Os Filmes Achados de Hoje: The Bell Witch Haunting, Europa Report, Skinwalker Ranch, Apartment 143 e Chiling Visions!

Bem, demorei pra repostar algo do tipo mas, eu vi vários filmes no gênero Found Footage e decidi postar minhas "críticas" sobre eles. Clique abaixo pra ler o resto e divirta-se!



The Bell Witch Haunting


Um dos Found Footagens mais lamentáveis já produzidos. Algo que questionei a todo momento sobre ele foi como um lixo como esse chegou a ser editado e lançado no mercado. 

O filme conta a história de uma família que se muda para uma casa e descobrem, após vários incidentes paranormais, que a casa pertencia a um bruxa e que provavelmente o fantasma dessa bruxa estaria assombrando a mesma. Até ai, o enredo é bem clichê, mas não condenável. Daria pra se criar um filme decente usando essa história. Mas na prática, é deprimente. Primeiro que ocorre algo que chamo de "Apelação Sexual", que é quando os caras colocam algo sensual sem motivo aparente ou lógica, que na realidade é pra fazer render o filme. 

Apelação Sexual

Normalmente filmes de terror, que não são bons, usam de "Apelação Sexual" pra tentar prender o espectador por mais tempo, mas na maioria das vezes, isso só deixa o filme com uma qualidade mais inferior ainda. Se um filme apela pra seios e mamilos, provavelmente nem compensa terminar de assistir. 

Nesse filme, constantemente há essa apelação. Primeiro na festa inicial, onde as garotas simplesmente tiram as blusas e sensualizam com seios amostra, numa festa familiar de aniversário, com direito a mães, pais, tios e tias. Pra piorar as meninas liberais são, no contexto do próprio filme, as mais inocentes e vítimas. Seriam elas as personagens que você deveria olhar e sentir peninha de vê-las passando por pesadelos, mas no final só são um monte de mocinhas de programa que exageram no quesito infantilidade. 

A "protagonista" filma um diário na net onde ela mostra diferentes roupas conforme a moda, dela. Mas isso é só uma desculpa pra por câmeras a mais no found footage. Detalhe que Câmeras são algo abundante nessa cidade assombrada por bruxas. Tem 2 câmeras pra cada pessoa; Lanternas são vendidas como aplicativo pra câmeras; Câmeras de Segurança são vendidas pra adolescentes no varejo, 10 por 1; Enfim, câmera é o que não falta, logo, direto surgem atrocidades capturadas por essas câmeras, postas exatamente pra isso (ou por acaso mesmo), porém ninguém no filme confere as imagens, mesmo se eles colocaram as câmeras justamente para capturá-las, ninguém pega as drogas das fitas e olha pra ver aquela droga de cama levitando ou aquela bost4 de fantasma de quatorze metros dançando Street Dance no meio da sala! (Isso não acontece, mas se acontecesse ninguém saberia, porque ninguém verifica as bost4s das câmeras!) Alias, eles até verificam as filmagens, mas não percebem nada de fato útil. 

Tem uma parte que o moleque que instalou câmeras de Segurança até no banheiro da casa, pega e mostra pro amigo uma imagem impressionante capturada: As imagens distorcem em ordem cronológica, como se algo magnético tivesse passando na frente delas em sequência. Seria legal e até surpreendente, se na mesma droga de dia duzentas aparições de fantasmas ocorreram na frente da câmera! O cara não liga pra coisa parada na frente da cama da irmã, olhando fixamente pra bunda dela, não! Ele se preocupa com as câmeras distorcendo em sequência... 

Nem me atrevo a comentar os efeitos especiais. 

Alias me atrevo sim: 

Tem uma parte que os lençóis flutuam, também no quarto da irmã tarada, e nem da pra ver as cordas segurando as 4 pontas do lençol... E se não bastasse os efeitos especiais de cocô, também tem as atuações de bost4. Destaque pro Eletricista, que também filma um canal pra net, sendo eletrocutado ao tentar concertar a eletricidade da casa da bruxa, e tipo, ele berra ao receber a constate carga elétrica, porém a câmera, que tava na cabeça dele, nem se quer distorce a droga da imagem! E pior, o cara BERRA ao levar choque! Ao levar choque! Até o elenco de chaves sabe que ao ter uma carga elétrica passando pelo corpo, a linga é a primeira coisa a ser neutralizada, impedindo que você berre, grite ou até geme, final você engole ela! 

Enfim, não vale a pena assistir, nem se você quiser rir. O nível de vergonha alheia é absurdo e sério, não vale a pena. Eu mesmo não queria terminar de assistir, terminei porque achei que talvez, quem sabe, no final alguma imagem "real" fosse acrescentada afinal, antes de ver o filme eu vi que ele foi totalmente recomendado num site onde encontrei e pior, tinha até introdução com direito a fontes reais onde o filme foi baseado. 

Mas nem, até os últimos segundos o filme é uma bost4.

Europa Report


Eu assisti a um tempo, com meus irmãos menores, um filme que segue a mesma ideia de Europa Report. 

Astronautas registrando o paranormal e desconhecido no espaço (Apollo 18). 

Mas apesar de ser até curioso, e em alguns momentos surpreender, no final os efeitos especiais tiram o realismo do found footage... sobre isso... 

A Essência de um Found Footage

Todo Found Footage precisa ser realista. Essa é a razão pelas filmagens de baixa qualidade, amadoras ou trêmulas. O objetivo de mostrar que aquilo é ou foi real, é o que garante que o Found Footage é de boa qualidade ou não. Qualquer mínimo indicie de que as filmagens foram alteradas digitalmente, editadas ou que são falsas, torna todo o film uma enorme perda de tempo. Infelizmente, todos os found footages cometem o mesmo erro, ao tentar implementar algo extra no filme, deixando evidente que o mesmo foi editado, com sons orquestrais nas horas de sustos ou imagens digitais de monstros ou entidades incomuns. Um bom Found Footage é aquele que te faz acreditar nele, e não aquele que causa sustos ou medo. Alias, o maior medo ta no pós filme, que é quando o conteúdo provavelmente real que você acabou de visualizar, começa a te atormentar e te fazer questionar sobre sua realidade e veracidade. 

Enfim, esse filme conta a história de uma equipe de astronautas que viaja pra uma lua de um planeta distante, feito jamais realizado. Daí ao chegar la, da merd4 e eles descobrem vida alienígena la, fazendo com que geral morra. A história de Apollo 18 também é praticamente a mesma, onde os caras viajam pra uma lua e la descobre vida alienígena e morrem pra ela, fim. Mas o legal são as tomadas rápidas e realistas que te faz crer que aquilo pode ser real. Mas tanto em Europa quanto em Apollo, o mesmo erro foi cometido: Ao mostrar a dita entidade, a facilidade para filmá-la derruba o realismo, e não apenas percebe-se que os alienígenas são feitos por computador, como também que seria de certa forma impossível filmá-los. Infelizmente, são dois found footagens que também não recomendo, por serem de baixa qualidade e com enredo nada cativante.

Skinwalker Ranch


Esse filme conta a história de uma equipe paranormal que explora as maluquices que vem ocorrendo numa fazenda, onde o filho do fazendeiro foi abduzido na velocidade da luz, e pra variar, frente às câmeras. Bem... mais um filme que não vale a pena ver. Ele perde as estribeiras ao abandonar o próprio enredo e se tornar mais um filme de sustos rápidos e anestésicos. A história é resumidamente essa: Alienígenas abduzem pessoas, e as mesmas viram fantasmas e passam a assombrar outras pessoas, ajudando as mesmas a serem também abduzidas. 

Não vale a pena ver. Não só pelos efeitos de baixa qualidade, mas também porque o filme não convence. O enredo é até bonzinho, mas não prende, não comove nem nada do tipo. É só um filme com sustos que no final não mostra realismo nenhum.

Apartment 143


Eis um filme curioso. Ele conta a história de uma equipe paranormal de "Caçadores de Fantasmas" tentando descobrir o que vem assombrando uma família, composta por 1 pai, uma filha adolescente e um filho pentelho. A história se desenrola com a história da equipe paranormal com a da família, e os segredos vão sendo revelados com o passar do filme.

Apesar de ser um pouco convincente, e o trabalho de mostrar o lado mais real de tudo, as coisas desandam exatamente nos últimos 5 segundos do filme. Todo o trabalho pra manter o realismo é jogado fora, com 1 única cena. Aquele clássico clichê onde o filme sempre precisa "encerrar" com algo, ao invés de deixar o final aberto e na imaginação do espectador. Geralmente, um susto com alguma entidade paranormal atacando a última câmera é a modinha pra encerrar um found footage de péssima qualidade, ou até mesmo destruir todo o trabalho empenhado no mesmo. Esse "susto final" destrói o clima construído no filme, sempre destrói, sempre. 

Me lembro de Atividade Paranormal, um dos filmes found que eu mais curti, que em sua versão original não "encerrava" de forma clara. Ele mostrava várias coisas estranhas e sem nexo no fim, como a luz que pisca sem explicação alguma na sala ao fundo (que até hoje ainda me incomoda); ou a gritaria no andar de baixo, que não foi filmado, apenas teve o áudio capturado, deixando você livre pra imaginar o que aconteceu.

Eu mesmo fiquei impressionado com o filme e cheguei a pesquisar pra ver se era real mesmo, porque parecia real.

Os diretores se deram ao trabalho de deixar o negócio bem realista e até mascararam o histórico dos atores, na época. Porém, quando o filme foi pro cinema, a maior merd4 já imaginada foi feita. O final foi modificado, e todo aquele fim em aberto e imaginativo foi substituído pelo clichê do susto final, com a pessoa/monstro atacando a câmera. E como se não bastasse, pra piorar, na edição de DVD um novo final foi criado, mostrando a personagem, morta no final original, e desaparecida no final de cinema, cometendo suicídio frente a câmera.

O fato de terem criado 3 finais paralelos, e sem qualquer ligação, fez com que o filme jogasse fora todo o trabalho realista que tinha rendido 5 estrelas ao trabalho apresentado. É uma pena, mas todos os demais filmes de Atividade Paranormal foram uma droga, exatamente por isso. Eles tinham conseguido atingir o objetivo de um Found Footage, mas, só deus sabe porque, eles abandonaram e jogaram todo o trabalho fora.

Enfim, Apartment 143 faz o mesmo, mas num nível inferior, afinal o filme também é cheio de furos e falhas no enredo e efeitos especiais, que deixa meio a desejar. Mas no final tudo é de fato jogado no lixo, ao cometerem o mesmo erro que todos cometem =/

Chiling Visions 5 Senses of Fear


Pra fechar com chave de ouro, deixei esse pro fim. Eis um filme que me surpreendeu. Ele conta 5 histórias diferentes, cada uma vinculada a 1 dos 5 sentidos (Olfato, Visão, Tato, Paladar e Audição) e seu lado mais macabro e com um enredo que as liga no final. 

Pois bem, o último filme, voltado pro tema Audição, é no estilo Found Footage, e apesar do filme inteiro ser uma verdadeira obra hollywoodiana, e deixar bem claro isso, quando chega na sua forma Found Footage, ele convence. 

Sim, é um filme que tem uma pequena ponta Found, que simplesmente é realista e impressiona, além de te deixar com o quase extinto gostinho de "Isso é real?" na boca. Apesar de não ser nada num nível alarmante e talz, o filme me fez pesquisar sobre a verdade por trás do último vídeo, coisa que todo Found Footage procura, la no fundo, fazer. 

O mero questionamento sobre a provável veracidade do material assistido é o suficiente pra deixar o filme perfeito, ou ao menos numa qualidade aceitável. Eu nem vou comentar mais sobre esse filme, porque na real, recomendo que assista. É um filme muito legal, não assusta, mas te deixa pensativo, e esse é o espírito!

Aliás, o final desse filme é o final ideal para um found footage... 

E é isso, espero que tenha gostado, e se não gostou, me beija.

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Respostas
    1. Sério? Fiz corrido pra assistir Fairy Tail kkk... Mas valeu! Assim que eu tiver mais alguns filmes pra comentar eu o faço.

      Excluir
    2. "...e se não gostou, me beija." KKKKKKKKKKkkKkkkKkkkkKkkKkKkkkKkkkkKkkKkkkKkKkkkKkkkkk

      Excluir
  2. Esse Shady viu....
    "Se não gostou, me beija"
    Azideia....
    Kkk
    Mas gostei muito do artigo
    ^^
    Aliás, finalmente mais um Found Footage bom né?!
    É....eu odeio esses filmes que apelam para um lado mais
    S
    E
    X
    U
    A
    L
    ....
    Parece que eles não são bons o suficiente, parece não, eles não são, e por isso apelam!
    É uma merd4.....


    Mas enfim...
    Eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver, tudo que apela pra nudez ou sexualidade gratuíta perde força.

      E... perdão, com o tempo eu fui me controlando mais... rs...

      Feliz por ter gostado.

      Excluir
  3. Controlando o seu.....
    Instinto de reprodução?

    Kkkkkkkk
    Brinkadeira....
    Mas ficou engraçado mesmo assim rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instinto de... QUE!? kkkk...

      Não tenho como argumentar sr Wilson... kkk

      Excluir
  4. É cara.....eu sou estranho as vezes rsrs
    Vai se acostumando
    kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Mas que coment.......ah seu espin......

    ResponderExcluir
  6. Boas.....outras legais.....outras muito SENSACIONAIS......
    Vai variando.....
    Eu tô ancioso para quando chegar o artigo do A link to the past.....cara, eu vou fazer mó textaum lá kkk

    Eu tô cheio dos trabalhos escolares a serem feitos mas.....
    A.....
    Procrastinação.....kkkkkk
    E pra piorar tem seu blog que me prende o dia todo....só não fico o dia todo pq minha bunda iria ficar quadrada kkkkkkkkkk
    Mas sério cara teu blog é pior que droga! Kkkkkk

    Tô abandonado as cocaína of taime só por causa do senhor......
    Kkkkkkk
    Que porra de conversa é essa kk
    Mas sério.... adorei seu blog ^^

    Enfim, eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See yah!

    ELÉTRICO ( ͡⊙ ͜ʖ ͡⊙)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se fico feliz... kkk...

      Mas priorize os estudos sr!

      Ainda assim, aguardando por sua reação em the past.

      Excluir
  7. Eu falei, "ancioso" mas na verdade.....eu já li, mas faz "tanto" (tanto.....tanto pra uma pessoa com a memória da Dori kkk)
    Tempo, que já esqueci.....kkk
    Mas ainda.....farei um TEXTAUM!
    Ou não, vai sabe, bate um desanimo dexgraçado e aí não escrevo nada....sla, possibilidades....


    Eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See yah!


    (Mano, que isso, a minha assinatura já mudou umas 6 vezes só nessa semana kkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura sr Wilson. Me identifico com a falta de memória.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)