O Filme Achado de Hoje: Lake Mungo

Hoje assisti esse documentário/mockumentário sobre o caso de uma garota chamada Alice e estranhos eventos que ocorreram antes e após sua morte. O filme é bem diferente dos found footages aos quais estou acostumado, porém também se enquadra nessa categoria, afinal também utiliza imagens capturadas por vídeos caseiros ou algo do tipo. Claro, como sendo documentário ou mockumentário, a edição faz parte, com direito a entrevistas, cenas narradas, reconstituições ensaiadas e etc...

                      

Sobre a diferença entre "documentário" e "mockumentário": No primeiro caso, é simplesmente uma matéria cobrindo um fato ou evento de certa importância, apresentando documentos reais, registros reais e etc, em todo seu contexto. No segundo caso, se trata de um falso documentário, sendo livre pra utilizar documentos, eventos, imagens, datas, nomes  e etc, sendo eles reais ou não, permitindo que certos fatos sejam moldados, alterados ou simplesmente inventados para se adequar ao produto final.

Sabendo disso, é possível avaliar "Lake Mungo" como um dos melhores em ambas as categorias. Se todo o material usado no filme é/foi real, ele é surpreendentemente perfeito. Se todo o material, ou parte dele, foi falso ou inventado, só torna o filme ainda mais surpreendentemente perfeito. O trabalho empenhado é visível, e o material é muito bem explorado e utilizado durante toda a produção. O documentário apresenta diversas teorias, mas as derruba criando novas teorias, que são derrubadas gerando novas teorias e assim se segue, surpreendendo cada vez mais e mantendo o suspense durante todo o processo. 

Eu comecei assistindo buscando o estilo "found footage" que é meu estilo favorito de filme, e ao perceber que não estavam aparecendo nada além da meras entrevistas sobre a morte da garota e possíveis experiências pós morte vivenciadas pela família, como avistamentos de fantasmas, eu apenas me senti insatisfeito e quase desisti de assistir. Mas bem no momento em que eu iria parar o vídeo, surgiu uma imagem capturada com a possível aparição de Alice, prendendo minha atenção por mais alguns instantes. Conforme se segue, cada vez mais material é apresentado, mais vídeos e imagens surgem. Entretanto o próprio filme começa a desmentir essas imagens e a matéria começa a caminhar pro que parecia ser o final. Nesse momento eu pausei o vídeo meio perplexo pois, ele tinha respondido todas as questões levantadas até então, e esse parecia mesmo ser o fim, faltando só encerrar e passar os créditos. Dai eu olhei o tempo do mesmo e fiquei surpreso pois o filme ainda estava em menos da metade. Quanto mais eu assistia mais surpreso eu ficava, e esse sentimento se manteve até o último segundo do documentário. Em fim, eu recomendo esse filme e garanto que você sendo amante de found footagens ou não, vai adorar assistir. Ele é muito melhor e mais realista do que muito found footage hollywoodiano por ai... 

agora... se o conteúdo apresentado é real mesmo ou não... isso não importa pois o filme permanece surpreendente. Então se puder, assista!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Finalmente o senhor falou de um Found footage "bom" pra mim assitir! Rsrs
    É pelo visto, o senhor adora este gênero!
    Bom........
    É isso, eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lake é dos bons... ele merecia um review digno.

      Espero que assista!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)