O Filme Achado de Hoje: Exists

Na última postagem "O Filme Achado de Hoje" o leitor Vinicius Ferri recomendou que eu assistisse "Exists"... eu já havia ouvido falar desse filme, já havia assistido o trailer e li a sinopse, mas por puro "achismo" acreditei que era um filme ruim, plagio de "Caçador de Troll"... nunca estive tão enganado.

Ah velho, é do mesmo diretor de Bruxa de Blair... isso explica tudo.
Vou falar dele então, mas já adianto que esse é um exemplo de ótimo found footage.

Lembre-se, postagens aqui do blog são puro spoiler.

Boa leitura :D

Fiquei feliz pois depois da decepção que foi assistir Unfriended, tive a oportunidade de assistir algo decente... finalmente.

Antes de falar de "Exists", vou explicar o porquê do meu preconceito.

No trailer, e na sinopse, o enredo era resumido a um grupo de jovens numa floresta, com uma criatura selvagem os perseguindo...

Isso me fez lembrar de vários found footages que seguem essa mesma ideia, principalmente "Caçador de Troll"... sei la por quê.



Por mera frescura, eu evitei assistir esse filme por muito tempo, até ver o mesmo sendo recomendado... foi ai que tomei coragem, afinal, depois de tantas decepções, qual o problema de jogar mais 2 horas da minha vida fora assistindo mais um filme falso sobre uma fita encontrada?!

Ainda assim, eu já comecei a ver com certa indisposição... e comecei a criticar o filme só pela sua abertura: Créditos e mais créditos, de todos que trabalharam na produção, edição e pós edição do filme. 

Algo bem diferente do que os found footages que buscam ser "bons" fazem... normalmente eles apresentam uma mensagem de que o filme foi encontrado, ou uma apresentação simples que busque enfatizar o quanto o filme é real, mas na maioria das vezes, esses mesmos filmes não honram a ideia inicial e no fim, mostram o quanto são falsos (foi o caso das porcarias recentemente lançadas).

"Exists" ("Eles Existem") faz o contrário, ele já começa mostrando que é falso, que foi editado e todo produzido, mas durante o filme, o realismo é abraçado.


Não é uma perfeição, de certa forma é um filme previsível, porém não deixa de ser bom, e como ele abraçou a ideia inicial até o fim, ele se tornou um dos melhores founds já feitos.

A história:


Um grupo de jovens viaja até uma cabana na floresta, pertencente ao tio de dois deles (irmãos), tal qual havia proibido que qualquer um fosse até la, devido avistamentos de uma criatura peluda... que ele não chamava de Pé Grande (Sasquat) mas que era popularmente conhecida assim.


O objetivo do grupo de amigos fica claro logo no inicio, onde eles só queriam filmar a curtição deles e por no YouTube. Eles então vão de bicicletas e muitas câmeras para la, em um carro... só que logo no começo, eles atropelam algo.


Sem saber o que atropelaram, eles vão pra cabana praticamente abandonada, e la montam acampamento... até que vários sons e gritos estranhos e selvagens começam a acontecer... eles avistam algo na floresta, e conforme a história avança eles encontram de fato o Pé Grande... ou ele os encontra.


Eles são atacados ferozmente pela criatura, que começa a destruir tudo e torna a noite um verdadeiro pesadelo... fazendo com que um dos sobrinhos do dono da cabana saia com sua bicicleta atrás de ajuda, durante o dia.


Mas ele é atacado, e ai começa a matança. O peludão começa a matar os garotos, em seus ataques violentos, matando praticamente todo mundo... eles até encontram o irmão que foi buscar ajuda, ainda vivo, ao fugirem, mas o mesmo estava com a perna esmagada e bem, ele acaba morrendo de hemorragia.


Todo mundo morre, e sobra apenas o outro irmão, que se finge de morto involuntariamente (ele desmaia) e o mesmo é arrastado pelo Pé Grande, até um lugar com os corpos de seus amigos, lado a lado. 


Lá, ele descobre o porquê do monstro estar matando eles: Eles atropelaram o filho dele.


Dai rola choradeira, o cara começa a pedir perdão pra criatura, até que o tio dele aparece, o tira de perto do monstro, é morto por ele... e no fim, o peludão fica cara a cara com o último irmão... tal qual continua pedindo perdão... e até se despede da vida, dizendo pra câmera que aquele é seu último vídeo. 


A criatura vai embora, deixando o cara vivo, e o filme acaba. 


Repare... não houve um massacre desnecessário, nem um abuso de sangue e assassinato pra forçar sustinho ou medo... os caras foram morrendo por consequência de seus atos, escolhas e decisões. Até o último momento, em que  o cara pede perdão, ele não é morto só pra fazer o filme render... ele é poupado, pois ele havia entendido seus erros e convencido a criatura de poupa-lo, mesmo não acreditando no que tava acontecendo. A morte não era o pior pra ele, o fato dele ter de conviver com o que aconteceu sim.

Esse foi um final digno para o found footage... explica de certa forma como as filmagens vieram a tona, e da realismo ao filme. Ele convence... mesmo deixando claro desde o inicio que é falso.

Infelizmente ele não é perfeito. A atuação da maioria dos jovens é precária em alguns momentos, e em outros é assustadoramente convincente. O grito de desespero de uma das garotas ao ver que seu namorado havia morrido é de dar agonia. 

Em termos de áudio, há sons adicionados, música e barulhos bem editados, mas nada exagerado. Combinou, mesmo sendo um found footage (talvez o fato de deixar claro que é um found editado tenha contribuído para que essa edição fosse aceita).

Efeitos especiais... quase imperceptíveis. Talvez tenham fantasiado alguém pra correr pelas florestas como Pé Grande ou algo assim, pois ele parece bem real... melhorando ainda mais o filme.

Enfim, esse é um bom filme, em todos os aspectos. Vale(u) a pena assistir.

Agora é isso, obrigado Sr Vinicius, e até a próxima!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Muito obrigado pela menção no post Sr. Morte, e fico feliz que o filme lhe agradou e não foi uma perda de tempo. Eu te entendo quanto à parte de "torcer o nariz" pro filme, comigo não foi diferente. Vi a capa do filme, me interessei (porque adoro lendas tal qual Pé Grande, Monstro do Lago Ness), e pelo fato de ser do mesmo diretor de "The Blair Witch Project". Ai fui ver o trailer, de início me frustrei, mas, ao longo acabei me empolgando e resolvi dar uma chance pro filme. De toda forma, o filme não é perfeito não, mas é um bom filme, e na minha opinião, faz jus ao estilo Found. Eu sou chato mesmo pra filmes, principalmente de terror (curto bastante, mas sou bem exigente rsrs), mas esse eu achei um bom filme, e de longe, um dos melhores quando o assunto é Sasquatch. Abraço Sr. Morte, e até a próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso discordar em nada, de fato eu adorei esse filme, e não poderia deixar de agradecer a quem me recomendou sr Vinicius.

      Sou grato pelas recomendações, principalmente quando são tão boas. Obrigado mesmo.

      Agora acho que estourei minha cota de "Filme Achado de Hoje"... preciso fazer uma AnaliseMorte pra equilibrar rs... mas se tiver mais filmes bons do estilo found pra recomendar, eu to ai.

      Tem um filme sobre o Monstro do Lago Ness, não me lembro se cheguei a escrever sobre ele no blog (pela forma como ele esta claro na minha mente, acho que sim) e é realmente bom chamado "Incidente em Loch Ness"... é um mockumentario, mas é interessante. Mockumentarios e Found Footages são praticamente o mesmo gênero, pois ambos tentam convencer que são reais (ou deveriam)... da uma olhada quando puder, se quiser.

      Excluir
    2. Opa, vou dar uma conferida sim, o último que vi sobre o Nessie foi "Além do Lago Ness" e sei lá, não curti muito rsrs. Mas vou dar uma olhada sim, obrigado Sr. Morte, abraço!

      Excluir
  2. Sr morte, poderia fazer uma análise de um filme chamado "Infectado". Ele é do mesmo estilo que Atividade Paranormal e Rec. O tema da vez é vampiros. Ele se trata de um vlogueiro que quer viajar pelo mundo, só que aí algo acontece e tudo dá errado.Eu curtir esse filme e se puder assistir, espero que curta também.
    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, esse é um filme que também deixei de assistir por desapontamento com o Trailer, achei que seria algo muito parecido com "Poder Sem Limites"... mas vou seguir seu conselho e realizar seu pedido. De quebra vou falar de mais alguns filmes, tudo na mesma análise.

      Antes terei de terminar de editar a análise sobre Gantz, mas logo falo de Infectado (Afflicted)... vlw pela dica Sr.

      Excluir
    2. Obrigado por me responder Sr Morte
      É por isso que eu gosto do seu blog. Vc sempre responde à todos. Valeu mesmo.
      Indo conferir Gantz.
      Abraços
      Paulo

      Excluir
    3. Jovem, assisti... lamento por você ser anônimo, fica difícil saber com quem to falando rs... mas Sr... Sr... Sr... Belíssimo filme! Me surpreendeu... sem clichês e ficou decente, assisti com um amigo pra variar e ele também curtiu. Farei uma análise tripla dele com mais dois outros founds que acabei de assistir (Talking of Deborah Logan e Gallows) e mano, espero que fique boa... tão boa quanto esses filmes (exceto um deles, tal qual vou explicar porquê é ruim).

      Sr... obrigado!!! E seja bem vindo!

      Excluir
    4. Opa, me chamo Paulo. Daqui a pouco vou criar um perfil no G+ pra ficar mais fácil de identificar!
      Vou ficar esperando ansiosamente as análises! =)

      Excluir
    5. Show! Espero que curta as demais análises que surgirem sr Paulo, e seja bem vindo!! De novo rs...

      Excluir
  3. Opa....mais um filme para a lista de Procrastinação rsrs
    Brincadeira....minto.....sla kkk
    Enfim, parece ser legal, eu espero.....deve ser.....eu não sei....AHHHHHH! kkk
    okay...vou assistir....MEU DEUS EU TENHO MUITA COISA PARA ASSISTIR!!!!!
    kkkk
    enfim,eu sou o senhor wilson e até a próxima!

    See yah! (aí.....tu reparou que tem ''HD'' no meu nome agora? leia o meu perfil e entendera kkkk, ou não...sla, tu que decide rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wtf... hyper... meu???! kkk. Deixa quieto.

      Viu, os artigos de filmes ficaram mais detalhados com o tempo. Lembre-se de assistir kk.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)