semelhante a habilidade de Axl.

      Ahhh, Z = Zero, X = X e Axl = A, é a primeira letra pow, e é tudo igual! (Sei que não é bem assim, e se você pegar nas suas fontes seguras vai copiar e colar aqui e vai flodar no blog, mais do que eu já flodo, e man... não faz isso. Deixa pra discutir isso se eu conseguir fazer a analise do ZX e ZXAdvent... ah... será que o proximo ZX vai ser pra 3ds? Seria legal o nome "ZX3DS" kkk

      Excluir
  2. Ae mano estou adorando essa saga do Megaman! Mas eu estou com uma pergunta aqui sobre Ragnarok e não consigo achar a resposta se vc puder me ajudar eu agradeço! Eu quero saber sobre a carta Angra Mantis... Ela já existe no servidor Thor? Se sim qual o preço dela? Se não quando que ela vai chegar? Sou sicário lvl 102 e essa carta seria muito boa pro meu +7 chapéu do caçador! Se não souber sobre isso não precisa respondeu acho um jeito aqui de achar uma resposta... E cara algum dia quero ir PvP e Torre com você heim! Kkkkk by: Felipecl02 o cara da quest de natal :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta ainda não foi implementada no bro... provavelmente só virá depois dos kagerous serem implementados.

      Eu aceito seu desafio pra pvp e mvp. Vai ser bem legal se ocorrer.

      Excluir
  3. PS: PvP ou Torre quando eu chegar lvl 120 pelo menos :(

    ResponderExcluir
  4. Vlw pela resposta cara! Estava procurando em todo lugar e não achava nada que comprovasse a existência dessa carta... Vou ter que esperar mesmo kkkk e o meu up esta meio complicado agora lá estou dividindo meu tempo eu upar e fazer revenda, e minhas aulas começaram ontem ;-; quando eu chegar nos 120 te aviso pra gente ir PvP e Torre kkkk vlw ae!

    ResponderExcluir
  5. Eu li sim cara estou adorando essa saga kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom bom... pena que não tiveram mais comentários... sei que ta cedo mas, eu fiquei tão feliz por terminar a x5... achei que mais gente comentaria T_T... mas de boa. Se 1 leu já valeu a pena!

      Excluir
  6. relaaxa meu mano seu trabalho está impecavel... muito boa a saga... só que o fato de não terem muitos comentários não quer dizer que não tenha gente que não leu... tem pessoas mais assosegadas que não ligam mt pra isso... mas vc faz questão eu lhe digo o seu trabalho está ótimo e estou gostando muito...ç aguardo ansioso pela continuação das sagas x e zero :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... vlw... hehe... mas agora inverteram os papeis.

      A um tempo, no começo, as analises de megaman não rendiam tanto... poucos liam... poucos viam. Porém as analises sobre outros jogos, como silent hill, sempre renderam bem...

      Agora ta ao contrário... tem muita analise do robo azul... e elas tão rendendo muito bem... maas... preciso escrever sobre silent hill. Um dos meus objetivos no blog é postar a 6° análise de Silent Hill... e para isso ainda faltam 3 análises... e eu preciso escreve-las.

      Logo, proximo fim de semana vou me dedicar ao sh3. Não que eu tenha desistido do MMX e MMZero, mas é porque preciso avançar com a saga silent hill. Detalhe, também preciso continuar a saga Devil May Cry e iniciar a saga Tomb Raider e Prince of Persia.

      Tanta coisa pra fazer... um dia esse blog vai tar lotadão de análises bem feitas... se vai ver!

      E vlw pelo apoio... vlw mesmo.

      Excluir
  7. é isso aí fera... poste o que puder enquanto pode... só não deixe de postar... o que eu quero mesmo é ler suas análises :D

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu post amigão, sou fã da saga Megaman, em relação ao Zero tem um vídeo que mostra o zero sendo criado pelo Willy, e o Bass dizendo que essa mocinha loira jamais poderia derrota-lo, da uma olhada depois. Eu queria saber mais sobre a sério Zero, vi que você disse que X se torna o vilão e tudo mais. Vou acompanhar seu blog muito bom os posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw brow... sobre o vídeo que tu mencionou:

      Não é fan made não? Tem como você passar o link pra eu dar uma olhada? Num confio muito nisso não, pois Bass morreu muito antes de X se quer imaginar que iria ser desativado, ou seja, morreu antes de Zero ser criado.

      E sobre essa bendita origem de zero: Isso é informado na Saga Zero. Só jogar ela que você entende. O próprio Light X diz isso... sim... na saga Zero, X e Light se unem em um só. Eu tava deixando isso pra revelar só no final da análise, manja, surpresinha... mas geral fica mencionando a origem de Zero, e duvidando dessa minha "teoria"... mas eu não invento nada, eu apenas cito o que li diretamente da fonte rs.

      De toda forma, um dia irei terminar a análise da saga Zero e X, dai você vai entender tudim... te garanto.

      Vlw pelo apoio e... boa leitura!

      Excluir
    2. Infelizmente não achei, eu tinha visto em um vídeo de explicação da saga X, ai resolvi pesquisar, mas não encontrei não era fan made pois eu tinha visto o trailer pelo site da capcon, da uma pesquisada que você encontra.

      Excluir
    3. Também não encontrei... confesso que nem procurei tanto hehe...

      Alias... Eu amo fazer pesquisas e não vou dar um furo desses...

      Pronto, achei: http://www.youtube.com/watch?v=j5kBU1-uatc

      Então, o vídeo parece ser uma cena do Megaman - The Power Fighter (acredito que seja o 2 porque o primeiro se chama "Megaman - The Power Battle").

      Esse jogo é do gênero Luta, e é spin-off, ou seja, não tem qualquer ligação real com a história de MegaMan. É inclusive um dos jogos inclusos no Mega Man Anniversary, liberado como bônus (tanto 1 quanto 2) se não me engano. Lembro que tinha todos os chefes dos megamans da saga rock remasterizados, com direito a uma refinada monstruosa nos detalhes e habilidades. Sem dúvida, jogos lindos e bem feitos, com direito a Bass e Protoman jogáveis, além do Rock claro... mas... apenas spin-off.

      Na real, esse vídeo chega a ser um tipo de sátira interna... tipo, um choque de realidades de forma indevida, geraria comentários engraçados como o de Bass à Zero, referente ao seu cabelo.

      Hah, ganhei dessa vez não?!

      Excluir
    4. É que o próprio Willy diz que não são o mesmo robô, ai achei estranho, até mesmo o próprio site da capcom afirma isso era só um comentario que tive curiosidade.
      Aguardo a serie Z e ZX.

      Excluir
    5. Tem que tomar cuidado com informações de terceiros man. Mesmo se a pessoa que falou for da equipe oficial que desenvolveu todos os jogos do megaman, não há garantia de que ela realmente entende ou sabe coisas do jogo.

      Por incrível que pareça isso é muito comum, principalmente em grandes franquias. Como há uma equipe enorme para produzir o dito jogo, alguns membros tem funções específicas e as vezes nem tem contato com o enredo real do jogo que estão produzindo.

      Veja o caso dos falsos anunciantes: Tem jogo que é vendido como remake, e na realidade é um jogo totalmente novo. Foi o que ocorreu com os jogos da franquia Silent Hill. E isso aconteceu porque os desenvolvedores que passaram as informações do jogo não sabiam exatamente o que falar ou como classificar, pois, se dissessem que era um jogo novo, arriscariam o nome do jogo, logo, dizer que é remake atrai o público de antes.

      Sinceramente, acredite apenas no que você mesmo pode interpretar, ou naquilo que há provas irrefutáveis ou lógica eminente. Se você entendeu e puder até explicar sobre o que entendeu, é porque é real. Do contrário, se foge da lógica ou não tem uma explicação cabível, apenas descarte.

      Não é questão de opinião, nem, é questão de interpretação. Apenas aquele que escreveu a história sabe quantas letras tem o texto. Só ele pode dizer e somente ele, aquele unico ser, pode ser levado a sério e sua credibilidade quanto ao que ele mesmo escreveu deve ser aceita, mesmo se ele disser a maior merd4 do universo.

      Claro que, podem haver exceções até nisso... vai que o cara escreveu algo legal mas deixou ser influenciado e perdeu sua própria visão do que ele queria criar?!

      De toda forma, o jogo de luta do megaman nem foi produzido pela equipe oficial então, o texto em si (que praticamente não existe) é praticamente um fan made, um spin-off feito por uma equipe "fan" que queria pegar caroninha na fama dos oficiais. E man, não foi o próprio Willy que disse, foi um desenho do Willy que disse. O Willy real aparece nos jogos reais, não num spin-off. Pense nesse jogo como... uma história contada por fora da história real. Os caras que desenvolveram não tinha ideia da história real por trás do Zero.

      Alias, tem muito, muuuuuito gringo que não sabe. Tem coisa que você precisa manjar e interpretar pra saber. Nem tudo vem estampado na cara do jogo, tem coisas que ficam mais escondidas. Tendeu?!

      Excluir
    6. Entendi sim, seu ponto de vista, gosto muito de suas analises, infelizmente não tenho tempo pra ler muito, mas às adoro. É um ponto de vista diferente do meu claro, eu o respeito embora continue achando que o zero e proto não sejam o mesmo robô, durante a semana passo algumas horas lendo seu blog, acho muito interessante, adoro a forma como você espoe sua visão, você explica de uma forma legal, se eu tivesse mais tempo leria muito mais.
      Espero que continue postando, Boa Noite.

      Excluir
    7. Irei fazer todo o possível pra fazer mais e mais análises legais... heh

      Excluir
  9. Olha eu aqui de novo :)

    Vim só pra dizer que li, e concordo com a análise...

    Não preciso afirmar que ela está divinamente empolgante a um velho admirador da saga X.

    Valeu pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma dica pra o melhoramento do seu blog. Eu e muitas pessoas costumam ler toneladas de sites e blogs, fica mais fácil para nós, leitores compulsivos, quando tais sites tem um Feed que nós possamos adicionar aos nossos Leitores (Pessoalmente uso o "The Old Reader"). Se você criasse uma conta em algum agregador de feed tornaria mais fácil a leitura de seus posts :)
      Aconselho usar o http://feedburner.google.com/, que já é um serviço atrelado a conta google e o blogger e é muito bom. :D depois vc divulga pra nós seu endereço feed pra que seja adicionado a nossos leitores.

      Excluir
    2. Vlw cara, a dica foi ótima, vou ver como faço pra adicionar um feed. Detalhe: Eu não entendo praticamente nada de blog. Fiz esse pois... como coloquei no subtítulo do blog: "Deu vontade de fazer"

      É muito melhor assim do que ficar postando coisas em locais avulsos. Fiquei mó sentido na época que fiz uma creepy de Carros e o minilua simplesmente ignorou o pedido de postar isso... ter controle sobre meus posts é a melhor forma de mante-los no ar.

      Eu não ligo muito pra views e tipo, tenho medo de arriscar o blog e perder minhas matérias. Eu tenho rascunhos e talz, mas não é a mesma coisa =/. Mas já vou providenciar um feed... só não sei como divulga isso depois, vou ler um pouco, ver se descubro blz.

      Mas cara, obrigado, de verdade. Sei que você é fan de MM, mas, da uma olhada na recém postada analise do SH3, diz o que acha, se quiser claro.

      Excluir
    3. Eu uso numeração pra ter controle sobre os comentários. Daí sempre mantenho em numeros pares. Impar significa que alguém comentou manja... enfim, comentei aqui só pra ficar "par" rs...

      Excluir
    4. Então aí vai mais uma dica: o Blogger tem uma ferramenta que avisa ao dono do blog quando alguém comenta qualquer post, tem as opções lá de apenas avisar por email ou por uma notificação no painel de controle. Não lembro direito, pois faz muito tempo que não gerencio nenhum blog, antes eu gerenciava alguns de amigos meus, mas se quiser alguma ajuda aí é só deixar um contato. É só fuçar lá no painel de gerenciamento que você acha :).

      Excluir
    5. Isso é uma função básica do blogger.... e eu tenho ela habilitada.

      Eu disse dos números pares mais por frescura mesmo...

      Mas valeu a dica.

      Excluir
  10. 1- Sim, você está certo sobre sua citação da origem de Sigma, mas perdeu o crédito ao errar a fonte.

    Isso é contado ao jogar de Zero e zerar Mega Man X5 de Zero. As cutsenes que você descreveu ocorrem nessa campanha.

    Tenso é que... você pegou essa informação de terceiros, e sua confiança nesses terceiros te impossibilitou de pensar e avaliar a informação que lhe foi dada.

    Sem se prender apenas a 1 dos 9 jogos da franquia X, me conte a origem de Zero.

    Ah, OVA não é anime viu... ova é algo normalmente feito de forma spin-off, e é na maioria das vezes algo descartável. Day of Sigma... lindo trabalho, mas tem mais furos que minha análise hehe... Se alguém faz um filme baseado em Laranjas, e depois tenda comentar do livro que fala sobre Cesta de Frutas, ele vai ter total credibilidade no que fala... mas será humilhante quando descobrir as demais frutas.

    2 - Hehehe... sabe o Zangado? Eu vi uma analise desse cara e babei... enfim... sabe algo que ele citou que eu achei curioso? Sabe o Rock? Ele era pra ser vermelho, e o Protoman foi apenas uma tentativa de dar vida a esse desejo de ter um "Mega Man Vermelho". Agora me explique isso dentro do universo do jogo. Eu não faço analises sobre o projeto do jogo, ou sobre as equipes ou criadores dos jogos, eu não sou bibliografo. Eu faço analises dos jogos, e seus universos como um só.

    3 - Seu filho da !#@$##$ (PERDÃO!!!) Seu maldito! Você entregou meu jogo!!! Eu tava deixando esses pontos como trunfo pras análises futuras... maldito maldito... AH QUE RAIVA T_T!... Não me entenda mal, cara, eu adorei seu comentário... mas agora me senti lesado... vai ser difícil apresentar algo polêmico nas próximas análises porque você resumiu tudo em seu comentário kkk... mas ai.. você errou. Zero não ficou vivo por tanto tempo assim durante a Guerra Maverick... e X não virou um tirano... ele só era confuso... ele filosofava pow... tadinho dele... kkk

    Minhas analises são feitas por conta própria mas... eu também já acessei as mesmas fontes que o sr... e sim, eu também tive certa influencia delas... maaaas... como eu comentei na analise X1, eu só considero aquilo que sou capaz de encontrar nos jogos. Informações de terceiros não tem valor algum pra mim, mesmo se for o infualgumacoisa que disse. Não sou fan dele, nem analiso ele. Sou fan do trabalho dele e analiso o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  11. kkkk... gostei de você... pelo menos não me mandou deletar o post como o 4ndr3 fez... e ainda levou na exportiva! É disso que eu gosto, pessoas pra conversar.

    E mais uma coisa... heh... eu fiz uma bateria de analises acumuladas em uma só, sobre a saga Rock. Mas eu não coloquei imagens então acho que quase ninguém leu. Se eu por imagens fica melhor, quem sabe um dia eu faço isso né. Mas assim, sim, você novamente está com toda razão... mas eu também falei disso nessa analise sem imagens que fiz... Na real, quando eu escrevi ela foi pra postar num fórum, era um post bobo e acabei me empolgando, e criei o blog.
    Eu citei tudo isso la, e o que não citei, foi porque queria falar nas analises futuras, dos jogos futuros.

    Sobre Zero e Protoman... quer saber de onde tirei isso? Claro que quer... Mega Man 8. Velho, parece algo bizarro e sim, se pensar no Rush como um cachorro. Mas Rush é uma Armadura, um Acessório e até uma Arma. Ele também é um Cachorro, mas não só isso. Imagine Rock equipando Rush... você nem precisa perder muito tempo imaginando, pois isso ocorre em megaman 8... e é fofo... meu irmão que me ensinou a fazer, e foi dai que saiu a ideia do Protoman e Rush virando Zero... eu juntei as peças e segui o desenho e formado do Rock+Rush e man... fica fácil montar o Zero.
    Faltaria só a história e man... é fácil pensar na história quando se descobre que Zero foi destruído e reconstruído 4 vezes. Ahhh... Sigma infectou Zero, Zero infectou Sigma, Ambos infectaram meio mundo... e isso é algo tão sem nexo que só tem uma resposta: "Loucura"

    Imagine você sendo um robô. Agora se imagine sendo reconstruído e tendo sua memória manipulada. Você vai acreditar em tudo o que você conseguir lembrar. Aquilo é a sua verdade. A história de Sigma e Zero é apresentada em X5, antes disso, Zero pensava de outra forma e seu passado era diferente, pois era o que ele lembrava. Manja, Zero foi reconstruido... o que te garante que as memorias dele em X5 são as mesmas de X1? Só pensar... refletir e sacar... PARA DE SE BASEAR EM SITES CONFIÁVEIS POIS QUEM ESCREVEU O QUE VOCÊ LEU É COMO VOCÊ E EU! SEJA CAPAZ DE FALAR COM SUA PRÓPRIA BOCA! Você é capaz... malz... eu to com raiva pelo 4ndr3... ele me deixou chateado quando pediu pra eu deletar meu post...

    Ah, pra encerrar. As mesmas fontes que você acessou, eu também acessei. Já li muito sobre Mega Man e cara, eu sou fan, quem é fan sabe o que é ser fan. Eu escrevo essas análises como uma forma de explicar o que pessoas que acham que são fans não sabem, e aqueles que nem conhecem passem a conhecer. Velho, meu trabalho não ta completo... por isso os furos que você citou acima. Mas é proposital, eu irei terminar um dia, e quando terminar tudo estará bem explicado. Apenas me de tempo pra isso. E ai... obrigado por comentar... mas por favor manera no spoiler T_T... isso tira a graça... aff... eu mudei de lado!

    ResponderExcluir
  12. Só pra começar: Eu sei!!!

    1 - Velho, eu não me preocupo com spoiler, mas assim você me mata poxa... muita coisa que você falou até agora se refere aos futuros jogos... e tipo, eu deixei pra comentar certas coisas no jogo em questão, não porque não sei, ou por que to confuso, mas porque assim fica melhor e mais facil explicar e entender, entende? Tem muita coisa que você disse que ta certa, alias tudo que você disse ta correto, mas não é a hora pra falar disso... manja?!

    2 - Man, eu nem quero falar do x4 aqui, porque eu fiz uma analise dele, acredito que seja melhor falar dele. no lugar dele né?! Mas eu disse que essas coisas são mostradas no final do x5, como Zero, e tenho total e absoluta certeza disso, pois tive de zerar o jogo várias vezes até conseguir me posicionar na história... velho, se você leu minha analise deve ter reparado na trabalheira que deu... eu evito usar outras fontes pra escrever e costumo escrever só com o que eu mesmo captei. Eu digo que é uma analise mas... é mais como uma dissecação do roteiro... eu tento olhar o jogo como jogo, e nas analises tento falar sobre quais foram minhas próprias descobertas e ligações nos e entre os jogos.

    3 - Cara, lembra que mencionei de 9 analises da saga X e não apenas 8?! Eu falei isso, desconsiderando Mega Man X Command Mission... então qual seria o nono jogo?! Manja o Mega Man X Maverick Hunter? De PSP?! Ele é o 9° jogo (que farei análise, não cronologicamente falando) MMMH é um jogo "novo"... ele tenta forçar uma adaptação do enredo geral da saga X, mas tem muita coisa que não faz parte do MMX original.... muita coisa. Sinceramente, eu não vejo ele como uma atualização do X1, e sim como uma mera releitura, e releituras eu descarto. Claro que, eu irei zerar e escrever sobre ele. É um dos poucos MM que ainda não finalizei, então nem tenho muito o que dizer, porém pelo pouco que vi, não me convenceu em alguns pontos do enredo ensinado por ele. Ah, eu gostei muito dele, mas manja... prefiro o classicão hehe... Ah, e se quando eu finaliza-lo eu concordar com as coisas dele e as alterações feitas na origem de tudo no X, eu mesmo explico isso quando fizer a analise do maverick hunter x.

    4 - Por favor, para kkk. Se alguém ler os comentários vai ficar assustado. Eu conto as histórias por parte, e adapto elas a uma cronologia final, que eu só vou explicar depois de falar de todos os jogos da franquia X, Zero e ZX. Eu já conheço as histórias desses jogos e já finalizei o texto sobre cada um deles. Fiz analises individuais pra cada um e depois joguei tudo de novo olhando pros detalhes e somando eles, alias, ligando eles, entre os jogos. Eu não joguei, eu analisei. Daí tem cosia que eu só falarei depois, la pra frente, na última análise. Será tipo o momento que tudo fará sentido manja.

    6 - Velho, eu sinto nojo do Copy X. O cara não é só um tirano, é um patife maluco e alienado, estúpido e retardado, infeliz, cego, demente e... aff... ele manchou a reputação do X... isso já é suficiente pra crucifica-lo.

    ResponderExcluir
  13. E pra encerrar esse comentário, aqui vai alguns resultados de nossa conversa:

    1° Eu em momento algum disse que Sigma foi criado por Willy... eu disse que Sigma É Willy. Você como fan já deve ter pensando em várias e várias respostas que contradizem o que acabei de falar e eu sei, eu sei que isso é blasfêmia. Mas cara, eu tenho razões para dizer isso, e aos poucos irei explicar elas. Em cada analise eu falo um pouco, e algumas coisas eu apenas cito, resumidamente, mas eu irei falar de tudo isso no final.

    2° Zero perdeu sua memória, e a confusão cronológica pode ser explicada facilmente (sem precisar pensar no que aconteceu por fora do jogo, com os desenvolvedores ou criador) Esse é meu objetivo: Explicar as coisas do jogo, dentro do próprio jogo. Assim as pessoas que duvidam ou não concordam, quando jogarem vão concordar, ou apenas entender mesmo. Tem também outro detalhe pra eu escrever essas analises: Eu quero atingir não jogadores e explicar tudo pra eles, para que caso um dia falem que jogaram perto de um fan, tenham mais para falar além de quanto tempo demoram pra derrotar o "Robô gigante final, um tal de Sig... Sig... ah não importa!"

    E antes de falar, por favor preste atenção no seguinte: Eu só vou explicar a real origem de Sigma no X8, quando ele perder seu brilho pro Lumine. E cara, eu não vou cagar no jogo, pode ficar despreocupado. Eu sou fan, e amo a saga, e repito, só to falando coisas que eu posso provar dentro do jogo, e to juntando essas coisas para que façam sentido, dentro do jogo, pois nem todo mundo presta atenção na história.

    ResponderExcluir
  14. Só não digo que te odeio porque não é uma verdade, mas que deu vontade deu. (Kkkk)

    Eu nem vou comentar sobre suas revelações no comentário, sobre ZX e o tal Albert, porque to torcendo pra não terem lido. Se leram, minha análise do ZXA vai ficar previsível. Eu tava cozinhando o negócio pra no final lançar a bomba, mas o srto acabou de desativar a bomba... eu te o.... Vc é lgl s2.

    Então, eu não quero mesmo falar dos jogos que ainda não postei analise, porque sempre tem aquele cara anônimo que fica lendo comentários, e depois quando eu postar a análise, fica repetitivo pra ele, e ai é mais um leitor perdido.

    Mas, aqui vai uma dica para entender melhor como minha mente funciona:

    Tudo se resume ao Mega Man 1 (saga Rock). Tudo, de Rock a ZXA ta ligado. Tudo.

    Eu penso dessa forma quando jogo qualquer um. Eu jogo, escrevo, daí reflito sobre o que escrevi, vejo como posso encaixar isso na linha original e reposto, com as alterações. Exemplo, na saga X, no MMX5, eu escrevi 2 analises distintas. Eu joguei o X5 sem pensar nos outros jogos, escrevi uma análise enorme falando dele, depois joguei todos os jogos X e Zero, e por fim, rejoguei o X5, 4 vezes (zerei +4 vezes), mas agora pensando nos outros jogos, e não somente dele. Dai eu vi muitos erros, muitos mesmos, erros absurdos, e os corrigi, transformando meu texto no que você pode ler la em cima.

    Não fale dos morfadores cara, por favor. Eu não quero falar disso agora, ta muito longe. Eu ainda preciso introduzir os Cyber Elfos, que são de certa forma um dos pré-requisitos pra tentar explicar com facilidade os Mod... Morfadores. Por favor T_T... Se qualquer jogador leitor quiser, pode pesquisar sobre o nome Mega Man, achar um site gringo que se acha dono da razão, por ter feito entrevistas com roteirista e tudo mais, e viram mais um dentre os alienados que simplesmente acreditam em tudo que é "oficial" e não tem coragem de não concordar com isso, e criar sua própria opinião.

    Não sei se foi você quem disse, mas me lembro de ter lido um comentário que lançou a seguinte frase: "MM tem certas coisas que se pode interpretar, mas não são tantas e mm ta longe de ser esse tipo de jogo"

    Eu respondo essa frase (ou sua forma original, eu não me recordo das palavras, apenas do que pensei ao ler as palavras) da forma mais direta possível: Todo jogo, todo jogo pode e deve ser interpretado, de forma extra-oficial, principalmente quando o jogo tem uma franquia. A equipe muda, o criador muda, pois todos os seres vivos mudam. Cabe a você, encurtar a linha do tempo da criação que você tanto é fan, e interpretar tudo o que existe sobre ela, de uma única forma.

    Eu já estive na posição de leitor, alias ainda sou um kkk, jamais deixarei de ser. Mas aprendi que, tem muita informação oficial e postada nos maiores e mais críveis sites do mundo, que se resume e baseia no que foi dito por fora do jogo, esquecendo do que o jogo mesmo oferece. Mesmo quando é uma informação com sentido, se essa coisa não for apresentada dentro do jogo, não tem valor algum.

    TUDO o que disse até agora existe nos jogos, e mesmo se você não se lembra, pode acreditar, ta la. Eu posso, no futuro, depois de terminar as analises, citar cada um dos detalhes e sua fonte, mas por hora não posso pois, se eu o fizer, perco outro trunfo.

    Adorei seus comentários, e por favor continue! São leitores como você que eu quero no blog, e são pessoas e jogadores como você que vale a pena conversar.

    ResponderExcluir
  15. Da uma olhada nos comentários da análise do X1... eu perdi a vontade de postar. A forma como cara fala, eu não tenho nem o que discutir. Fiquei péssimo...

    ResponderExcluir
  16. Do ódio ao amor, com um pouco de dor... cara... vlw... Eu criei as Leis da Morte pra ter um certo controle sobre o blog e não ser preguiçoso ao escrever e me dedicar a escrita. Daí, por regra, sou forçado a parar/continuar conforme os comentários. Se alguém pediu pra parar, eu paro, se pediu pra continuar, eu continuo. Por ordem de chegada, você domina a regra atualmente.

    Eu já imaginava isso. Geralmente, pessoas que são fans, gostam de compartilhar ideias e conversar sobre o que fanatizam. Fico feliz por você ter descoberto meu blog, e espero que em futuras publicações consiga te agradar.

    Obrigado, mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Man.... vlw de novo. Você é realmente um leitor respeitável. Você resumiu tudo o que eu queria dizer em um comentário simples.

    Mas mudando de assunto:

    Eu fui mostrar seu comentário pros meus irmãos e contar o caso do dialogo entre o 4ndr3 e eu, e o dialogo entre você e eu, e a diferença no nível de ambos. Daí enquanto eu mostrava esse seu último comentário, o irmão de 15 anos não entendeu o que é "IGN" daí eu falei "Você não sabe o que é IGN? Eu explico..." dai depois que eu expliquei meu outro irmão, de 10 anos, falou: "Ué, achei que era quando a gente lavava a mão..."

    Eu rachei... agora não consigo mais ler essa sigla de outra forma além de "hIGieNe"...

    Mas assim, continue lendo meu blog, se quiser claro, e eu tentarei de todas as formas atingir suas expectativas... sempre... Eu to terminando a analise do Zero 2, dai quando eu terminar você bem que poderia ler e me dizer o que achou... seus comentários são incríveis! E se ta ligado que a matéria continua nos comentários né?! De certa forma, você estaria me ajudando a escrever... faltando apenas que eu pague pelos serviços prestados e talz... alias... esquece essa ultima parte kkk

    ResponderExcluir
  18. Suspeitei desde o princípio... kkk...

    Realmente imaginei isso, mas que bom que, bem... que bom que provei que não sou um cara qualquer que jogou e decidiu falar sem respeitar o jogo e sua história... eu provei isso?!

    De toda forma, tanto faz, gostei de ambos... curiosamente acho legal ter pessoas criticando negativamente e positivamente... isso garante debates, e o blog fica mais movimentado com gente que se importa acompanhando.

    Mas eu fiquei com raivinha viu... ele não mede as palavras quando fala... eu faria o mesmo na posição dele.

    Mas ai, adorei vocês, se puderem comentar mais, e até mostrar pra quem queira ver, agradeço. Eu não quero dominar o mundo nem nada do tipo... quero contato com uma galera que curte o que eu curto. Redes sociais e mmorpgs são tensos de frequentar, e eu cansei de comentar apenas. Aqui, meu contato com gente legal é certo.

    Enfim, to pra terminar a analisemorte do MMZ2, fica atento hein.

    ResponderExcluir
  19. Ai, eu terminei a do Zero 2... cara... eu cansei. Foi fácil e nem ta tão grande... mas eu tava meio abalado, você sabe por que... rs... Mas acabei... agora fica faltando as melhores partes.

    Zero 3 e 4 são perfeitos. Legal que cada jogo da saga Zero apresenta uma posição social. tudo começa com humanos contra reploides, depois reploides contra humanos, depois humanos contra humanos e por fim, reploides contra reploides... é uma bagunça kkk (malz se errei a ordem dos fatores... é que eu to com sono kkk)

    ResponderExcluir
  20. gostei sou a favor da continuação do X6, acho o MMzero um pouco de zueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou a favor do X6, apesar dele ser meio... fraco em história (veja minha análise sobre ele e entenderá) mas... vale a pena ele, pois é graças a ele que o X8 ganha vida... bendito seja o X8... eita jogo bão man. To ansioso pela análise dele xD... pena que tem... o X7 na frente T_T... vontade de pular ele...

      Assim, espero que tu tenha gostado do trabalho ai... e tipo... continue comentando, isso me motiva pacas... ou desmotiva... depende muito do comentário hehe.

      Ah, e fala mal do MMZero não. Ele é tão importante quanto a saga Rock cara, mesmo sendo meio... diferente. É graças a ele que a saga ZX nasce, e é por ele que a saga Battle Network se conecta a saga X. E velho... ele é uma das peças chaves para a interpretação do título Mega Man. Leia minhas análises sobre a saga Zero e entenderá.

      Excluir
  21. C ta loko cara
    Vc tinha avisado na analise do x4, q essa ki tava grande, e ate q ta normal, ja q quando eu joguei o x5 eu fikava apertando o X ki nhem metralhadora pra pular as caixas de dialogo, e enfim graças a sua analise vou continuar pulando kkk. Mas esse espaço p coments ficou maior q a propria analise, ta parecendo programa do ratinho cara

    Mas relaxa, nao to aqui pra criticar nao, desculpa pelo meu ultimo coment no x1 nao tinha percebido q vc ja tinha terminado a analise do mmx, joguei ate o 6 dp eu posto mais la

    To curtindo cara, vc ja fez analise de algum rpg? pra console... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De trás pra frente...

      RPG... ainda não. Pretendo escrever sobre Final Fantasy pra estrear a categoria RPG no blog... mas posso mudar de ideia... afinal, tem Kingdom Hearts pra falar... que também se encaixa nessa categoria, e vale a pena analisar... além de... hm... Super Mario RPG!!! Eta jogo bão...

      Cara, que bom que você "ta gostando" das análises, eu me esforço pra escreve-las com o objetivo único de... compartilhar minhas descobertas e interpretações. Vai do gosto de todos, mas é bom quando as pessoas passam a entender, compreender e partilhar desse conhecimento.

      Normal... dentro dos padrões de análisemorte... realmente ta normal. Agora imagina como foi escrever, editar, por imagens selecionadas... enfim... acha que foi algo simples kkk?! Isso porque ainda dei uma resumida leve... imagina se eu fizesse tipo... a análise do DMC.

      Resumindo amigo, pretendo escrever sobre algumas franquias iradas, dentre elas, 2 de rpg puro... mas isso tem tempo ainda... então acompanhe o blog, vai que um dia eu deixo tudo prontinho e me aposento xD

      Ah, finalizando cara:

      O post continua pelos comentários. Eu fico mais do que feliz e ainda mais satisfeito quando o número de comentários (válidos) ultrapassa o tamanho da postagem em questão. É nos comentários que a coisa ganha vida, forma, e é debatida. É por eles que é possível conhecer a real opinião dos jogadores e leitores e também, refinar o material apresentado no próprio post. Um post com muitos comentários, longos, sejam críticas negativas ou positivas, dúvidas ou apenas agradecimentos mesmo, se torna muito mais rico e completo. Muitos leitores já me ajudaram de mais assim, comentando, e as vezes uma simples crítica se torna uma enorme porta para que várias dúvidas em aberto sejam respondidas. Os comentários são mais valiosos que o próprio post as vezes ^^

      Quem sabe um dia, eu consiga postagens com "recordes" de comentários válidos... eta sonho hein.

      De toda forma, obrigado pela presença my lord... e espero que você continue lendo e quem sabe, curtindo minhas análises. Espero não decepcioná-lo e nem cair na rotina e passar a escrever coisas meia bocas só pra encher linguiça.

      Té mais brow! E vlw pela força... acredite, você ajudou.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Existem 2 X´s e 2 Zeros. Como surgiram os falsos/malvados X e Zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu expliquei isso em algumas análises, da saga X e Zero. Mas resumidamente:

      Alguns corpos foram modificados, reaproveitados, corrompidos, reconfigurados ou apenas refeitos, sempre no formato e na sombra dos originais.

      Eu explicaria detalhadamente um a um, mas eu já fiz isso em duas análises, expliquei os X's e Zero's na análise do Zero 3, se não me engano, e na do X6... Expliquei muito bem alias... dê uma lida nelas: http://divulgantemorte.blogspot.com.br/search/label/megaman

      Excluir
  24. Iaew mano gostei do seu blog vi q vc sabe do assunto.E o seguinte nunca joguei megaman x5 e lendo suas analises fui jogar, mas me sentir perdido no jogo queri uma ajudinha: o q e aquela bolinha la no canto da tela q e verde e fica ate vermelha. Nao quis ler a parte dos finais por spoilers mas tenho a dúvida, me explica melhor esse lance na questao de eu começar com x ou zero, se eu começar com x mas jogar tambem com zero ou vice e versa, destruir a eurasia com a arma ou a nave, a colonia cair ou nao, zero virar ou nao maverick, o q essas coisas(e quais são as que influenciam influenciam o final e em que final elas dao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguinte, a bolinha que tu mencionou é o status do personagem. Aquilo determina quão infectado ele está. As consequências dessa infecção, ocasionada pelos vírus de Sigma, Zero ou X, são meramente ilustrativas. Eu nunca tive a curiosidade de deixar meu personagem se infectar ao máximo, e creio que isso não vá gerar problema algum. Talvez seja alguma subtração no ranking... mas creio que nada sério ou que influenciaria no jogo seria provocado. O jeito é testar pra tirar a prova real... mas não esperaria muito não.

      Gameplay... é algo bem simples em megaman. Só há 3 finais possíveis, logo, só há 3 formas de se jogar. O que você deve sempre lembrar é o seguinte:

      Jogar com X no inicio libera uma armadura pro resto do jogo, porém também define um dos finais, sendo este o voltado pro X. Deste, você pode tirar dois finais diferentes: Um ao permanecer jogando de X, ou jogar a maioria das vezes de X e finalizar de X; O outro ao finalizar de Zero.

      Jogar de Zero no inicio do jogo acarreta na perda da armadura especial liberada com o X, sendo esta liberada apenas no final caso você faça os passos certos (é segredo manja) porém, você pode obter dois finais distintos: Um ao finalizar de Zero; Outro ao finalizar de X.

      Resumindo: Não importa o que aconteça durante o jogo inteiro. Não importa se você perde Zero no meio do jogo, se consegue ou não destruir a estação espacial com laser ou com nave... nada disso interfere no final do jogo, tecnicamente falando. O que realmente interfere é com quem você COMEÇA e FINALIZA o jogo. Claro que, dependendo de como você jogar, ficaria impossível finalizar de Zero (afinal, dependendo do jogo, você pode perder ele) mas... é nisso que tu tem de se ater.

      Conseguiu entender?

      Excluir
  25. Entendi sim. Mais uma coisa quando vc vai postar análise do x7 e x8 e tbm zero4? Vai ter legends tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X7 ta em andamento. Postarei logo após a do Devil May Cry 3.

      X8 só posto depois que comentarem na do X7.

      Zero 4 postarei assim que encerrar a do X7, talvez até mesmo antes da do X8...

      Chato que preciso tirar um dia inteiro pra escrever e editar, do contrário acabo demorando. Por exemplo, eu tirei ontem pra escrever a análise de dmc 3, e durante a tarde tive de parar porque minhas responsabilidades vieram a tona. Daí ficou fragmentada e perdi a linha de raciocínio.

      Mas vou fazer o possível pra acelerar o passo e postar a análises mais rápido ok.

      Excluir
  26. Mano eu curti muito a sua teoria, me ajudou bastante a entender a verdadeira historia de magaman! muito obg.. Era essa a resposta que eu precisava para tirar minhas duvidas.. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado decentemente... ahhh como eu queria terminar a análise do X8, mas me falta tempo... e coragem... porém, saber que tem gente que lê, entende e se beneficia do que escrevo me motiva a escrever... acho que postarei amanhã...

      Excluir
  27. respondendo um pouco tardio, mas enfim...
    joguei esses dias o x5 e acertei a colonia com a enigma, passando as fases onde estavam as peças. O tiro foi de sucesso e abriu as fases finais antes mesmo de eu terminar o ciclo dos chefes... mas só pra manter a linearidade, eu passei o resto antes de iniciar as finais kkk

    faço este comentário depois de ler todas as partes anteriores até aqui, adorei a publicação. Talvez você que é mais entendido saiba me dizer: existe o anime de mega man x? Vejo trechos no jogo(principalmente x4) em anime e fico imaginando se existem episodios do mesmo, tenho vontade de assistir caso existam. Espero que você ainda veja o blog e me responda. Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não há animes de Mega Man X. Tem um OVA chamado "Day of Sigma" que é um pseudo spin off, mas tem traços interessantes e de certa forma é nostálgico (mesmo não tendo nada haver com a franquia X original, pertencendo a uma teoria baseada na inocência de Sigma). As cenas em anime que aparecem nos jogos são como "CG's", para apresentação dos mesmos (começaram no PSX, e diga-se de passagem são realmente bons) mas lamentavelmente ainda não existe nenhum anime (eu pelo menos não achei).

      Bem, de toda forma, obrigado por ter curtido rs... e é lógico que eu ainda vejo o blog... to meio parado atualmente mas é porque to fazendo uma análise de MMORPG... e é meio demorada kkk.

      Excluir
  28. Não sei onde li, mas diz uma teoria que o final do Zero do MMX6 seria o final da série. Ou seja, ela aconteceria após o X7 e o X8. Eu achei meio estranho, mas até que faz um pouquinho de sentido, acho eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem chance. Zero morreu do X5 pro X6 não foi? ele tava vivo no X7 e X8. Não daria pra ele participar numa cronologia inversa.

      Excluir
  29. Muito bom o seu trabalho, parabéns! Agora falando da história em si, acho que os criadores cagaram muito pra história de magaman, na minha opinião, 'maga man x' morreu no "mega man x3", todas as outras sequencias foi só uma forma de reinventar a história e tal, na minha opinião o x4 em diante se desfocou muito da proposta dos três primeiros, tanto na parte da história que é muito confusa no x4 em diante, quanto na dinâmica do jogo que perdeu a praticidade dos primeiros. Claro, é só um opinião. Os criadores foram muito gananciosos querendo criar varios finais dentro de um jogo que leva a sequencias diferentes e tal, isso acaba fazendo com que a identidade do jogo vá se perdendo...deixando muito a desejar. Mas valew pelo trabalho, me ajudou a entender muitas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... olhando superficialmente eu preciso concordar, os caras desandaram um pouco na saga em enredo... mas identidade de Mega Man se criou por conta desses erros. O que foi salvo, virou obra prima. Eu tive o prazer de escrever sobre todos os 8 principais X, os 4 Zeros, o ZX e o Maverick Hunter (que eu odeio) e reparei que a essência de Mega Man vive nesses títulos, por mais fraco que sejam.

      Fico feliz por ter aproveitado essa análise, e eu te recomendo as demais (recentemente um leitor comentou uma revelação sobre o X8 na analise respectiva e man, foi show!)

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu mencionei isso em algum dos comentários... mas é, de fato você pode pegar ela mesmo não tendo iniciado com ela... se não me engano, esse mesmo local não tem nada se você começar com a armadura já... ou era o Black Zero? Eu não lembro bem mas acho que é isso.

      Excluir
    2. Não há nada mesmo se já tiver o código... rsrs

      Excluir
    3. Tem certeza? Eu me lembro que pra pegar a Armadura Black Zero tinha que ir num lugar com uma Cápsula escondida... não é la?

      Excluir
    4. Sim, mas daí teria que ir com Zero né?! É que eu estava interpretando apenas como forma de obter a armadura, erro meu. srsrs

      Excluir
    5. É, de toda forma obrigado, é sempre bom deixar as coisas mais claras não?! O Black Zero é bem legal de se jogar.

      Excluir
  31. Mano, é o seguinte, curti muito o blog e curti mais ainda porque, por mais antigos que fossem os posts, você ainda está ativo. Bom, nessa análise, tem duas coisas que discordo, mas não aponto-as como verdade, só uma outra forma de ver: Não acho que x5 seja meio que "uma história" contada de formas diferentes, como na realidade, com os contos difundidos na nossa infância. Sinceramente acho que, pelo conflito dos autores e da capcom, surge duas formas de interpretar a história, pode até ser que eu concorde com você e apenas tenha entendido errado, mas exemplificando, eu penso que: Caso queiramos dar a continuidade à saga Zero, que haja um fim associado, caso queiramos continuar na saga X, que haja o final também, como se o x5 fosse uma sala com duas portas e nós tivéssemos a opção de abrir uma delas... Bem, minha opinião, só partilhei porque é o que você tem feito aqui e apoio muito. E, outra coisa, não muito importante e.de certa forma, até irrelevante, é o fato dos Mavericks conterem as peças para construção do Enigma e da Nave que porta o Zero para destruição da Eurásia. Eu, acho mais coesivo pensar que seriam utilizadas algumas peças do corpo desses para revigorar as armas dos MH, já que é meio que inexplicável o fato de como esses Mavericks conseguiram se apoderar das peças... Muito boa análise, ainda estou lendo! Valeu pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genial.

      Sr Gabriel, interessante sua forma de pensar... duas portas... direito de escolha... Genial, simplesmente genial. É exatamente essa a ideia de X5, e o que fiz foi mostrar o que há por trás da porta que ninguém abre... não significando que essa seja a "Porta Certa" muito menos desmerecendo/desqualificando a outra porta... entende? (Claro que entende...).

      Teoria incrível... as peças dos mavericks servem pra tunar Enigma... é válido e até meio assustador pensar assim, mas eu sempre reparei mais na paisagem do que nos mavericks... e como as batalhas sempre eram em locais com alguma coisa grande ao fundo, eu imaginava que X coletava algo desse mesmo background... mas sério, vale a pena pesquisar mais sobre os personagens/inimigos pra ver se eles tem ao menos uma pecinha que se encaixe em Enigma ou na nave de Zero... é raro, mas me bateu uma vontade de jogar X5 de novo (Oo).

      Obrigado por ler, comentar e me motivar!

      Excluir
    2. To zerando x1 já aqui, daqui pra amanhã chego no x6 rsrss

      Excluir
    3. Go go sr Gabriel, zere a franquia inteira. Em contrapartida, eu to escrevendo sobre Kingdom Hearts...

      Excluir
  32. Assim, to muito entretido mesmo e, conforme vou lendo, vou apontando coisas que percebi/achei ok? Espero que tu leia (kkkk). "Dr. Light acertou o nome da Navegadora(Alia)." Não seria possível o Dr. ter planejado boa parte dos acontecimentos futuros de X? Da mesma forma que ele projetou Zero, não seria ele também o "pai" de Alia? Não me parece muito coesivo um holograma(de um morto) pensar... (A não ser que ele esteja vivo...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As postagens são "antigas" mas eu me mantenho bem ativo sim, principalmente em comentários. Vira e mexe surge alguém com críticas ou dúvidas, e isso me deixa mais animado pois, tecnicamente, significa que tem gente lendo o que escrevo. Apesar de demoradas, eu faço o máximo que posso pra deixar as postagens bem completas e agradáveis, o menos enjoativo possível... pra não me arrepender.

      Sobre Light... ele ta morto, ele era humano e humanos morrem, principalmente um tão velho. Maaaaaas... em Zero e ZX é explorada a possibilidade de uma consciência além do corpo físico. Quem inventou os Cyber-Elfos? Quem realmente trouxe eles a vida, ou os descobriu? Sei que não tem nada haver mas, se eles podem existir, o que impede que um velhinho inteligente, que conseguiu desenvolver uma IA para um clone mecânico de seu filho, transfira sua própria consciência para alguma plataforma mecânica? Lembrando que nas minhas teorias, Willy fez isso. Se ele consegue o que impediria que Light também o fizesse? Considerando que Light é bem mais inteligente que Willy. Detalhe, a teoria de Willy ser Sigma pode não ter sido confirmada oficialmente (ainda) mas a de Willy ter transferido sua consciência foi (em Mega Man 10) então, é válido imaginar que as Cápsulas de Light possuam uma IA dele. Isso não é bem uma vida, mas seria tipo... o pai do Super Man saca?

      E sr, aproveite sua leitura!

      Excluir
    2. Agora foi muito melhor explicado rsrs. Esta IA que tu mencionou é uma mera capacidade de se comunicar(caso necessário). Obrigado pela resposta =)

      Excluir
    3. Como eu sempre digo: Os comentários são uma extensão da análise.

      Excluir
  33. Não entendi uma coisa.
    Eurásia explodiu em um dos finais e outro caiu na terra qual é o verdadeiro só que no megaman zero 4 fala que a Eurásia caiu na área zero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eurasia se chocou com a terra. Essa ideia é acolhida em X6 também, além de Zero 4. Eu mencionei isso na análise, inclusive considerei a Queda de Eurasia como um prequel da saga Zero (e expliquei o porquê). Tecnicamente, ambos os finais são corretos. Tanto a destruição de Eurasia quanto sua queda... isso ocorre pois as histórias são apenas histórias. De fato, houveram consequências da queda de Eurasia, bem como ocorreram com os destroços espaciais da mesma... mas de forma geral, o final da queda é o real.

      Excluir
  34. Cara, tô lendo como se fosse um livro...
    Estou deitado, às 4 da manhã, lendo pelo celular e cadê o sono? Kkkkkk'

    Sou fã do Zero e também do seu trabalho! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show sr G., por causa de gente como você que me sinto motivado a escrever. Curta sua leitura, qualquer coisa me da um toque.

      Excluir
  35. Boa noite, li suas análises todas hoje (x ao x5), todas ótimas.

    Trago apenas algumas considerações, no x5 a história é bem aprofundada. É contado sobre o vírus que o Sigma é infectado, o mesmo que ele se contagia ao quebrar o cristal na Zero, isso no x4.

    No megaman power fighter 2, no final do Bazz o dr Willy explica tudo sobre a criação acidental do bazz e como esse acidente possibilitou a criação do Zero, que seria a arma suprema.

    No começo do x se fala que X foi encontrado hibernando, como você citou, e que todos ficaram admirados com sua programação capaz de criar consciência. Daí começaram a reproduzir a tecnologia do X criando os reploids atuais. O que acontece é que alguns desses reploids enlouqueceram, querendo assim atacar os humanos, são os chamados Mavericks, que significa Irregulares.

    Sigma era mais um Reploid copiado da tecnologia de X, o mais exemplar e forte até então, sendo um tipo de referência entre os maverick hunters. Ele se torna irregular ao entrar em contato com o vírus criado pelo Dr Willy.

    No Megaman x5, a estação Eurasia está disseminando o vírus sigma pelo planeta, o no fim daquela contagem ela infectaria todos os reploids do mundo. Parte disso é contado logo após destruir o boss inicial (a estátua) e pequenos detalhes vão sendo revelados nos diálogos dos boss (que neste x5 tem um enredo ótimo, exemplo do cavalo voador que tem um tipo de ressentimento pela morte de Kolonel).

    No que se diz respeito a continuidade acho que vale de cada opinião, eu considero que a sequência da saga Zero vem do final bom do x5 (ambos do x e zero) e que o final ruim é só ruim mesmo (hehehe)

    Obs¹: Ao escolher X o Zero vem sem a buster, e ao escolher Zero o X vem sem a X4 Armor. Antes de batalhar contra a estátua, ao escolher Zero X diz que teve sua armor quebrada por sigma, ao escolher X zeo fala que teve sua buster quebrada.

    Obs² todos os finais podem ser feitos escolhendo qualquer um de início, sendo que para o final ruim ocorrer é só falhar na destruição de Eurasia.

    Obs3: ao pegar a Black Armor do Zero, o mesmo fala antes de entrar na capsula que não precisa daquilo por não ser fraco (hahahahaha)

    Não estou contestando, só adicionando informações, fechei a saga toda esses dias e tudo que falei são fontes tiradas dos próprios jogos. E claro, leve em conta que eu levo em consideração a linha de história original do Inafune, e por tanto desconsidero x6, x7 e x8 (claro que amo jogar todos hehe), o que claramente muda minha visão de acontecimentos.

    Flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, obrigado por ter lido, sr William, e obrigado ainda mais por ter comentado. Alias, parabéns, suas palavras foram ótimas.

      Eu não considero os Power válidos. Os jogos são ruins, as informações aparentemente canonicas são jogadas de forma aleatória e não faz jus a franquia. Acho errado e até ofensivo levar em consideração qualquer coisa que saiu do Power Battle ou Power Fighters... são jogos que não merecem isso. Sei disso pois eu já os analisei, e me decepcionei pacas.

      Bem, eu concordo contigo, de verdade. O esquema do Sigma e sua origem, eu ainda defendo que ele é um grande mentiroso e toda a história de Zero tê-lo infectado com um vírus de Wily é pura ladainha, bem como o esquema dos reploides do mundo terem se baseado em X, pois tecnicamente, já haviam reploides conscientes ainda na época de Rock (e também haviam irregulares, proeminentes basicamente do mesmo efeito dos mavericks de X). Mas, entretanto, eu concordo contigo, dentro de seu ponto de vista. Seria errado de minha parte dizer que sua interpretação está errada, pois ela foi clara, objetiva e na boa, fez sentido então... ta certo ué.

      Mas, é uma pena que você siga a linha do Inafune, isso meio que te limita a seguir as ideias dele, só dele... e isso é muito limitado pois tecnicamente, a franquia vai além dele. Mas não há problema algum nisso... só é triste porque apesar do X6 e o X7 serem uma porcaria (perto da franquia Inafune... eles são) o X8 é muito bom, vai além do "decente" (eu considero o melhor MMX que já joguei...).

      Obs1 e Obs2 Check! Valeu pelo toque.

      Obs3: Sr, eu reparei nisso, e isso me deu mais certeza da teoria dos Corpos de Zero... sei la, pensei na possibilidade de Zero se achar completo ao ponto de não precisar de mais upgrades, justamente por já estar no máximo... algo que é mais explorado na continuação Capcom da franquia.

      Obs4: Normalmente, eu não considero múltiplos finais, e eu reconheço que as empresas mercenárias as vezes abusam de criatividade pra criar alternativas pra suas franquias continuarem lucrando, mas, especificamente em MMX5, eu enxerguei a possibilidade pros múltiplos finais... algo que vai até contra minha própria visão original... eu sei la, pra mim fez sentido.

      E é isso...

      Sr William, bem vindo e obrigado por tudo.

      Ps.: Se tiver afim de ler minha visão sobre os Power:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2016/04/analisemorte-mega-man-power-battle-e.html

      See yah!

      Excluir
  36. só uma correção brother, a ultimate armor pode ser obtida no jogo tbm, e nao apenas por codigo, otimo conteudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, essa é a armadura que pode ser pega la no local onde a Black Zero ficaria? Eu só conhecia pelo código mesmo...

      Mas, vlw sr Mcgyver... Ramone... nome daora pra caramba!

      See yah sr... e bem vindo ao blog.

      Excluir
    2. sim, no mesmo canto da black zero, tem q chegar la com o X sem armadura, ai a capsula estará disponível, se for de falcon ou gaea, la vai esta vazio.

      Excluir
    3. Nossa, acho que por isso que não descobri. Haja coragem pra enfrentar a última fase como X. Ainda assim acredito que a primeira forma é a mais facilitada.

      Valeu pelo toque, eu vou atualizar isso no post. Já tinham mencionado antes mas eu não me liguei.

      Vale sr Mcgyver.

      Excluir
  37. Gabriel, existe uma concept art do zero que lembra o protoman por causa do cachecol em seu pescoço que eu acho que veio na epoca que o zero estava planejado para ser o protagonista do primeiro megaman x! Eu encontrei na coletânea megaman x collection de ps2! Isso talvez afirme sua teorias sobre o zero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galeria de Imagens do MegaMan X Collection, sessão 6... yep, temos o esboço original de Zero, que corrobora perfeitamente com minhas teorias. Sr Webit eu não fazia ideia... eu agradeço muito! Esse pequeno detalhe é riquíssimo, e vou inclusive incorporá-lo na analise. Vou fazê-lo na análise que apresentou a teoria originalmente, a primeira do MMX.

      Sr, obrigado de mais!!!

      Excluir
    2. De nada, foi um prazer te ajudar! Aliás, a palavra senhor me faz parecer um cara de 20 anos. (Sendo que eu tenho 14, mase) não importa muito! Vou te adicionar no face,ok? Valeu!)

      Excluir
    3. Ps: Desculpe pelo erro de digitação!.

      Excluir
    4. E que ajuda, fiquei empolgado com essa revelação que divulguei aos 4 ventos! Estranho não ter encontrado nada sobre isso antes... vlw mesmo sr Webit! E... quanto ao "sr"... eu falo "Sir" e por um tempo até comecei a escrever assim, mas "sr" pra mim já resume a palavra. É um tratamento respeitoso que me acostumei a fazer, mais ao estilo britânico que militar (no trabalho tem gente que me zoa por eu falar "sir" ao invés de "senhor", mas eu viciei).

      Quanto ao face, esteja a vontade. Só que eu não mexo tanto la, só pela página do blog. A minha pessoal ta bem parada. As vezes publico fotos de desenhos ou pedidos de socorro, mas é só isso rs.

      Excluir
    5. Errar é humano, e todos somos humanos... pelo menos eu sou... o sr é humano né!? "Webit Games"... parece nome de filial gamer da Skynet... estou com medo... (brincadeira sr! Nem grila com erros...)

      Excluir
  38. Você é monstro mano. Análise impecável. Terceira vez que releio a saga. Rumo ao X6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz sr Welton! Alias, é uma honra te-lo no blog lendo meu trabalho. Valeu sr... e espero que continue curtindo.

      Excluir
  39. Mano, que foda esse jogo! Então....pra cada final tem uma continuação....foda bagarai, sério, nem sei pq ainda não joguei essa maravil.....ah! é pq estou lendo aqui XD
    mas pera......se o Zero, e o X lutaram, e ambos foram derrotados, como assim o Zero é mais forte????
    rsrs
    e......eu me sinto mal por já ter lido a analise do Megaman zero....por que já sei o que acontece.....triste ;-;
    Shady, o que vc tem com a minha vista? toda hora esse mardito texto azul que buga minha visão kkk
    .....
    Eu ainda vou jogar Megaman....com certeza....

    ''aí, sei viram??? eu esplodi tudu lá em cima....feiz BUM....hau hau BUM!"
    as vezes tenho medo desse Zero, um dia esses ''BUM'' vão mata um monte de gente......
    kkk
    Eu sou o senhor Wilson, e até a próxima!

    see yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela cor azul reluzente do capiroto sr Wilson... eu gostava muito de usa-la... depois fui notar que ela causa desconforto...

      Eu até pensei em corrigir e trocar pra uma menos brilhante, mas são taaaaantos posts... quero não.

      Excluir
  40. Eu como não entendo nada de inglês eu tentava entender a história pela jogatina e as fases, nuca me aprofundei na história em si, eu só achava que X (upgrad do Megaman), Zero (upgrad do protoman) alia (upgrad da Rolo) e Vile (upgrad do Base).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Nelo, estamos exatamente no mesmo barco. No começo eu não sacava de inglês então, me levava pela interpretação visual. Aliás, quanto mais clássico o jogo, menos história dentro do próprio jogo ele tinha na forma escrita ou narrada. A história era contada através de interpretação... e eu curtia muito essa época.

      Os novos MM de fato são isso, pois na prática eles são meros upgrades do clássico. Eu sempre defendo que, MM é uma história de transformação e evolução, jamais "criação". Pois até mesmo o título inicial da franquia é uma "cópia" de algo, que foi transformado.

      Por mais que os executivos da Capcom decidam inventar histórias pra explicar seus personagens pra um público maior, nada muda o fato de que, eles já tem uma história contada ali, nos detalhes dos jogos originais.

      Nessas horas eu até sou contra remakes sabia? No intuito de agregar uma história mais fácil de compreender, muitas vezes as empresas (Capcom é fera nisso) mudam muita coisa...

      Excluir
  41. Pra mim o Zero é americano, o robozinho para adorar explosões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? O cara num pode ver algo que "BUM". Tem que ver ele na saga Zero kkk.

      Excluir
  42. É mano, daria pro cara causar uma guerra, fih Kkkk. Zero é cabuloso mesmo — apesar de ter esse jeito meio doidão.

    Mas será q ele, por gostar de um "Kabum", poderia colocar os Hunters no meio?��

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)