O Filme Achado de Hoje: Mockingbird

Hoje tive o prazer de encontrar um found decente!


MOCKINGBIRD



Este é o tipo de found footage que eu recomendo... é bem executado, tem uma filmagem decente, tem um enredo ótimo, tem bons efeitos especiais... se é que tem algum... tem ótima continuidade, enfim... esse é simplesmente perfeito.

Ele não é um found footage com tema sobrenatural... ou é... tudo depende do ponto de vista. Eu recomendo, mas já aviso: Fala de Psicopatas. 

No restante dessa postagem irei explicar melhor essa maravilha, e também contarei a história, além de mencionar o porquê da inegável perfeição desse found. (Ou seja: Spoilers adiante)

Então, boa leitura!

Estou um tanto surpreso. Realmente achei que nunca mais veria um found legal o suficiente pra me deixar, no mínimo, impressionado. Eu não vi erros nesse filme, só acertos, do início ao fim.

Primeiro o enredo:

3 casas diferentes, recebem em suas portas uma caixa com uma câmera ligada, e o bilhete: Continue Filmando. 


Uma casa com uma família feliz, composta por um pai, uma mãe e duas filhas; uma casa com uma solteira que mora sozinha; uma casa com um cara que mora com a mãe. 


Cada um deles recebeu uma câmera que não desliga, e é a partir daí que o tormento começa, pois durante uma longa noite de chuva, coisas estranhas começam a acontecer, e bizarrices sem igual passam a apavorar todos os envolvidos. 


Sem se conhecerem, eles vão seguindo os passos dos telefonemas, fitas, barulhos, vozes e afins que surgem durante a noite. A família feliz, estava separada, pois as filhas haviam saído com o tio. A moça solteira, estava sozinha como de costume, sofrendo com as perturbações. O rapaz que mora com a mãe, estava feliz, empolgado, pois pra ele tudo foi anunciado como um jogo.


Pois bem, as 3 histórias separadas se unem. O rapaz se veste de palhaço seguindo a orientação de quem quer que lhe deu a câmera, por bilhetes deixados em toda parte. Ele passeia pela cidade, faz um monte de coisas, ganha uma câmera fotográfica, e tira fotos de crianças, tudo por orientação dos bilhetes... dentre as crianças estavam as duas filhas da família feliz. 


A família, fica com medo pelos barulhos, batidas, o gato morto arremessado pela janela... e pra se protegerem pegam uma arma escondida pelo pai, até que recebem uma foto... a foto de suas filhas ao lado de um palhaço.


A moça solteira apenas entra em pânico, é completamente torturada psicologicamente com barulhos, telefonemas ameaçadores, apagões, e no fim, ela ganha uma arma de presente, de mais uma caixa deixada em sua casa.


As três histórias se juntam no final, quando a família é orientada a chegar em 10 minutos em determinado local, Mockingbird, uma rua, para salvar suas filhas. A mocinha, estava morando nessa mesma rua, e foi levada até uma casa frente a sua... e o palhaço, foi orientado para receber seu prêmio, também na casa de Mockingbird, e para isso ele precisaria levar um bolo. 


Pois bem, as 3 câmeras chegam no mesmo local, para registrar a morte de todo mundo. Pois, a família desesperada, em meio a um aglomerado de balões vermelhos e a voz de suas filhas ao fundo, encontra com a mocinha solteira segurando uma arma, e ambos ficam apontando, questionando o porquê de tudo isso... quando do nada o palhaço salta e grita "Surpresa"... fazendo todo mundo atirar e... morrer. 


Mas o filme não acaba ai... logo em seguida, um grupo de crianças pegam as câmeras e registram umas as outras dizendo "Filmamos tudo? Todos morreram?"


Fim.


O filme é curto, de certa forma, a história é curta, mas é muito boa. Ele deixa um monte de dúvidas, não responde tudo, deixa aquela dúvida no ar tipo "Que merd4 acabei de ver?" mas no bom sentido. 

Não há aqueles erros clichês de todo found footage onde inserem trilha sonora com "Pan!" nas horas de susto, nem aqueles efeitos especiais evidentemente evidentes! Também não tem musiquinha de fundo sem conexão com o filme, e pra melhorar, há explicações plausíveis tanto pras câmeras, quanto pras filmagens!

As câmeras... elas foram deixadas nas portas, para filmar. Elas não tinham como ser desligadas, e isso é questionado pelos interessados no próprio filme. 

As reações das pessoas são realistas, são reais, sem dúvida alguma. E a atuação... fica praticamente imperceptível. São pessoas vivendo um pesadelo!

As fitas... as filmagens são transferidas em tempo real para algum lugar, e isso é descoberto por um dos personagens ao reparar uma certa luzinha vermelha e o fato do cara que fica falando pelo telefone saber tudo o que eles fazem. 

E por fim, o final... ele é surpreendente pois, de tantas possibilidades, incluíram crianças como antagonistas! 

É um found decente... perfeito alias. Eu prefiro filmes mais voltados pro sobrenatural, mas nesse tem muita coisa assustadora e inexplicada... não é só um filme de psicopatas... é um filme bizarro e assombroso de psicopatas infantis! 

E pior que quando fui assistir já fiquei com um pé atras por ver a abertura da "Universal"... considerando que os melhores founds e mais realistas geralmente são os feitos por empresas menos conhecidas. Mas... esse foi bom... esse foi ótimo. Não supera obras de arte caseiras como VHS ou Atividade Paranormal (no inicio de tudo) ou Bruxa de Blair... mas... é um dos melhores.

Sobre a história em si... minha interpretação é a seguinte: Um grupo de jovens queria zoar, e arquitetou a brincadeira mais mortal e macabra do mundo, oferecendo câmeras gratuitas para estranhos e fazendo com que eles se encontrassem e se matassem, tudo diante das câmeras... ou... um grupo de crianças foi conduzida a produzir tal filme, por causa de alguém... um cara... ou qualquer um que as fez participar do "jogo"... sei la... isso me lembrou muito "Saw (Jogos Mortais)"... mas isso que é legal nesse filme... ele deixa o final em aberto, a história inteira em aberto! E o melhor, ele foi muito realista... 

Uma coisa eu digo: Se um dia aparecer uma Caixa de Presente Vermelha na minha porta, sem motivo algum... e tiver uma câmera dentro...eu vou dar ela de presente pro vizinho!


E é isso. Se quiser assistir, você quem sabe! Estou feliz por ter achado um found footage decente depois de tantas decepções... Até mais!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. nossa o final foi uma grande surpresa esperava qualquer coisa menos aquilo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga... e foi isso que me deixou admirado... além da qualidade geral do filme.

      Excluir
  2. Ei Shady, voce faz só found fontage ou analisa outros filmes? Tenho uma pesquisa sobre o filme Jumper como analise de TCC e adoraria se voce me fizesse uma pequena analise sobre ele. Uma segunda opinião sempre conta!

    Roberto Guedes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Roberto, eu gosto de falar de Found Footages... é meu gênero predileto... Mas você ta falando de "Jumper", aquele filme do cara com habilidades de teletransporte? Se for... bem... posso falar sobre ele sim.

      Excluir
  3. Wow....
    Esse parece ser legal....vou assistir....(depois de jogar um monte de jogo e assistir......coisas....
    Espera o que você pensou? Nem eu sei, eu não sei que filme assistir....ah!)
    Agora eu sei que filme Assistir haha
    Enfim.....
    Vá si fudeeeee!!!!!
    Brincadeira....vou parar...... não sei qual foi sua reação então...
    Continuo com o baum e veio:
    Tchau Otário!
    Nossa....hoje tô grosso hein....
    Okay, desculpe por isso rsrs
    See yah!
    Izi gol
    Kkk
    O que? Não entendeu?
    Ah sla.......referências...uuuuu
    Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus kkk... outro comentário que me fez queimar neurônios kkk.

      Sr Wilson, vejo que está montando uma baita lista com meu auxílio (eta, me senti importanti). Quero ver mandar ver!!! Jogue e assista!!!

      Excluir
    2. Mas claro que o Senhor é importante, todos nós somos, para alguém.
      Isso é bom e por outro lado....ruim, eu me sinto um inútil assim kkk
      Mas se jogar enquanto concílio o estudo eu...me sinto menos kkk

      Excluir
    3. O sr é importante, eu também, somos importantes juntos.

      Excluir
    4. Meu.......que bonitinho o que você falou.
      Fofo
      Ahhhhh, essa sociedade
      Não se pode falar mais palavras que expressam sentimentos mais profundos por causa do preconceito!!!!!!
      Kkkk
      O que estou dizendo?
      Pense.....rsrs

      See yah!
      Kkkk

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)