Ragnarok Online: Registrando um pouco sobre Sentinelas.

Não sinto vergonha em admitir que ainda jogo bRO. Muitos (acredito que todos) amigos meus já pararam de jogar faz anos, mas eu ainda acesso minhas contas e passeio com meus personagens de vez em quando.

Bem, recentemente houve uma atualização (algo raro de ocorrer no bRO) onde foram acrescentadas novas habilidades para as Classes 3, juntamente com uma expansão do level máximo (subiu de 150 pra 175 e o level de classe subiu de 50 pra 60). Bem, também foi implementado até dia 07/03/16 um Reset praticamente gratuito (custava 300k) para Habilidades e Atributos, o que possibilitou a restauração e correção de muitos personagens, além de permitir o teste das novas habilidades. (Fabrica do Terror Parte 1)

Essa postagem é só pra registrar uma pequena conquista recente. Não é nada tão interessante, mas é curioso e bem, eu fiquei espantado com isso... De toda forma, se não conhece Ragnarok Online, ou se não ta afim de perder tempo com esse jogo (que infelizmente foi bastante prejudicado) só esperar pela próxima análise... alias, já adianto que a próxima análise será sobre ninjas.




Bem, vamos iniciar os registros.


Eu criei muitos personagens em Ragnarok, alguns levei a altos leveis, outros deixei parados para que o jogo continuasse interessante. Alias, algo lamentável e que influenciou no abandono de muitos jogadores, foi o fato de personagens com level alto ou máximo, se tornarem praticamente inúteis em praticamente todas as atividades de RO.


Uma nova tabela de experiência foi implementada junto com as Classes 3 e isso acabou com o quesito "aventura" de RO, onde uma regra ridícula de level mínimo/máximo se tornou um verdadeiro carrasco para os jogadores.

Precisava por essa foto em algum lugar... é de quando eu treinei do Warg do Troy... Na real todo Sentinela precisa usar um Filhote de Lobo do Deserto na quest pra mudar de classe, e depois ele fica com o jogador por uns 30 minutos. Não há "assistentes" desse monstro e a única forma de obtê-lo é como Pet (mas ele não ataca) ou nessa quest. Ou seja, somente Sentinelas (ou Caçadores/Atiradores de Elite) conseguem a versão que ataca. Isso é uma referência a criação e domação dos Warg pelos Sentinelas.
Para caçar e adquirir experiência, leveis, habilidades e itens, o jogador é obrigado a buscar por monstros com no máximo 20 leveis de diferença. O problema é que a maioria dos monstros de Ragnarok, bem como os Chefões (MVPs) não tem 20 leveis de diferença com relação ao level máximo (150). Não só isso, há graves penalidades para jogadores que se atrevem a caçar monstros fora de sua grade de caça. O triste, é que isso vale tanto pra jogadores com leveis acima, quanto pra baixo. Ou seja, um jogador que consiga derrotar um monstro com 25, 30, 40 leveis acima do seu, é penalizado com um corte de até 90% da exp recebida, bem como uma diminuição de 90% nas chances de obter itens do mesmo. Daí vem a pergunta: Pra que jogar então? Se quanto mais forte você se torna, menos opções de caça e jogo surgem. Poxa, se você derrota criaturas com 10 vezes mais level que você, você aprende menos com ela? Você merece redução de recompensa???? É justo isso? Se você é forte de mais, se lasca, se é fraco de mais (mas se supera) se lasca... qual a graça?

Troy teve a honra de seguir os caminhos de Shady, o bardo... numa época em que isso ainda era viável.
O pior, é que RO tem vários e vários mapas e criaturas diferentes, todas(os) elas(as) praticamente esquecidas(os) visto que não há razão para caça-las/visita-los.


Quests, que são as missões para se conhecer as diferentes histórias e regiões disponíveis no jogo, são total perda de tempo, já que a premiação delas foi diminuída em exatos 90%. Quests que davam 1.000.000 de experiência, algo que justifica e compensa muito o tempo gasto em faze-las, agora passaram a dar 100.000 de experiência, algo que equivale a 10 monstros derrotados (dependendo do level). É triste, desanimador e bem, isso causou a despedida de muitos jogadores. 


Tem jogadores que participam de PVP ou Guerras do Emperium, que são basicamente lutas entre os jogadores. Eu nunca curti isso, e até já tentei lutar... mas sempre fui meio ruim de estratégia...


Eu ainda teimo em logar, andar um pouco e jogar... mas na maioria das vezes me canso com menos de 5 minutos online, e saio da conta. Por sorte, hoje decidi testar uma coisa...

Com os resets, eu liberei a habilidade nova de todos os personagens 3 que eu possuo e fui testando. Reparei que praticamente todas elas eram inúteis e fracas para um jogo solitário, mas uma é ridiculamente apelativa e poderosa.




Não sei se futuramente ela será enfraquecida/"nerfada", como ocorreu no passado durante a implementação das classes 3, onde as classes Transcendentais (uma forma evoluída especial acima das classes 2 porém antes das classes 3) tiveram as formulas de suas habilidades modificadas para que efeitos menores fossem concedidos, com cortes absurdos nos danos finais e até inutilização de certas classes em determinadas situações, tudo para que as classes 3 ficassem mais poderosas no conceito geral. Mas...



Era possível usar Tempestade de Flechas sem sair do status "Camuflagem".
A habilidade mais poderosa é a dos Sentinelas.


Eu tenho dois Sentinelas, Troy e Loki. Loki eu foquei no uso do Lobo/Warg, voltado para danos rápidos e letais individualmente, enquanto Troy foquei no uso de Tempestade e Camuflagem, skills de caça em maça.
A habilidade se chama "Ilimitar" e tudo que ela faz é aumentar, por 1 minuto, todo o dano causado a distância em 250% (no lvl 5/máximo). Apelativo, porém ainda mais apelativo considerando que há um Set (conjunto de equipamentos) que aumenta o dano da habilidade mais poderosa de Sentinelas (Tempestade de Flechas) em 50%. Logo, tecnicamente, usando o set e a habilidade juntos, por longos 60 segundos, o dano subiria disso:


Liberei ela apenas no Troy, justamente por sua "build" ser voltada para o uso de Tempestade de Flechas.
Pra isso:

Ao me equipar apenas com flechas e um arco simples do Eden (item de npc/quest) fiquei pasmo com o dano.
Isso porque o set em si da vários outros bônus como aumento de ataque com base no refino...





E se juntar isso com o Arco Élfico, que é o arco com maior dano físico possível, e tem slot (possibilitando o uso de cartas com aumento de ataque a distância)...

 
E as Flechas Élficas, que podem ser compradas em NPC, formam Aljava (que são bolsas que carregam 500 flechas, diminuindo o peso delas) e aumentam o dano quando combinadas com o Arco Élfico em 50%.


Se juntar tudo isso (que não é tão difícil afinal tudo isso cai de monstros, e as flechas são compráveis e baratas), o dano final mínimo da "Tempestade de Flechas" no nível 10 (1.800% do Ataque)...

Fica: 1800% + (50% [Set da Luz] + 50% [Combo Élfico] + 250% [Ilimitar nv 5]).

Isso porque da pra aumentar ainda mais com o uso de Lex Aeterna (dobra o dano causado), Conversores Elementares (dependendo do elemento do alvo, chegam a dobrar o dano) e Buffs diversos.

Enfim, toda essa enrolação é só pra registrar o quão linda e apelativa foi essa transformação. Eu decidi testar essa habilidade em uma instância chamada "Torre sem Fim", que a cada 5 andares, libera um Chefão (MVP). 

No passado, já enfrentei o primeiro MVP da Torre e venci... mas foi uma luta demorada e eu tive ajuda.
Eu acessei a torre sozinho... e fiquei perplexo com o que consegui:

No 5° andar, a luta contra Besouro Ladrão Dourado, MVP Passivo (o único que não ataca se não for atacado) foi o teste perfeito pra ver o dano final da habilidade. Na empolgação, levei apenas conversores de Água e acreditei que não passaria do GTB (Golden Thief Bug), e mesmo assim eu esqueci de usar, causando +/- 70k de dano, por Tempestade. Pois bem, ele morreu, e decidi continuar...


O problema é que o próximo MVP do andar 10 é agressivo, e rápido, além de ser forte com uma habilidade chamada Trovão de Jupter num level acima do 10 (só chefes podem ter acima do 10) que mata facilmente, com mais de 10 hits de 3k ou mais. Porém, como era teste, eu ataquei de longe e corri... ataquei... corri... ataquei... corri... e de repente:


A habilidade "Ilimitar" não consome itens, mas tem um deley pra reuso de uns 5 minutos (eu acho, é 5 ou 10). Mas na torre é possível sentar e se recuperar de andar pra andar, logo não é um problema esperar. Outra vantagem da Torre é que os MVPs dela não podem Teletransportar. Como Sentinela, eu posso atacar de muito longe e sair do campo de visão do monstro, o que simplesmente é perfeito. Em mapas abertos, todos os MVPs teletransportam quando atacados sem possibilidade de revidar, então a Torre sem Fim é perfeita pra caçadas com esse novo combo de habilidades. Decidi continuar, afinal, não tinha nada a perder e se matei a Abelha Rainha, MVP que não é fácil para jogadores que não tem grande defesa, nada poderia me impedir.


Então, no andar 15, há 2 MVPs juntos (alguns andares tem 2 juntos, louco não?!). Com muita cautela, puxei o primeiro usando o campo de visão, Freooni, tal qual abati facilmente...


Lembrando que eu não levei conversores, então os 78k de dano são o mínimo possível (e Freooni receberia bem mais dano com Conversor de Fogo). Descansei pra reutilizar a "Ilimitar" e estudei um pouco o dano causado, percebi que são contabilizados 3 hits da habilidade, o que no fim se torna os 78k da imagem.


Assim que a habilidade foi liberada, reutilizei e puxei a Maya. Mesmo ela me vendo, e tentando me atacar, tudo que precisei fazer foi insistir e correr... e no final, de uma rápida batalha de menos de 1 minuto...


Com isso, a torre básica pra mim já estava terminada. Com a maioria dos meus personagens, meu máximo é esse andar, pois apesar da Abelha Rainha do 10° Andar apelar com "TJ", o MVP do andar 20 é ainda pior com a habilidade "Esferas D'água" que causa dano repetitivo e muito mais apelativo que o dano da abelhuda. Pra piorar, eu só tinha levado Conversor de Água (pro GTB, tal qual achei que seria o único que eu tinha chances de vencer), e o maldito Drake, é Maldito/Morto Vivo (leva dano de Fogo).


Sem nada a perder (exceto os 5% que obtive dos MVPs mortos), fui pro Drake, confiante de que a lerdeza dele se mover impediria que ele me alcançasse antes de sua morte... e isso funcionou.


Pra variar na hora que apertei o Print Screen pra tirar a foto, apertei o Insert e o personagem sentou... quase debochando do recém derrotado Drake, o MVP que mata a maioria dos meus personagens facilmente.


Então, já livre de qualquer receio ou medo, fui pro andar 25 acabar com a Flor do Luar, MVP esse do elemento fogo (logo, os conversores fariam diferença!)... mas fui derrotado por algo que não esperava:


Infelizmente, fui desconectado do servidor, o famoso "DC". A Torre sem Fim é uma instância que só pode ser repetida a cada 7 dias. Caso o jogador desconecte ou alcance o tempo limite de 5 horas na Torre, ele é forçado a esperar 1 semana pra caçar os mvps de novo. Infelizmente, não pude ver até onde "Ilimitar" me levaria... mas no futuro, tentarei novamente, e se tudo der certo, só sairei de la morto ou vitorioso!

É isso, só um registro. Um dia, se eu tiver paciência, talvez consiga passar facilmente desse andar:


Sozinho. Já fiz isso no passado e não é nada fácil.


Mas se Dean pôde, talvez Troy um dia consiga.


Ele foi meu terceiro Trans criado... merece essa honra... um dia. 



Ah, Troy já foi uma mulher...



Foi uma época muito estranha...



Muito estranha mesmo...


Essa última foto foi só porque achei no meio das outras... Dean ja teve 2 Dieters (rs).

Fim

ATUALIZAÇÃO

Depois de um tempo eu voltei pro Rag e investi em um Sentinela full lobinho. Eu coloquei Sorte, Agilidade e Destreza, e mudei de classe direto de Caçador, sem passar pela vida de Atirador de Elite, pois era só forfun. Mas, eu acabei curtindo e posteriormente investi em equipamentos.

Surgiram alguns equipamentos temporários por rops que fazem qualquer um ficar relativamente assustador em termos de poder, e eu equipei eles, o que deixou tudo mais divertido (pelo tempo que a vontade de jogar Rag durou).

Subi torre com esse segundo Sentinela e fui bem longe (nem tanto, mas pra um char papel foi bem longe)...



Mas no fim, o que importam são os equipamentos que vesti... e eis eles:




Tiara de Popstar: Ela lança Escudo Mágico no usuário, e é lvl 10, com 5% de chances! Isso é muito, pra defender o personagem é a melhor pedida... isso com Amon-Ra (Kirie nv 10) faz um personagem quase intocável... 


Mas eu só usei ela mesmo, que é mais útil pra up do que MVP (esse personagem não tem HP, então um tapa de mvp já é o suficiente pra cair... o ideal é mantê-lo longe). 



Olhos da Cecil: Como ele se ativa ao atacar, é uma defesa extra contra ataques de mobs.



Virar Cecil é divertido, sem contar que sai Lex Aeterna (dobra o dano) quando ta virado nela, e bem, tem o efeito de aumento de dano, que na boa, é alto pacas!




Pena de Falcão: Essa pena é legal, da Ataque Aéreo mesmo estando com o Worg. Essa skill é aquela que faz o falcão atacar, mas ela só funciona se tiver com o falcão, e um Sentinela precisa escolher entre lobo ou falcão, exceto quando usa essa pena, pois ela ativa mesmo sem o falcão... é tipo um Falcão Fantasma!!!



Sim, esses números tudo são os ataques se sobrepondo e o inimigo quase imóvel (eu trapeio pra garantir, mas geralmente eles mau conseguem andar). Detalhe que usei uma foto do Torneio de Geffen pois na torre, essa skill não é muito interessante. Ela ataca em área, e isso provoca o mob do mvp, que fica la longe. O mob não ataca pois o MVP não anda, então provoca-lo é dificultar propositalmente. Ainda assim, é divertido, e ajuda a dar um bom dps.




Amplificador de Som com Carta Borboleta ou Fen: Eu uso esse Amplificador mais pelo efeito de manter o cast do que pela diminuição de 50% do cast. Como é preciso usar ao menos 1 Asa da Luz no acessório pro combo de ataque, o Amplificador é uma boa opção pra neutralizar o debuff da carta Borboleta Sanguinária ou da Fen (25%/30% de lentidão no cast). 


Ela é boa pra atacar mobs e dar K.O., sem quebrar o cast. Funciona bem pra momentos em que sei la, escudo mágico não saiu, ou o mob ta enorme de mais e dificultando o ataque, assim você pode conjurar Tempestade de boa (apesar do foco ser ataque físico rápido, tempestade ainda é bom pra destruir mobs).




Arco de Trepadeiras: E por fim tem o Arco de Trepadeiras, que lança Prisão de Teia mesmo estando na Torre (essa skill não funciona quando conjurada pelo jogador - Professores - mas em auto-skill funciona em instâncias).


Nem preciso dizer o quanto ela é útil pra travar os mvps. De longe eles não conseguem te matar, então é bom mantê-los o mais distante possível. Hunters usam traps também, e armadilhas seguram MVPs (por um tempo bem reduzido, mas seguram).

Junta tudo e da pra se divertir!

Espero que não tenha ficado uma postagem muito... desnecessária. Logo trarei textos mais interessantes. Mas até lá, não perco nada em compartilhar um pouco mais do que faço rs.

Até a próxima!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Alo de novo e sinceramente não achei desnecessário.Foi um jogo que fez parte da sua diversão,então não custa compartilhar.Não sou muito fã de Ragnarok,mas me lembro de sempre ver e acompanhar meus amigos no Grand Chase quando eles precisavam de ajuda e me lembro como aquilo virou uma palhaçada mais pro final da vida.Querendo ou não,jogos assim evoluíram para LOL ou Dota,mas me lembro muito bem a febre que foi e como dizem"relembrar é viver".
    Enfim cara,comentário rápido,umas horas de sono vão ajudar aqui e...Cheers!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr, eu tava abandonando o vício de Rag e quase deixei o jogo pra valer, mas ai assisti Sword Art Online... isso despertou uma sede de MMORPGs! Tentei vários, Grand Chase, Aura Kingdom, Ragnarok Online II, mas no fim, nada se compara ao jogo que fez da minha adolescência mais... memorável. RO foi um jogo lindo no passado, mas ainda da pra gastar algum tempo brincando no que sobrou dele. É triste, o fato de quase não haverem jogadores permanentes... tentei até criar um clã pra ver se juntava um grupo mas, como sempre, todos pararam de logar depois de algumas semanas. Ainda é lotado de personagens, mas muitos deles são novatos que não ficam muito, ou bots. Como você disse... LoL e Dota tomaram o lugar do MMO.

      Bons sonhos sr, Cheers!

      Excluir
  2. Belo post sr carinha, curto poucos Mahmorpagahs , mas o post foi interresante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mahmorpagahs... kkkk... foi até facil descobrir que é "MMORPGs", mas eu nunca tinha ouvido falar rs. Eu também não curto muitos mmos, RO é o único que permaneço jogando, mesmo que seja só 1 vez por mês. Mas poxa, 10 anos de jogo, difícil ignorar e abandonar...

      Excluir
    2. Aproveitando o assunto, tem munto Hu3 Br ou eles ja abandonaram o jogo ?

      Excluir
    3. O servidor brasileiro (bRO) só tem brazuka, e a maioria é jogador, mas são novatos que logam pouco ou mudam de personagens com muita frequencia. Tem dois tipos de jogadores: Viciados e Lutadores.

      Os viciados são aqueles que simplesmente voltam e querem ver tudo o que o jogo tem a oferecer. Procuram amigos, relacionamentos, monstros e itens diferentes. Alguns como eu, até caçam missões e histórias, criam clãs e enfim, se divertem.

      Os lutadores são aqueles que investem tudo em equipamentos e armas contra humanóides, para ir no pvp e ver quem manda mais. Eles matam uns aos outros e durante alguns dias da semana, participam de Guerras para obter Castelos e recompensas divinas. Geralmente e basicamente, o que restou no rag é esse tipo de player.

      Eu, sou do tipo viciado mas... a maioria dos novos não costuma ficar por mais de 1 ou 2 meses na ativa. Eles se cansam e trocam de jogo ou personagem.

      Excluir
    4. Bom com Hu3 Br queria dizer gente babaca , mas ainda foi bom saber desse negocio de Lutador e Veterano

      Excluir
    5. Heh, você captou a ideia... "viciado" = "veterano".

      Mas sim, é lotado de gente babaca, ks, bot, shemale, etc. Mas tem gente decente também.

      Excluir
  3. Cara muito bom msm, gostei muito da sua postagem, sou um fã de ragnarok e voltei a jogar esses dias, estou com um sentinela no 118 mas com um pouco de duvida no quesito chapeis ainda, teria como vc compartilhar oque vc usou ou algumas dicas no mais vlw man

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei o básico do básico, nada especial além do mencionado. Mas a história continuou... eu fiz um sentinela full worg, e equipei nele um set novo do bRO, incluindo um hat que da Ataque Aéreo (e ficou divertido, pois o ataque aereo saia junto com o lobinho... mó louco) e um hat da Cecil Daemon que faz virar ela, e também lança Lex Aeterna. Também equipei um hat que lança Escudo Mágico ao atacar... coma tudo e surgiu um personagem bem fortinho. Daí passei a ir na torre com um Arco da Trepadeira e Prisão de Teia lokava os mvps. Eu não passei da Lady Branca, mas é porque sempre fiquei impaciente e cometi gafes... mas era diversão certa. Eu parei com o rag, tentei jogar no iRO, entrei pra um clã de brasileiros e me diverti muito por um mês. Fiz um Rebellion la, e foi realmente legal... mas no fim, rag terminou pra mim =/.

      Vou adicionar as fotos do outro sentinela e os equipamentos pra você dar uma olhada.

      See yah sr Pablo.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)