Uma verdade sobre Ragnarok Online - bRO e a Chegada de Ragnarök.

Pode parecer óbvio e, bem, tecnicamente é óbvio. Mas o jogo está praticamente morto.





É triste ver que um mmo que suportou de tudo por tantos anos infelizmente está nos seus últimos dias no Brasil, mas é uma realidade cada vez mais próxima.



Eu jogo Ragnarok a anos, e é o único mmorpg que conseguiu me prender e me divertir de verdade. O principal fator disso são os outros jogadores, que me motivaram a continuar jogando, só para ajudá-los, compartilhar historinhas, pseudo-aventuras, etc.



O jogo ainda ta no auge de desenvolvimento (atualmente se encontra na atualização 15.2, isso nos servidores gringos). Porém aqui no Brasil, o jogo foi completamente abandonado pela distribuidora nacional, e a cada dia, o número de jogadores diminui mais e mais, e como todos sabem, o fim de um MMORPG se da a partir do momento que o número de jogadores passa a diminuir.



Curioso que Ragnarok Online é um jogo muito simples, porém bem viciante, e entretém facilmente, fazendo com que você abandone horas de sua vida real pra sustentar sua "vida" virtual. É uma loucura.


O caso é que, Ragnarok ainda é um jogo muito bom, e ainda recebe a mesma atenção que em seus primórdios, com direito a novidades semanais, atualizações impecáveis, bugs novos (e correções novas), histórias renovadas, quests novas, etc. Mas isso é uma realidade que para os brasileiros está muito distante.



A Gravity, que desenvolve e atualiza o jogo, constantemente traz novos conteúdos, cria eventos interessantes, apresentar mapas novos, personagens novos, habilidades novas, histórias novas e por fim, itens novos.


Já nossa representante brasileira, constantemente traz... itens novos. ( Em geral, chapéus simples e sem nexo algum ou ovos sortidos, que trazem itens aleatórios, ambos vendidos sempre por Rops, a moeda 'privada' do jogo)



Não é preciso ser um gênio pra perceber o tamanho desdém por parte do distribuidor do jogo no Brasil, a ponto de ignorar completamente qualquer novidade real, ou simplesmente abrir mão delas, e tentando "enganar" os jogadores com itens bobinhos e as vezes até sem nexo algum, com relação ao estado atual do jogo nos servidores brasileiros e o estado atual do jogo nos demais servidores pelo mundo.



Digo isso porque nesses demais servidores espalhados pelo mundo, realmente há uma enorme preocupação em manter o jogo sempre atualizado, ou ao menos manter os jogadores atualizados sobre o jogo, e no quesito suporte, essas outras distribuidoras se importam ou tentam importar com a opinião de seus clientes, os jogadores, e caso não consigam trazer material frequentemente atualizado e novo pro jogo, ao menos tentam explicar os porquês.




Aqui não há preocupação algum sobre a opinião dos jogadores, eles apenas são ignorados. Um exemplo:



Atualmente há um blog chamado bLU!G, voltado para informações obre novidades acerca dos jogos de uma tal empresa, dentre eles, o Ragnarok Online. Pois bem, quando surge alguma informação sobre o Ragnarok, há uma opção de comentar sobre a novidade, caso você critique a empresa ou a tal novidade, você é totalmente censurado, seu comentário apagado e você simplesmente paga uma de otário, por ter acreditado que podia ser ouvido.



Eu mesmo fui um desses otários várias vezes, que não sei porque, ainda acredita que a empresinha virtual vai de repente ter uma iluminação astral e passar a se importar com os jogadores. Óbvio que sempre errei e minha opinião, como as dos demais jogadores bobinhos, de nada importa... enfim...



Eu comentei o seguinte lá:

Um cara chamado Lohan Wayne respondeu um dos comentários, mencionando que o jogador precisaria explorar a imensidão de 9 anos de existência do Ragnarok para então ter direito de falar. Essa foi minha esposta:



"Lohan Wayne Mas hein?! É piada isso? 'Explorar a imensidão de 9 anos' quem ver acha que faz alguma diferença isso. A Lug fez questão de tirar a exp de todas as quests do Rag! Também parou de se importar com os jogadores, e passou a vender e vender... Bons eram os tempos onde de fato vinha algo nas manutenções... quests novas, eventos divertidos, histórias, hats fabricáveis... coisas que de fato sumiram tem uns 3 anos. Natal chegando, 2013, sem quest alguma! Aliás, quests deixaram de fazer parte do bro... pergunte a qualquer um dos atuais jogadores se conhecem se quer a história de Morroc, ou da tão mencionada fundação Rekember... ou talvez o que é um Manuk... ou vamos cavar bem fundo: Quem são os heróis do Rock!


Patético man, tentar passar moral que não tem... dizer que o rag ainda traz alguma novidade pro jogo em si, e não somente pro mercado mercenário atual. 



Haters xingarão, dirão que 'Servidor Gratuito, ainda reclama por quererem ganhar em cima', mas o Thor existe tem uns 7 anos se não me engano, e a Lug demonstrava interesse em entreter os jogadores no inicio... atualmente isso morreu, junto com o sistema de up, WoEs (que estão mais bugadas que tudo), e o pvp, logo logo também morre... (RBC?)


Sendo totalmente realista:


A alguns anos, houveram alguns eventos que mobilizaram o Rag inteiro e nunca saíram das memórias maravilhosas desse jogo, no passado.


Um deles foi o evento dos Zumbis, onde lançaram uma quest com direito a mapa personalizado em Payon, sem pé nem cabeça, porém divertidissima, como forma de promover o filme do Resident Evil.


Períodos de 2xp? Eram comuns, e todos aproveitavam. Não apenas quem pagava, mas todos. Não é querendo pagar uma de pobrão... mas eu jogo em servidor Gratuíto! Se quisesse (ou pudesse) pagar, eu iria no Odin. O mínimo que consigo, invisto... mas de que adianta se o jogo em si ta quase morto? Acham que to dizendo bobagem? Que seja, só to dizendo o que eu acho. 




Muita gente reclama que o rag mudou, que ta completamente zoado, e tudo mais. Eu jogo a 6 anos, sem parar, e vi tanto o lado bom quanto o ruim. Ragnarok tinha como falha o número absurdo de bots... hoje em dia... quem liga pros bots? O jogo inteiro é a falha. Triste isso, mas é a pura verdade. 



'Não gosta, então não joga' Fato... mas ainda tenho amigos, poucos, mas tenho, com os quais ainda da pra me divertir. Não pelo jogo, porque o rag ta muito ferrado... bugs... travadas.... erros.... dcs.... quests nerfadas.... habilidades nerfadas.... exp completamente zoada.... 




Ah.. eh, esses dias eu fiz a quest de acesso a Mora... bem legal, eu passei por um labirinto chato pacas, lutei contra monstros com mais de 150k de hp cada, enfrentei um mvp! Fraco, mas MVP! E no final quase upei... com os 600k de exp ^^... isso se não falar de Brasilis... alias, alguém ainda visita as ilhas? Ayathoya, Amatsu, Loyang, Kunlun? Além dos bots é claro... tipo os RKs que ficam no 3° andar de Kunlun... poxa... Moscovia era tão legal! As cerejeiras lindas de Amatsu, com sua música serena.... as miniaturas das cidades de Midgard na ilha de Kunlun.... A montanha em Loyang, que dá pra gritar pra todo mundo ouvir! O Labirinto maluco que da pra se afogar em Ayathoya. A Baleia que pisca em Moscovia! Jawaii, Dewata, Malaya... mapas novos... quase abandonados. (Exceto Malaya, que parece ser a única cidade/quest compilation de Midgard, que foi corretamente adaptada pro Renewall) Coisas simples, que fazem parte da 'Imensidão de 9 anos' de um Ragnarok que foi deixado de lado.



Eu... eu posso dizer que explorei o jogo. Eu conheço tudo... eu me diverti muito me aventurando pelos 3 continentes... eu conheço a história do projeto Global... Eu vi Morroc afundar, alias, eu era um dos mercenarios! Eu já fui espião de Shwatswaltzlubsk, já tirei onda na cara do irmão da Papisa! Já desci o porrete no Tristan III, e alias, eu ajudei a escolherem seu sucessor! Eu capturei a Gang Z! Eu...



Eu sinto pena dos novos jogadores, que infelizmente não tiveram a oportunidade de conhecer o imenso universo de Ragnarok. Sinto pena pelo fato de todos acharem que PvP é o foco do jogo. Fico triste por eles, que não tiveram a chance de conhecer a diversão real de Ragnarok.


Vocês cegaram eles, e impossibilitaram eles de explorarem o vasto universo de Ragnarok.



Sinto pena de quem leu isso aqui, e me acha um otário. Só escrevi o que sinto e penso. Bom jogo!



Let's Rock! (Saudades de quando anunciavam grandes conquistas seguidas dessa frase ^^)"


É mais evidente que meu comentário foi deletado e consequentemente, ignorado. Alias, eu não entendo pra que ainda tento expor minha opinião... inocência ao extremo... ou burrice mesmo... que seja.


Mas se você leu e entendeu essa crítica, deve ter concordado com parte se não tudo dele. Aliás, se você ta lendo isso e chegou até aqui... provavelmente concorda com tudo que to falando, afinal tem saco de continuar lendo.


Enfim, o título sugere que irei falar alguma curiosidade sobre Ragnarok Online e depois, revelar o ponto onde o "Ragnarök" se iniciará. E eu não irei deixar isso batido, vou direto ao ponto.


Ragnarök é, resumidamente (um resumo de bost4) é o Apocalipse Nórdico.



Pra quem não sabe (ainda tem quem não sabe?) Ragnarok Online é inspirado na Mitologia Nórdica, aquela onde Odin, Thor e Loki são da Marvel e talz (kkk). Nessa Mitologia, o fim do mundo seria uma enorme guerra entre os deuses e seres mitológicos, que ocorreria no nosso mundo, a Terra que pra eles tem outro nome, sei la, mas enfim, essa guerra faria geral morrer, e seria o real apocalipse e fim do mundo como conhecemos. Esse período/evento se chama Ragnarök.



Ragnarok Online foi inspirado numa obra feita por Lee Myung-Jin, um carinha que fez um mangá, que deu tão certo que virou anime e vários jogos, o principal e mais famoso sendo o RO. A história base do mangá conta a aventura de heróis em meio ao inicio do fim do mundo nórdico. Os heróis são os deuses nórdicos e suas aventuras registram o inicio do fim. Algo assim, eu não li, nem pretendo ler. Também não assisti o anime, e nem pretendo assistir, e só to mencionando isso aqui como forma de chegar ao meu ponto. (Aliás, eu provavelmente errei muito ao forçar um resumo supremo, e todas minhas citações são bem fracas e mal suportadas, e caso você tenha se sentido ofendido, foi mal, me chama de lug e finge que me importo).


Enfim, o jogo passou por inúmeras alterações, acréscimos e modificações malucas, tantas que atualmente, estamos num período onde Arqueiros interagem e até lutam contra Robos Gigantes e Pistoleiros.


Mas se você conheceu o jogo no inicio, deve lembrar de uma coisinha legal que você tinha de fazer antes de jogar. Tinha um teste vocacional online, antes de você decidir qual classe seu personagem seria. Nesse teste, você respondia várias perguntas e no final, o npc te dizia com qual classe seu perfil se encaixava e por fim, você recebia a permissão de se tornar o que o npc recomendou ou apenas ignorar isso e virar o que quisesse.


Isso era bem manjado, porque normalmente você começava a jogar sem conhecer nada do jogo, e o teste te deixava animado, pois o jogo passava a ideia de que todos teriam um lugar nele, e seu perfil tinha uma definição e espaço predeterminado. Fod4 né!?



Hoje em dia, você só precisa ler tudo o que os npcs resumem e fingir que ta fazendo missões, e depois, nem precisa conhecer a classe nova, só fala com o npc que ele te converte no que você quiser.



Antes, tinha quests pra cada classe que você se tornaria, e você tinha que compreender a essência do personagem para continuar e se converter nele, estilo um RPG. Hoje em dia não mais, e essas mudanças se deram após uma das fases mais deturbadas do jogo, chamada Renewall.



Durante essa faze, classes novas foram implementadas, sendo cada uma evolução das classes pré existentes, e apesar de ter sido algo que agradaria a todos, afinal, o universo seria expandido, o jogo passou por mudanças em sua programação e tudo, absolutamente tudo nele foi alterado, incluindo sistema de evolução, caça, luta contra outros jogadores, luta contra chefões, missões, etc.



Toda a essência RPG dele foi perdida, ou ignorada, mas a Gravity, que foi quem tomou tais decisões, tenta até hoje reparar esse erro, e adaptar corretamente o jogo para essa nova e atormentadora fase. Daí vem o que eu mencionei la em cima, das várias manutenções e atualizações, bugs e talz. O jogo passa por isso até hoje e ainda se encontra em período de adaptação. 



As missões, que foram reescritas ou tiveram suas premiações má convertidas para esse novo universo estão, até hoje, recebendo atualizações. As classes novas ainda estão sendo estudadas e adaptadas aos poucos para o jogo. Todo o jogo está sendo "redesenhado" para, talvez, recuperar sua essência RPG. E apesar de demorado e chato, esse período de adaptação está prosseguindo com sucesso, lá fora. Aqui, não há mais preocupação alguma com novidades no jogo, ou correções, apenas abriram mão dele e... la vai eu de novo criticando o jogo... ai ai...



Mas enfim, o jogo tinha esse universo Role Play, por incrível que pareça.



Onde quero chegar com tudo isso? Simples, A Grande Revelação



Ragnarok Online nada mais é que o recrutamento de soldados para a grande guerra nórdica.



Sim, por incrível que pareça, esse é o grande segredo sobre o jogo.



Duvida? Vamos aos fatos:



1° Quando você inicia sua aventura no jogo, você é desde o inicio chamado de "Herói", ainda como Aprendiz. Pois bem, o termo herói é dado à pessoas com grandes feitos, que superaram as expectativas e de fato salvaram o mundo, ou superaram uma (ou mais) difícil(eis) situação(ões).


Se você começou sua aventura agora, como pode ser chamado de herói?

A resposta é muito simples: Você já realizou o grande feito de ser recrutado para lutar na grande guerra. Apesar de ser somente um aprendiz, você já superou a condição humana atual e se tornou digno de lutar em meio aos próprios deuses.

2° Durante o jogo você recebe a capacidade de "upar" ao eliminar diferentes criaturas, umas mais poderosas que as outras. Ao upar, você se torna mais habilidoso e pode, se quiser, lutar contra outros jogadores, provando ser mais forte que eles (ou não).



Agora pense: Qual o sentido em se tornar forte, unicamente para derrotar demais aventureiros e heróis, e ainda ser recompensado por isso?

Provar que você é mais forte que os outros te torna superior à eles? Num mundo onde a guerra é o futuro sim.

3° Desde o inicio, você não tem família, mas durante o jogo você pode se quiser, se casar e até adotar outro aventureiro, que é convertido em uma criança.


Qual o sentido em adotar uma criança, se você poderia criá-la? E, de onde você veio, se você não tem família?

É confuso porém muito simples: Ao se cadastrar no projeto Ragnarok, você tem todo seu histórico apagado, e se torna uma maquina de guerra perfeita, sem recordações afetivas, nem nada do tipo. Porém, isso não significa que você não desenvolverá esses sentimentos, afinal, durante todo o treinamento, você conhece outras pessoas, interage, luta, e talvez até se apaixone.

Casamento e adoção são meras simulações, criadas para que você exponha seus sentimentos fraternais e amorosos, mesmo num período de guerra, porém totalmente sob seu controle.

4° Tudo gira em torno de magia, mesmo os "ataques físicos" possuem efeitos "mágicos".


Tudo isso, esses shows de luzes, são na verdade parte da grande simulação. São apenas efeitos visuais, para mascarar as reais repercussões de suas ações. Afinal, se você corta alguém, sai sangue, você se assusta, você se enoja. Mas se ao cortar alguém, sai luzes, explosões lindas, você se empolga, e corta mais e mais.

Isso é uma forma básica de "lavagem cerebral" ou preparação militar. Você é de fato estimulado a causar mais e mais dano, para concluir sua missão com perfeição e aniquilar toda e qualquer criatura, não importa sua forma, não importa sua reação. Você precisa matar a todos, a menos que eles sejam do seu grupo, clã, equipe... ou seja, a menos que eles sejam seus colegas de batalha.

5° Morte, você não morre, mesmo depois de ser totalmente aniquilado.



De fato, você não pode morrer, e caso você fique desacordado, você é levado magicamente para seu "Ponto de Retorno", seu último ponto salvo, seu ponto de segurança. Isso na verdade ocorre pra te incentivar a não temer a morte, e estar preparado para tudo, mesmo que isso te mate. Você é treinado pra acreditar que nunca morrerá, mesmo se chegar muito perto da morte. Mas isso não é real.

6° Você desloga e reloga, você tem vários personagens, você tem várias classes, então, quem é você?



Talvez uma das partes mais simples de se explicar: Já viu Matrix? Fim.

Basicamente é isso, a pessoa real, por trás dos personagens, e claro, ignorando o fato de que na verdade isso é só um jogo e a pessoa real é você mesmo, seria uma pessoa conceitual, que estaria por trás do controle desses personagens. Na verdade, o herói está desacordado, e sua mente está sendo treinada para a luta. Todo o jogo é um simulador. Todo o mundo de Ragnarok é só uma enorme simulação de batalha. Seria como um Matrix misturado com Digimon e Avatar... kákáká (kkkk)

7° Ragnarök



Simulação de Realidade e Guerra e Jogo Online, será mesmo tão fictício?

Pense bem,  você se diverte lutando ao lado de seus amigos, matando monstros, interagindo. Você sempre tem a chance de recomeçar seu treinamento, e por mais que erre, você sempre poderá começar de novo, e corrigir seus erros. Suas maiores perdas são seus equipamentos e contatos, que são as coisas das quais você abre mão ou é impedindo de alcançar, caso algo de errado e sua "conta" seja, hackeada, ou você cometa algum erro que te leve a este fim.

Você é treinado a aceitar perdas, mas mesmo assim, sua mente foi treinada e seu conhecimento foi concretado. Suas aventuras estarão vivas pra sempre, em sua mente, em suas memórias. Não é esse o conceito de treinamento?

Apesar de realidade, pseudo-realidade e falsa realidade serem totalmente distintas... as 3 se ligam na hipótese de que, talvez, você esteja vivenciando as três.

Se hoje, ao acordar, você saísse de casa e visse um Poring saltitando, você se assustaria? Você fugiria? Se você conhece Ragnarok, não, porque você foi treinado pra isso. Se, por acaso, a grande guerra nórdica de fato começar, você está pronto para lutar?

Bem... esse post foi bem maluco eu sei, se você leu tudo isso deve tar me achando um retardado, e eu concordo plenamente com você, eu sou louco. Mas na verdade essa foi só uma forma de desabafo, onde tentei expor minhas idéias, paranoias, críticas e opinião.

Concordando comigo ou não, essa é a minha opinião.

É isso! Desculpe pela enrolação! Da até desânimo escrever isso aqui porque me sinto um inútil fazendo isso... mas sei la, deu vontade de fazer... e eu fiz.


E tem gente que lê e escreve cada merd4 na net... esses dias vi um cara que escreveu um post sobre uma descoberta mirabolante do filme "Esqueceram de Mim", onde o cara mostra a imagem do lixo com a passagem do moleque que é esquecido em casa... detalhe que o lixo foi filmado e teve alguns segundos de prioridade no filme, com a passagem a amostra... isso é meio que... subliminar né? Da até medo de pensar que... nossa... os pais do menino jogaram a passagem dele fora... isso gera tantas teorias conspiratórias... será que é uma mensagem alienígena?  Ou será que os diretores falaram "Filme o lixo com a passagem dentro num corte rápido, porque é parte do roteiro filmar o lixo com a passagem do menino dentro, num corte rápido, para validar o roteiro subsequente... lol.!" Será que o cara se empolgou de mais com a incrível descoberta e anunciou algo totalmente estúpido? Hehe... eu escrevi esse lixo de post (como todos os demais posts que já escrevi, que são lixos) e ainda venho criticar o post dos outros... eeeeh vida.

Desculpe por essa merd4

Postar um comentário

34 Comentários

  1. Ae cara eu concordo com o que vc disse sobre a LUG, ela quase não dá a mínima pros jogadores do Thor, e quando aparece algo no servidor é só com rops

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso vem piorando conforme os dias passam... eu parei de jogar... E saca o pior? Recentemente li num blog gringo que o kRO ta voltando as origens do Rag, enquanto os demais servidores pelo mundo estão se afastando das origens. O bRO deve estar fazendo o que? Construindo um muro em volta ladrilhado com cacos de lego!

      Excluir
  2. Continuação... Tem até umas vezes que eles fazem umas quests para todos como essa do natal, mas ainda vem com problemas como a demora dos gatos invisíveis (sem falar que é pra separar casais no natal ._.)... ah e eu sou o Felipecl02 o cara que te avisou sobre o lvl mínimo da quest e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw pelo toque, e man, se eu te disser que não foi a lug quem fez a quest do natal? Eles adaptaram a quest do evento Natalino la de fora, e mesmo assim, eles trouxeram ela mal programada, e com um bug que já tinha sido corrigido la fora. E tipo, saca essas telas de loading? La fora, o evento foi completo, com direito a anúncio por broadcast, invasões, etc etc.

      E não é só no Thor. Asgard ta passando exatamente pelo mesmo abandono e desdém. E Odin? vish... o bRO em si ta em péssimos lençóis. E a Lug não da a mínima pra isso, com ose o rag fosse um joguinho qualquer. Lembrando que uma das principais fontes de lucro pra essa empresa é o RO.

      O que me deixou arrasado foi ver que, mesmo em tempos de festas, a conduta da lug é exatamente a mesma: Não tão nem ai pro servidor.

      Repare no anúncio de término da manutenção. Eles toda semana, anunciam bugs, erros, defeitos conhecidos e talz, e nunca resolvem. Coisas que, um servidor/provedor deveria dar conta de corrigir, a lug apenas ignora. Alias, nem isso, eles sabem que tem problemas, mas não querem resolver, parece que de fato não querem.

      Excluir
  3. Seria bom se a empresa responsável pelo Ragnarok no Brasil mudasse... Para mim Ragnarok é o melhor jogo online e não queria que ele fosse esquecido ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, depois de desabafar eu refleti. Não tem como a Lug trazer conteúdo, sendo que o bRO ta muito atrasado no quesito episódios.

      As novidades que chegam no kro e iro, estão muita à frente do bro, por conta dos episódios. Como la eles focam os episódios mais recentes e o acréscimo de conteúdo é voltado a esses episódios, ao traduzir não tem como implementar, pois os episódios estão inativos aqui. Seria como implementar uma atualização que não surtiria efeito algum.

      Mas o erro da lug ta em fingir que ta tudo certo e nem se quer informar os jogadores. Deixar as manutenções semanais omo mero período simbólico de suporte é errado. Se não irão fazer alterações reais no jogo, não informem manutenção. O Rag antes era melhor pq toda semana as novidades chegavam, agora pelo atraso, as novidades não vem e pra piorar, a lug finge que não tem nada errado, ao invés de dar explicações aos jogadores, afinal eles não tem apenas a tarefa de traduzir e implementar conteúdo, cabe à lug também atualizar e dar suporte aos jogadores.

      Excluir
  4. As cara faça uns posts falando sobre curiosidades de ragnarok que ninguém sabe ou já foram esquecidas, já que você é um jogador antigo deve saber várias! Seria legal postar essas coisas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo a se pensar amigo... porém eu não sou nenhum conhecedor de segredos mirabolantes de Ragnarok. E apesar de ter muitas histórias, aventuras, curiosidades e coisas inacreditaveis, ninguém daria crédito a isso ^^. Eu já fiz e descobri de tudo no jogo.... mas perdi boa parte dos registros dessas coisas. Já tive 3 pcs, e queimei o primeiro HD, nele contendo inúmeras fotos e registros inacreditáveis rs... eu to com ele até hoje, guardado, vai que um dia eu descubro como resgatar a memória dele, mesmo que uma parte.... eu tinha umas fotos intimas da minha ex que... deixa queto... enfim... eu não sei se consigo ^^" E se eu conseguir, será que alguém vai se dar ao trabalho de ler?

      Bem, aproveitando que você ta afim disso, aqui vai uma curiosidade dessa Imensidão de 9 Anos (^^):

      Se você reparou nas imagens, deve ter visto uma sequencia onde são apresentados personagens masculinos e femininos. Pois bem, esses personagens são os mesmos.

      Durante uma fase em Ragnarok, ocorreu um bug que agravou o sistema de castigo das guilds. Sobre esse sistema em questão: Já reparou que se um personagem fica muito tempo sem logar, seu nick no clã aparece vinculado a sua classe, porém a mesma do sexo oposto!? Sim, é um tipo de castigo para os inativos, onde se ele for masculino, fica registrado como feminino, e vice versa, exceto no caso da classe do sexo oposto ser também uma classe oposta, nova, como no caso do Bardo e Odalisca, onde apesar de serem equivalentes de sexos opostos, diferente das demais classes, eles são classes com habilidades, equipamentos e formas de jogo diferentes, ou até em comum.

      Pois bem, durante algumas semanas ocorreu um bug no jogo, onde ao logar um personagem, você poderia ser bloqueado por alguns instantes ou simplesmente, seu personagem surgia do sexo oposto. Meninas viravam meninos, meninos viravam meninas. Chegou a ocorrer um casamento Gay, sim, um casal de persoangens do mesmo sexo (Originalmente) durante o bug se casaram, e depois, viraram o primeiro e único casal gay de midgard! (Porém ambos foram punidos e castigados por bug exploit, claro, não desmerecendo o grande feito!)

      Bem, eu tive a sorte de registrar esse momento, e tirei muitas fotos mesmo, mais de 100... porém perdi a maioria, só salvei as que eu postei no orkut, pra mostrar pra amigos da epoca.

      Inacreditável não? Se a foto não tivesse ali, você acreditaria?

      Os bugs antigos eram coisas surreais kkk... eu conheço outros... se quiser saber, só responder que farei questão de conta-los, mas há coisas que você terá de confiar em minha palavra pra acreditar, e pode acreditar, vai ser difícil acreditar! (Acredita?)

      Ps.: Alguns personagens eu não consegui logar durante o período de bug, como meu Bardo, Shady =/ Ele não podia ser convertido em Odalisca, pois é uma classe diferente além de oposta. Daí, os personagens que estavam na mesma guia dele (O Aprendiz =/) Também não podiam ser acessados, pois quando se passava pra guia dele, se o bug tivesse ativo e a acc estivesse afeminada, dava Erro Gravity, devido o erro de sprite fantasma, e o jogo fechava sozinho. Triste não? Eu já fui gay com todos meus chares, menos o Aprendiz e o Bardo... snif...

      Excluir
  5. Uau essa screen shoot da pessoa furtando um monstro e ganhando carta é épica! (Mesmo sendo carta stapo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Épico... é a historia por traz dela.

      Essa pessoa, se você reparou, é um Aprendiz. E ele está no servidor Thor, logo, é um aprendiz usando Furto nivel 1, num monstro e pegando a carta. Pra piorar/melhorar, essa não é uma carta qualquer. Se você olhar a data da imagem, e ver a data em que a Carta dropada foi implementada, vai perceber que foi 1 dia após a mesma ser adicionada ao servidor Thor. E como se não fosse o bastante, a Carta furtada é uma das cartas objetivadas desse aprendiz em questão. Ela é a Carta Stapo, que permite usar Procurar e Arremessar Pedras, e esse Aprendiz é um colecionador de habilidades. Daí o fato dele usar Furto nivel 1, que é uma habilidade obtida com a Carta Coringa.

      Resumindo: Um Aprendiz Colecionador de Habilidades, Dropando Uma Carta 1 Dia Após Ela Ser Liberada No Servidor, Sendo Esta a Primeira Carta Stapo Dropada No Servidor Thor, Que Foi Pega De Propósito, Afinal Ela Equivale A Duas Habilidades Novas Para A Coleção, E Para Variar, Conquistada Com Furto Nivel 1, Também Uma Das Habilidades Da Coleção.

      Reparou no nível de fod1sse? Como eu sei disso? Simples, eu sou o Aprendiz. Eu estava la ^^.

      Excluir
  6. divulgantemorte.blogspot.com.br/2013/12Kkkk até o ragnarok está aprovando casamento gay agora e.e... Mas então cara eu gostaria de saber mais sobre isso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, eu escrevi um post sobre isso, contando um pouco mais... ao menos mais organizado, qualquer coisa pergunte la.

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2014/01/algumas-coisas-do-passado-do-ragnarok.html

      Excluir
  7. Não sei pq apareceu o nome do site no meu comentário anterior kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendi, acho que você sem querer colou o link... sei la.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do comentário sobre Ragnarok (também concordo), só queria saber mais do seus feitos... como é a primeira vez nesse set não sei se vou entrar novamente... mas fica para os próximos leitores e talvez eu...
    PS: adorei seu comentários, abriu muito a minha mente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia... quem sabe eu conte um pouco sobre o Homunculus que virou um Alquimista....

      Excluir
  10. "ragnarok um jogo morto" é bizarro mas....doi meu coração ouvir isso,significa que este jogo cria laços
    Andei a internet inteira a procura de alguma esperença para este jogo ñ estar morto, mas acabei encontrando uma tesouro que me da animo saber.
    Seu texto é otimo, nunca pensei que encontraria isso... Queria ter participado dos princípios tambem

    ResponderExcluir
  11. Acho que muita gente senti isso mesmo Shady. Rag foi um grande jogo que parece que se banhou num mar de erros.
    Poucos mmorpgs tem um estilo próprio e eh tao convidativo para fazer amigos. Tem mmorpgs que vc joga sem nunca nem falar com ninguem, eh incrivel.
    Mas dificilmente o rag voltará a gloria do passado, erros não são perdoados nessa vida =/

    Por D. Criador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.

      É triste porém é uma verdade, e infelizmente os bons tempos se foram. Ainda assim, eu mantenho a chama da esperança acesa pra uma série de coisas, dentre elas o triunfal retorno de Ragnarok... vai que um dia rola né.

      Excluir
  12. Odeio ler este post, não porque eu não concordo com ele mas sim pois eu não tenho o conhecimento a experiência para dizer algo.

    Uma das minhas maiores decepções na internet foi ter tido acesso à ela tardiamente perdendo essas fazes épicas de gunbound ou ragnarok e até mesmo PW, sim eu perdi tudo mas principalmente o ragnarok que já tentei jogar o jogo em fase terminal e não tive paciência para continuar no jogo e tentar entende-lo mas é um jogo que nossa... eu sinto que ele exala nostalgia, uma nostalgia que infelizmente não posso identificar ou sentir pois não joguei os tempos épicos desse jogo e não tenho mais paciência para nenhum jogo, hoje eu com meus 24 anos não engulo nenhum jogo por mais que eu tente o simples ato de logar me da tédio...

    Parabéns pelo post bem curiosa as teorias e bem colocadas as criticas, tenho desprezo pela lug pois joguei Lunia e Dofus, e ambos a Level simplesmente jogou no lixo, Lunia foi tirado do ar pois não dava lucro e Dofus a Level abandonou, não atualizava o site, o jogo cheio de boots sem evento algum, então nós os players fizemos um ultimato e a empresa Ankama quebrou contrato tirando o jogo da Level, o que foi a melhor coisa, única coisa ruim foi tradução... ficamos um bom tempo recebendo conteúdo em inglês mas já joguei ragnarok e notei algumas falas em inglês, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Allan... ler suas palavras me deixou um pouco triste. pois lembrei das melhores e piores coisas sobre esse mmorpg. Eu tinha tantos planos envolvendo esse título... mas... vi que não valia a pena... Ragnarok perdeu o brilho.

      Partilho contigo a sensação de tédio ao logar, e acredite, apesar de nenhum dos meus amigos, conhecidos, colegas, ou parceiros de jogo logarem mais, eu ainda o faço, uma vez a cada atualização, por 5 minutos, no máximo... com a esperança de ver algo que me atraia de volta pro mundo online... mas... a cada semana essa esperança morre um pouco, e hoje em dia eu simplesmente não sinto vontade alguma de se quer logar.

      Recentemente rolou compensação pelas instabilidades dos servidores, e todos que logaram durante o período dos problemas ganharam itens que, no passado, eram lendários e raros (um deles oferece experiencia). Eu ganhei, por ter logado 1 vez... e acredite, eu nem se quer imaginava que tava com problemas no servidor... pra mim tava igual. Ainda por cima, um dos itens da compensação era um pré-requisito de uma quest que tava rolando, de um evento de um chapéu visual... que eu nem se quer sonhava que existia. Isso porque mantive a atenção focada no site, mas até mesmo ele não divulga as coisas de forma decente...

      Enfim, o jogo ta morto, e apodrecendo a cada dia mais... a luz dele não volta, é impossível que volte... nada que façam pode trazer Ragnarok de volta ao que era... como você mesmo percebeu, não da vontade de se manter online, nenhum atrativo... Antes, as Guerras do Emperium (que eu odiava) eram uma das maiores motivações... hoje eu sinto um pouco de pena de quem participa delas... é sem sentido algum... mas... eu tive boas experiências... e ao menos o passado do rag, os sentimentos e recordações do jogo, ainda mantém-se vivos na minha mente rs...

      Saudades de Ragnarok.

      Flw sr! E seja bem vindo.

      Excluir
  13. Gostei da abordagem, na verdade, eu continuo gastando no game, comprando rops e kks, nem tenho mais tanta alegria de jogar, é chato pra ser sincero, mas eu continuo por rotina, anos assim... triste se olhar por esse lado :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias eu joguei Ragnarok 2, gostei, levei um char até o lvl máximo, depois parei de jogar e loguei no RO... criei um clã, achei alguns amigos la, pensei em voltar pra valer... mas o jogo não segura mais a gente.

      É triste, mas RO ta morto =/ (principalmente com a horrível administração)

      Excluir
  14. Triste :/

    Pra mim o maior problema foi a gravity querer mudar a essência do rag, sim, eu sei que o jogo é velho, mas pra mim o problema veio com a renovação. Ragnarok é um jogo legitimo de grind, tudo vem com base em matar monstro, ai a ideia da renovação foi deixar o ragnarok do mesmo jeito que os vários outros mmo da vida: quests e mais quests.
    Penso também que o pior foram as terceiras classes, eu simplesmente não vejo nenhuma ligação entre elas e as segundas/trans, por exemplo, o cara era um arqueiro na 1ª classe, na 2ª vira um caçador, e como trans vira um sniper, a relação entre todas persiste, são evoluções que se complementam, não há necessariamente vc olhar pra alguma skill de hunter e dizer que ficou inútil pro sniper, eu sei que pode ficar mais fraca em relação a outra skill, mas inútil não, já na renovação várias terceiras classes mudaram muito em relação ao antecessor, um RG simplesmente não precisa usar nenhuma skill de templário, ou um RK tem skills que simplesmente sobrepujam as de um lord...

    No mais é isso, se a gravity tivesse investido a fórmula do rag 1 no rag 2 talvez fosse diferente, mas quiseram criar um clone do wow como se isso fosse atrair milhares de jogadores, enfim, deu no que deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, concordo plenamente sr.

      Tipo, Mecânicos literalmente inutilizam habilidades de ferreiro e mestre ferreiro (o robô n permite usar skills inferiores).

      O pior é que, na tentativa de mostrar o quão as terceiras classes são poderosas, a Gravity diminuiu o poder das classes 2 e trans. Eles simplesmente enfraqueceram (nerfaram) todas as classes do jogo pra dar um poder considerado absurdo para as novas classes, mas na verdade nem era la grande coisa. O pior, o pior de tudo, foi a regra ditadora de onde deve-se caçar. A liberdade dos jogadores morreu com Renovação.

      Antes, era divertido viajar pelos milhões de mapas que existem, caçar as muitas criaturas diferentes, entrar nas ilhas, conhecer suas histórias. Agora, ou você caça determinado monstro, ou não caça. As quests também, de todos os mapas, foram completamente inutilizadas. Quests que premiavam o muito tempo gasto para completa-las com 1.000.000 de Exp, agora dão 100.000! Isso simplesmente ridicularizou todas as quests até Renovação. As únicas que dão uma exp legal, são as que vieram depois.

      Eu me lembro de ter tido muitas aventuras por Rune Midgard e as ilhas. Eu conheci praticamente todas as quests e histórias do jogo. Sou da época que Morroc ainda tinha um castelo cercado por água. Me lembro de ter passado meses caçando em Moskóvia no lançamento, de ter explorado Louyang e descoberto a grande montanha dos ecos. Ter passado dias lutando com meu Violão da Mãe Terra e um Escudo com Pessegueira Encantadas nos Petites Voadores, numa época que ele viviam no Monte Mjolnir. Sr, hoje todos os mapas estão simplesmente vazios. Você encontra jogadores apenas nos mapas do "guia" da gravity. Nem há razão pra buscar outros mapas, todos estão abaixo do level máximo do jogo.

      Essa penalidade de exp e drop para monstros com diferença grande é simplesmente um atraso na vida de qualquer jogador. Não há motivação alguma pra explorar os segredos de Ragnarok. As quests contam ótimas histórias, mas não recompensam o tempo investido. Os monstros morrem cada vez mais rápido conforme sua força aumenta, mas não dão itens por você ter level de mais, nem dão exp. Eu fiz um Bioquímico level 150 que não tem mais razão pra caçar, nem mesmo MVPs, pois não há nada de retorno.

      A realidade do Ragnarok foi duplamente prejudicada, por Gravity e Lug.

      Excluir
  15. .....
    Caramba Shady, que textaum viu!
    Haha
    Mas é muito triste ver o fim que esse jogo teve....
    Aliás!
    Não sabia que ele era tão velho kk
    Ele parece bem legal(ou parecia)
    Mas infelizmente, acho que não faz sentido hoje...eu tentar jogar, ora! É um jogo online.
    (Nossa Miguel! Como vc é InteliJegui....)
    Bom....
    Eu já te falei....mas esse texto azul....
    Star Wars....
    Tá Da, Dan, Dadada Dá, dadada dá da da da Dan!
    Kkkkkkkk
    Cocaína of time.....

    Rsrs
    Eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse texto contei tudo sobre Rag que eu queria... tinha muito mais pra compartilhar mas me satisfiz com isso.

      Bom, o sr poderia tentar jogar, ainda há muitos jogadores, mas não é nem de longe aquilo que era.

      E sr, se ta bem?? kkk.

      Excluir
  16. Claro que estou ( ͡⊙ ͜ʖ ͡⊙)
    Kkkkk

    ResponderExcluir
  17. mano não passei por nenhuma dessas fases tristes do jogo que vc citou, joguei anos na nubice entre 2005 e 2009 até tinha tentado voltar a brincar antes do lançamento do Renovação ainda, mas estamos em 2021 e a Responsável mudou para a empresa americana desde 2018, não fiquei sabendo de nada disso, então to aproveitando pra dizer que voltei a jogar dia 17 de fevereiro de 2021 e a experiencia esta muito boa com a WP, claro que não dá pra ser competitivo no bRO (conquistar Castelo ou ser top no PvP) sem gastar uma boa grana real, mas dá pra se divertir bastante agora com drops corrigidos (Galho Seco, Esporo Venenoso, fim do banimento da Carta Besouro Dourado entre outras coisas), tem o logue e ganhe e todo mês ta tendo 14 dias de EXP 250% no servidor Thor. Continua um pouco de lag, o ks não falta e não dá pra dizer que foram totalmente banidos os bots mas tá bem raro encontrar, só la nos mapas que dropam Planta Carnivora encontrei alguns. Claro que o componente principal do game vai ser a diversão para todas as idades e a nostalgia pra galera mais velhinha só que ainda ta legal, tem suas falhas no desenvolvimento la da Gravity e o pior do jogo claro que é o grinding e as taxas de drop dependendo das rates de cada servidor, mas é um produto antigo mesmo os inúmeros caras que ja desenvolveram servidor privado conseguem corrigir facilmente esses erros. Mas pra quem curte mesmo a história do game e quer estar num jogo atual da década de 2020 recomendo instalar logo o Ragnarök (M), roda na maioria dos smartphones e é evoluído em muitos aspectos tem os bonus de login tambem, os gráficos são bonitos, EXP rápida, Quests interessantes, zeny imediato ao matar monstros (inutilizando o Afanar) mas o que coloca o game acima é o AutoAtaque o que reduz bastante o grinding lento e tedioso do game. Você pode fazer qualquer coisa por 2 ou 3 horas e depois você tira 5 minutos pra ver como está seu personagem e continua o que tu tiver que fazer da sua rotina. Toma menos tempo e é bastante divertido, trabalho bonito de gráficos. Os caras não me pagam pra elogiar nada deles mas pra quem gosta de jogar o R.O. e tem um celular, recomendo o Rag Eternal Love.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo sincero sr Adenivaldo, eu ainda logo no bRO. Tentei jogar vários servidores como o iRO, Classic, teve o Trancendence (que flopou) e até tentei o Eternal. Só que, a experiência não é a mesma daquela época.

      Inclusive, antes de ontem recebi a visita de um amigo velho meu que, foi justamente quem me apresentou Ragnarok. Ele até mesmo me sugeriu jogar num novo servidor (Ragnawave Zero), ele disse que é bem old times, sem renew, e com o sistema de caça original. Eu não to mais com pique pra Rag, mesmo acompanhando com o mínimo de entusiasmo. Antes, eu logava ao menos 1 vez ao dia, depois foi 1 vez por semana, e agora eu to logando uma vez por mês e olhe lá. Nem mesmo o Logue e Ganhe que virou praxe do jogo ta motivando, até porque eles diminuíram a qualidade das premiações (milagrosa que era o ápice trocaram pra secreta, e ainda reduziram bastante os dias e quantidades de entrega, só como exemplo). Muito consumível que superlota inventário, e nem da pra vender (pra né, tentar alguma eco sem precisar abrir a carteira real, como no passado). Aliás, eu com um PC Hight End, e 240 mega de net, fui logar pra mostrar pro meu amigo como que meus personagens ficaram, e nunca vi servidor mais lagado (e era Alberta). Ele até falou "Deve ser dia de guerra" e eu pensei "Que vergonha.". Lembro-me do passado, com a estreia dos feudos de Rachel, e a quantidade absurda de lag em mapas paralelos... e pelo jeito isso não foi corrigido. Aliás, a um ou dois meses atrás teve um evento de caça ao Demolidor, com premiação se ele fosse derrotado em 10 ou 15 minutos, não lembro ao certo. Teve até competição entre Valhala e Thor. Eu loguei em ambos, e nunca vi algo tão ridiculo quanto aquilo. Não só havia lag como era impossível mover os personagens pela superlotação, e pra piorar, ainda ocorreu limite de log. E esses dias que Prontera tava impossível de acessar pois chegou no limite de jogadores máximo. Boa parte deles mercadores boteados. E tem mais, eu cheguei a investir reais no jogo a pouco tempo, pra tentar, como você mesmo disse, entrar pro competitivo. Tava crente que meu problema era falta de atualização monetária por assim dizer... fui pego por um dos golpes mais toscos que viralizaram no jogo, o golpe do Catálogo de Prata. Jogadores pondo um item a venda, e usando bug de rastreio pra substituir por itens de sprite ou nome parecido. Gastei 250kk numa compra de um item que valia 12kk, e era um mero visual. Isso foi tão desanimador, que tentei abrir ticket, e minha resposta foi "A culpa é sua por não ter lido", isso numa interpretação curta e grossa. Saca, eu fiquei frustrado por muitos fatores, que se mantiveram até os dias de hoje. Mas se ao menos tivesse diversão ao caçar (que sempre foi o que mais gostei de fazer) eu ainda jogaria. Mas dói andar por mapas vazios. Moskóvia, Kunlum... mapas que hoje você dificilmente acha alguém pra brincar. Cara, até a terra dos gatinhos sucumbiu a solidão, e é novidade. Ta fogo jogar rag.

      Excluir
  18. Que lixo de post, queria poder desler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus minha autoestima na época era praticamente um buraco negro... credo kkk.

      Mas, me desculpe por isso. Com o tempo fui pegando mais gosto por escrever e acredito que melhorei minha comunicação, no mínimo.

      Mas, apesar de seu arrependimento, você leva junto meu agradecimento. De verdade, sou grato por ter me cedido seu tempo, e espero que, encontre outras artigos que sejam do seu agrado.

      Irônico que, eu meio que compartilho da sua opinião (no próprio post digo isso kk), então fazer o que né.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)