O Filme Achado de Hoje: Amber Alert.

Bem, eis mais um filme, do gênero found footage.

Esse é mais um filme de terror... alias eu diria que é mais pra suspense mesmo. Em termos de realismo, é "válido"... não chega a surpreender e é meio previsível, considerando que logo no inicio já tem aquela manjada frase de "Essas imagens foram encontradas pela polícia" ou algo assim, que já deixa claro que ninguém vai sair vivo no fim. Mas apesar dos clichês... é um filme interessante. 


Lembre-se que essas análises/criticas/reviews/matérias, ou seja lá como se chamam, sempre tem revelações de mais. Então se não curte spoiler, nem leia. Contente-se com essa frase: 

Umameninasequestradaacabacausandoamortedeummontedesemiadultosnofinalpelasmãosdosequestrador. 

Se você se esforçou pra traduzi-la, sinto muito pelo spoiler mas é isso mesmo (heh).

Boa leitura.

Já no começo, é dito por aquele clássico aviso pré-filme que as imagens não foram editadas, porém logo de cara há sinais óbvios de edição, como por exemplo o anúncio na camiseta de um dos protagonistas, borrado digitalmente... 



Isso ocorre menos de um minuto após o anúncio.


A frase provavelmente se referiu ao vídeo original, sendo o filme em si, nada mais que o material já editado, o que justifica a edição, sem que o material perdesse o realismo. Alias, a própria edição nesse caso aumenta o realismo, pois é um filme de suspense policial, e faz sentido censurarem coisas como nomes, endereços, telefones e slogans, para não ferir os direitos de imagem de ninguém.


A história gira em torno do "Amber Alert", onde o "AMBER" significa "America's Missing: Broadcast Emergency Response". 

Esse é um sistema americano criado para localizar veículos suspeitos de sequestro de crianças. Simplesmente colocam os anúncios nas estradas de "Procura-se tal veículo" e as pessoas em suas viagens caso localizem o tal veículo tem a possibilidade de colaborar com a polícia, ligando e dizendo onde viram e quando. 

Originalmente, esse sistema foi criado por causa de uma garota chamada Amber Hagerman que havia sido sequestrada, mas só foi localizada no dia seguinte, morta. No caso dela, a polícia sabia como era o veículo que a tinha levado, graças as testemunhas, entretanto mesmo com todo mundo da comunidade ajudando e procurando, não conseguiram localizar o carro a tempo, nem seu motorista, e a garota acabou sendo violentada e morta.

Daí o sistema foi desenvolvido, bem como outros meios, para que as chances de se localizar uma criança sequestrada aumentassem. Resumidamente é isso... tem mais detalhes nesse site:


Bem, o filme usa isso como base, e mostra um trio de jovens em uma viagem, que acabam percebendo que o carro na frente deles era o mesmo que constava nos Alertas Amber da própria estrada. Daí eles tem a brilhante ideia de seguir o tal carro... 


Apesar de ser uma história bem simples, ela é alongada, esticada, enrolada, por quase duas horas. São um casal de amigos (onde o gordão ta na friend zone) discutindo o tempo todo sobre seguir ou não o tal carro. 


Eles chegam a avisar a polícia varias vezes, mas continuam discutindo e seguindo.


Mas a discussão não faz muito sentido, nem toda a gritaria e berros, pois os papeis se invertem totalmente do nada.

No inicio, o motorista, o gordão, interrompe várias e várias vezes, insistindo para que a mulher parasse de tagarelar e prestasse atenção no carro cinza que estava na frente deles, tal qual também era o dos alertas. Meu, a insistência dele é irritante, simplesmente irritante, e pior que o alerta nem tava tão claro assim, apesar de passar várias vezes, o que não justifica a insistência dele. 


Mas beleza, quando a mulher decide olhar, e constata que é o carro de fato, ela começa a insistir numa perseguição, e também, irrita muito, grita, berra, chateia e até mesmo mexe no volante, sempre mantendo o carro na cola. Ela liga pra polícia, ela sai do carro quando ambos estacionam num posto de gasolina e vai investigar o carro cinza. A mina simplesmente perde as estribeiras e age de forma insana e totalmente irresponsável. 


Isso porque eles estavam o tempo inteiro sendo acompanhados pelo câmera-man, tal qual fica o tempo inteiro praticamente mudo, apenas observando e sem dar qualquer opinião... alias, eles estavam filmando a viagem pois era a última viagem que eles fariam juntos, pois ambos tocariam suas vidas, caso ainda vivessem.


Bem, a história termina de forma parcialmente trágica: Eles conseguem localizar a casa do sequestrador, invadem, encontram a menina sequestrada, libertam...


Mas no final morrem, a mulher com um tiro na nuca pelo sequestrador e o gordão com tiros no corpo, de forma heroica após esvaziar o pente de uma arma no sequestrador, tal qual também morre. 


Os únicos que sobrevivem são a garota sequestrada, de 8 anos, e o câmera man, que tinha ficado no carro, tinha sido encontrado pelo sequestrador, tal qual atirou no seu ombro e deixou ele pra morrer... 


E é isso. 


O filme é decente. Não é dos melhores, pois é bem previsível, mas pode valer a pena assistir. Mesmo se passando quase que o tempo inteiro dentro de um carro, tirando as discussões sem razão e a gritaria, vale a pena ver... a história é boazinha.

Alias, tem um filme chamado "Celular - Um Grito de Socorro" que também vai nessa pegada de "Chance única de salvar ou não salvar a vítima", porém ele é mais inteligente e até mais realista que esse found nesse sentido. 


Em uma situação crítica, de fato uma pessoa sensata se esforçaria pra ajudar, porém ninguém seria imprudente ao extremo, ao ponto de mesmo com suporte policial a caminho, se colocar em risco atoa. 

Enfim, nesse filme, eu aprendi que se um dia eu encontrar um carro suspeito, e minha amiga insistir para que eu siga, eu deverei jogar a real e dizer: "Você quer morrer? Eu não quero, e também não quero que você morra, então deixa isso com a polícia e flw".

De certa forma, a imprudência deles causou suas mortes, mas salvou a vida da garota, que provavelmente teria morrido afinal eles mesmos descobriram que o Alerta Amber sobre ela já havia sido desligado. 

Realmente, é meio polêmico... mas duas vidas em troca de uma não é uma troca justa.

Enfim, é isso. 

Até a próxima.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Belo post sr Morte, queria poder te recomendar alguns filmes, mas infelizmente mal assisto filme de terror , só assisto alguns realmente bons , mas a maioria que assisto é filme trash , slasher e alguns suspenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem grila sr, eu curto bastante o estilo found, mas as vezes eu falo de filmes recomendados, suspense, drama, terror ou ação... até animação... então caso queira fazer uma recomendação de um filme que você curta muito, eu topo rs.

      Excluir
    2. Eu posso te recomendar, mas saiba que não é bom

      Excluir
    3. Bom pelo menos da pra rir com o humor involuntário

      Excluir
    4. Bem difícil... creio que filmes trash tem uma pegada de vergonha alheia, e isso é uma tortura saca. Tem um seriado novo que ta passando na fox que usa um terror com humor forçado que é bem estilo trash.... isso me assusta... no mal sentido. Só que tem alguns bem legais, tipo o "Pneu Assassino"... muito bom esse filme... um dos poucos que me fez gargalhar sem entender nada rs.

      Excluir
  2. Boa analise, so que este filme parece ruim perante outro found footage que ja mostrou. Yuki wonkan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Yuki, de fato ele é fraco. Mas também é bem melhor que muito found que já vi.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Bom que curtiu, foi bem simples mas foi inesperada... eu vi o filme e achei legal compartilhar. Daora mesmo serão as análises da semana final de Dezembro. Uma por dia... enooormes.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)