Consegui rodar Silent Hill Homecoming no meu PC, sem bugs de áudio ou gráfico...

Milagre ou sorte, eu consegui, finalmente consegui, fazer com que o jogo SH Homecoming rodasse perfeito.

A muito tempo, anos alias, eu tenho esse jogo guardado, com total incompatibilidade com meu sistema operacional, um mero Windows 7.

Se não quiser conhecer a história desse grande feito mas quiser ver como eu resolvi meus problemas, pule as letras azuis e vá nas vermelhas... a menos que você seja daltônico, nesse caso pule a Etapa 1 e vá pra Etapa 2. Se você é deficiente visual com pelo menos 80% de perda da visão... cara... como você ta lendo isso aqui? Nesse caso peça pra alguém ler... ou sei la... se vira... e se você não pode se virar... se ta mal hein... Vamos la!



Etapa 1

Pois bem, mesmo repleto de bugs, eu, por ser um fan teimoso, zerei esse jogo com muito esforço. No final, fiquei satisfeito pois somei sua história à cronologia, entretanto mantive o sonho de um dia, fazê-lo rodar perfeitamente no meu PC.

Detalhe que, eu comprei um Xbox 360 e o jogo original de Silent Hill Downpour, pelo fato dele só ter saído pra consoles e não para PC. Mas me recusei a aceitar e admitir que meu PC jamais conseguiria rodar o Homecoming, e com isso, evitei comprar a versão dele pro xbox... simplesmente por teimosia mesmo.

Eu então pesquisei todas as formas possíveis de correção, em sites brasileiros, espanhóis, ingleses, russos, coreanos... enfim, pesquisei pra caracoles. Mas no final, nada mudou.

O erro em si era uma cena logo no começo, durante o Pesadelo, onde Joshua diz algo sobre o ursinho dele, tipo "Não é o Hobby" algo assim, e uma batida musical toda travada se mistura ao dialogo atrasado e a festa da tortura sonora e gráfica começa. 

Eu tentei de tudo, de tudo, e no final li algo sobre o Win XP conseguir rodar de boa... ou com certas modificações na aceleração do audio, algo assim.

Tentei particionar o windows, pra instalar em paralelo ao 7, o XP e nele, testar o SH HC, porém não deu, pois é necessário instalar a versão antiga primeiro pra particionar sem problemas e instalar versões mais recentes do Windows.

Teimei mais, e busquei formas de simular o XP, porém ainda assim, não deu certo e o windows simulado tinha plugins e drivers também simulados, insubstituíveis e ruins/fracos de mais pra aguentar um jogo como SH, ou até qualquer jogo.

Dai eu quase formatei o pc pra instalar o XP em cima, para... finalmente... jogar Silent Hill Homecoming sem bugs gráficos e sem atraso no áudio. Mas o medo de voltar pro XP depois de tantos anos e trocar o maravilhoso 7 me dominou e impediu que eu o fizesse.

Mas ai a grandiosa Microsoft me abriu uma janela (badumtiz) e mandou a maldita atualização que impediria que meu windows iniciasse, aquele tal de "KB2823324". Na época eu nem imaginei que o fato do meu pc se recusar a iniciar o Windows e acusar erros atrás de erros tinha haver com uma atualiação oficial da Microsoft, então, pra conseguir iniciar o pc, eu acabei formatando.

Aproveitei a deixa pra instalar o Windows XP e não o 7, pra testar o Silent Hill Homecoming. Como dizem:

Dois coelhos com 1 unica cajadada na nuca!

Mas acabei me enrolando pra instalar os drivers e tive de formatar por uma segunda vez, antes mesmo de instalar o SH.

Na segunda vez, eu rodei o SH antes de instalar qualquer driver, e os erros dele antes de iniciar me guiaram para certas dll's net a fora, tudo pra iniciar o jogo.

Dai veio a lindeza e surpresa: Silent Hill Homecoming rodou, sem bugs, com o audio mais ou menos, mas pelo menos sem travar. Só algumas falas dos personagens ficavam mudas. Porém estava praticamente jogável.

Dai eu sai, todo feliz e comecei a instalar os vários Drivers de áudio atualizado, video atualizado, directx 9 mais recente, e por ai foi. Dai fui todo alegue jogar... e ai veio a surpresa do mal... os bugs sonoros voltaram.

Desesperado, fui atrás de respostas... mas nada de achá-las. Então, eu imaginei que os drivers que instalei após o jogo tinham trazido algo que tornava o pc incompatível. Então fui desinstala-los. No final não funcionou. Então achei que talvez o directx fosse o culpado, afinal, ele não desinstalava. Então peguei desintaladores pro DirecX e... ferrei o pc todo. 

Perdi várias DLLs que mantinham o windows em funcionamento, dai foi bug pra todo lado e tive de formatar... de novo.

Quando formatei, instalei apenas os drivers principais e tentei rodar o SH, e o erro voltou. Eu então desisti por um tempo e voltei pra minha rotina.

Um dia, eu vi na net enquanto navegava que o erro da Microsoft era o culpado pelo pc ter enlouquecido, e então li sobre as correções e maneiras de curar a máquina e o windows 7, logo, não exitei em formatar o pc novamente e instalar o Windows 7, afinal, o XP não adiantou de nada.

Instalei. E então comecei a instalar os drivers. Porém tive uma ideia: Não instalar nenhum DirectX ou atualizar a placa de vídeo. Vi que o windows tinha instalado vários drivers sozinho, dentre eles, o da placa de vídeo em sua última versão. Mas nada de DirectX, logo, eu ainda poderia tentar.

Etapa 2

Então o fiz, instalei Silent Hill Homecoming e tentei iniciar.

Dai ocorreu o seguinte:

Depois de Formatar o PC e instalar o Windows 7, sem instalar nenhum Driver além dos que já tinham vindo na instalação do Windows...

Primeiro o jogo não abriu, pediu uma dll que faltava no win32, d3dx9 alguma coisa. Eu instalei apenas a dll que ele pediu. Dai tentei abrir outro jogo, Bioshoc, pra ter certeza que não instalei um DirectX por acidente (vai saber né!?) Então pediu 2 dlls e eu instalei, todas com nome semelhantes, mudando apenas o numero final, de 37 pra 38 ficando d3dx9 38... etc.

Então quando o jogo abriu, ele abriu sem som.

Eu peguei o arquivo do seguinte vídeo: Solución procesador de un núcleo Silent Hill 5, que eu havia visto também na primeira vez que ele tinha funcionado.

Fiz os passos apenas desse vídeo, e abri o jogo. O erro persistia apesar do jogo ter acelerado e melhorado bastante.

Então lembrei que na antiga vez, eu tinha instalado um DirectX antigo, que tinha funcionado bem com o SH, até eu atualizar pra um mais recente.

Ele foi esse: DirectX de Novembro de 2008 (Ao baixar, vem um instalar, esse instalador vai extrair vários arquivos numa pasta que a pessoa escolhe, dai é recomendável criar uma pasta nova, e extrair dentro dela, pra não bagunçar ou misturar com outros downloads. Após extrair, no meio dos arquivos tem um instalador, só instalar e foi.)

Eu fiz os procedimentos pra instalação, e fui todo feliz ver se o Silent Hill rodaria sem os malditos bugs... e eis que surge a vitória! O jogo rodou! Sem audio atrazado, sem bugs gráficos, sem defeitinhos! Ficou supimpa!! (LOLOLOL SUPIMPA!!!... ESSA PALAVRA É MUITO ANTIGA KKK)

Bem, dai eu vim escrever essa bostinha... perdão ai se zoei ainda mais o blog mas... foi né... eu só sei que to feliz bagarai.

Bem... meu PC é composto por um Windows 7 32 bits, um Processador Pentium IV de 3 ghz, sim.... pentium 4... o velhim... e uma placa de vídeo chamada GeForce 7300 GS. E eu finalmente realizei meu sonho de rodar SH Homecoming perfeito, sem sacrifícios.

Agora bate aquele medo de atualizar o directx... então vou evitar fazê-lo ao menos até zerar o SH HC. ^^"



* Não vou esconder isso... o erro voltou na parte do elevador... provavelmente a solução foi parcial... e é possível que o erro tenha sumido pelo fato de eu ter deixado os monstros vivos e o rádio obstruiu o som de fundo... algo assim... mas não desistirei, um dia irei rodar esse jogo perfeitamente na minha máquina antiga...

Atualização 2017

Depois de muito tentar, acabei jogando assim mesmo e zerei todo bugado. Hoje, meu pc ta muito melhor, tenho um Processador AMD eigth-core FX 8320, Placa Mãe adaptada, 3 pentes de Memória DDR3 com 16GB no total, 3 HDs (totalizando 4 teras), e uma placa chamada Nvidia GeForce GTX 1050TI de 4GB. Hoje, consigo rodar o game perfeitamente, mas como já fiz a analise do game, nem preciso mais jogar.

Se você não conseguiu ainda... leia meu texto sobre o enredo e segredos de Silent Hill Homecoming... pode não ser a mesma coisa que jogar, mas pelo menos você saberá tudo sobre o game.

See yah!

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Quanto mais antigo mais complicado fica para fazer rodar bem no pc, será que nao tem nenhum patch de atualização por ai para corrigir? enfim, boa sorte.

    By Criador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter tem, mas como o erro varia muito... no final nada resolve. Um dia eu descubro a manha pra rodar ele 100%.

      Excluir
  2. Ei Shady, não sei se você vai ler isso, afinal o post é de 2013... Mas não custa tentar :), você conseguiu rodar o jogo? O baixei mas nunca vi um jogo pra bugar tanto quanto o Homecoming...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr Diego!

      Antigo ou não, é sempre bom responder, vale a pena.

      Então, eu fiz de tudo, mas não deu certo... na real passei tanta raiva que quase matei o jogo pra mim. Ao que parece o problema é incompatibilidade com a placa de vídeo mesmo. Depois da análise, eu desinstalei o jogo e alguns meses depois, meu pc queimou a fonte... daí troquei ela e resolvi fazer um upgrade geral, mudei tudo, mudei processador, placa de vídeo, memória, placa mãe... enfim... eu não instalei ainda e não vejo razão pra jogar novamente, visto que já fiz análise e pra mim, ta zerado. Mas teve um leitor que disse que o efeito 3D do jogo fica lindo e é um dos melhores, e minha curiosidade é grande. Estou planejando comprar monitor 3D pra jogar única e exclusivamente HC.

      Mas, infelizmente, não vi solução alguma pra fazer passar do coelhinho das travadas do Josh.

      Sr, não sei se ajuda mas... o bug foi o mesmo nas duas principais versões da minha maquina: Geforce serie 5 e série 7. Ao que tudo indica, ele só pega bem acima da série 8.

      Bem, sr Diego, seja bem vindo e bem, qualquer coisa só comentar, eu sempre to por aqui.

      Excluir
  3. Valeu Shady, acabei desistindo cara... Se você navegar por esses fóruns só a galera com problemas pra rodar o game, você foi bem persistente até rs, sou fã da franquia mas esse vou esperar pra jogar no console mesmo. Acabei pegando o Silent Hill 4 que ainda não tinha terminado, esses rodou liso, muito foda por sinal, principalmente em questão de enredo.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena sr Diego mas eu te entendo... eu persisti por pura teimosia, mas é algo frustrante. O chato é que a incompatibilidade dele parece ser estúpida, e uma mera falha de programação. A única coisa que jamais esquecerei é que um dia, um dia, eu rodei ele liso na versão mais antiga do meu pc. Tinha acabado de formatar e só tinha um pacote de directx9 instalado, era uma versão específica e me lembro que tinha funcionado, passou pela cena do coelho e do elevador sem travar nem bugar o audio. Mas, logo em seguida, por ter acabado de formatar, eu fui atualizando os drivers, e quando voltei pro jogo, ele tava bugado de novo. Um dia, quem sabe eu descubra a solução rs. Ainda nem sei se ele roda na nova configuração...

      Excluir
  4. estou c esse problema pede essas dll já coloquei na win32 e nada de funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um bom tempo que eu enfrentei os problemas com Homecoming... Te recomendo fazer uma instalação limpa do jogo... e também instalar o C++ mais atual, e o direct X também.

      Se nada funcionar, o jeito é baixar/conseguir outra versão e tentar. Esse game é muito mal otimizado e tem configurações de PC que ele simplesmente não compatibiliza.

      Boa sorte joao...

      Excluir
  5. vlw, man, directx 2008 resolveu dps de tanto sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita sr! Até hoje o jogo não foi corrigido acredita?

      Excluir
  6. Olocooo.....
    Óia o PC boladaum qui u cara tem!
    Tô falando da configuração de 2017 rsrs
    Mas.
    ....
    Bom, isso é um daqueles posts que vc se abre um pouco, fala de coisas um pouco.... inusitadas rsrs
    Mas gostei, achei legal
    Aliás, num sei pq, mas quando leio o texto com esse azul brilhante, além da minha vista buga, eu acho que tô lendo aquele resumo da tela de título do Star Wars kkkkkkkk
    Mó bizarro, mas acontece....
    Aliás, eu não me arrisco com isso, quando um jogo não roda com soluções "normais" eu desisto, não arrisco com instalação de programas alternativos, reinstalação do software, nada.....o máximo é instalar os drivers mais atualizados.
    Eu posso estar errado, mas acho que é melhor se privar de um jogo, do que nunca mais poder usar o PC de uma forma "normal" ou ter que gastar dinheiro pra formatar....
    Sla o que estou falando rsrs
    Eu sou o senhor Wilson e até a próxima!
    Fuisss

    By Senhor Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, essa era a sétima configuração, acabei passando pra oitava configuração e ainda relatei!!! Eee... a nivel de curiosidade, a configuração atual (nona) é:

      Placa-mãe Asus Am4 Prime B450m com M2SSD de 120 GB, com Sistema Operacional Windows 10 instalado exclusivamente nesse SSD, Fonte Corsair de 650w reais, 2 Pentes de DDR4 Hyper com 8GB cada (totalizando 16GB), Water Cooler Deepcool Maestrom 120t, Processador AMD Ryzen 5 2600, Placa de Vídeo Geforce GTX 1050 ti (ainda) e 1 HD Sata, e 2 externos (total de 4TB). Também tenho um Gabinete Aberto com 2 Coolers, por pura estética (eles não ajudam a resfriar nada kkk). O monitor agora é um de 19'... e um teclado legal pra caramba, um Challenger Prime Lighting com 5 botões configuráveis e RGB.

      Essa máquina irá mudar em breve!!! Se der tudo certo....

      De certa forma, foi explorando configurações que aprendi a entender a máquina e me comunicar com ela... além disso sou muito impaciente e ansioso!!! Eu não conseguiria esperar (hoje esse jogo roda de boa sem qualquer gambiarra, mas eu nem preciso mais jogar, fiz o artigo já).

      See yah (precisava aproveitar o espaço pra registrar a nona configuração, pois assim que entrar na décima, estarei num novo nível *-*)

      Excluir
  7. PC boladaum o seu viu....queria eu ter um ;-;
    Um dia....UM DIA!
    haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia sr Wilson... um dia... e vlw... quebrei muito ele até conseguir deixar ele legal.

      Excluir
  8. Quais seriam as melhores configurações para montar um PC gamer?
    Queria muito comprar um mas tenho medo de fazer besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, eu recomendaria um PC com pelo menos uma boa placa de vídeo e um bom processador. O resto você atualiza com o tempo (Fonte, Memória, HD, Cooler. A Placa Mãe mesmo já acaba sendo legal pra poder segurar o Processador e a Vídeo, então se comprar um PC de fábrica visando esses dois componentes, ela já acaba vindo com suporte bom). No caso, mesmo não sendo "pc gamer de ultima geração" uma Geforce gtx 1050 já tá de bom tamanho, e um Ryzen 3 2200 já segura uma boa máquina. E da pra fazer ainda mais simples (fiquei com os FX de processadores por um bom tempo, e inclusive, meus dois pcs secundários usam um FX 6300 e 8350, e até hoje ainda pegam tranquilamente).

      Mas tudo depende muito do orçamento, e das prioridades né. Não precisa ter um "PC Gamer" pra conseguir jogar bem. As vezes, um pc considerado "antigo" já da um bom suporte a emuladores que suprem o sonho de jogador de qualquer um.

      Falando sério, qualquer coisa só perguntar que posso tentar ajudar. Aliás, você costuma jogar em consoles mesmo?

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)