AnáliseMorte: Mega Man Zero (4/4)

Mega Man Zero 4


Eis o último jogo dessa "franquia" de quatro games.
(Zero 1  Zero 2  Zero 3)


WARNING! WARNING! WARNING!

Vimos por meio deste informar que a síntese analítica a seguir refere-se a um produto de entretenimento intelectual elevado, tal qual exige grande atenção e capacidade de interpretação. Todo o conteúdo apresentado está enriquecido com tais informações já refinadas, facilitando a compreensão geral do material em questão. Este alerta serve unica e exclusivamente para esclarecer e impedir indesejáveis surpresas, logo, caso não haja interesse em explorar por meios facilitados o que o produto tem a oferecer, pedimos humildemente que encerre desde já sua leitura. Resumindo: Tem spoiler.


Boa leitura




Como sempre, não faço ideia de por onde começar, então começarei pela parte técnica.

MMZ4 segue o mesmo padrão dos 3 Zeros anteriores, porém abandona vários elementos que não deram muito certo e acrescenta novos, que por sua vez foram bem pensados.

Triste que uma coisa muito marcante dos 2 primeiros jogos foi abandonada nos dois últimos, que é a trilha sonora.

As músicas do Zero 1 e 2 são memoráveis e empolgantes, já as dos 3 e 4 não são tãããão boas...



Se bem que é preciso destacar a intro do Zero 4, com a música sincronizada com os caminhões... é realmente legal. Mas depois disso, tudo se estagna. Fica meio que na mesmice e não tem mais nenhuma musiquinha empolgante.

Uma novidade está na nova e única arma extra:

A Luva Z.



Essa luva tem o poder de arrancar a arma dos oponentes e usa-la, além de permitir que Zero se pendure nas vigas espalhadas pelo ambiente.

A capacidade de tirar à força as armas dos inimigos deixa o jogo bem dinâmico, permitindo que Zero use ataques diferentes, com capacidades e resultados diferentes. Por exemplo, ele pode pegar um Lança Chamas e usa-lo contra um dos chefes que leva dano bônus do elemento fogo.



Ah, isso... não acredito que depois de tantas análises do título Mega Man eu ainda não falei disso: Elementos.

Todos os chefões de Mega Man, de todos os Mega Mans, possuem pontos fracos, vinculados as habilidades uns dos outros. Normalmente são sempre 8 chefões, e cada um possui um elemento próprio que é o ponto fraco de um deles. Conseguindo todos os 8 elementos, ganha-se o ponto fraco de todos os 8 chefes, o que facilita na hora de lutar contra eles seguidamente naquela clássica fase final das 8 cápsulas.

Em Z4 não é diferente e agora há a chance de usar uma arma obtida durante a própria fase como ponto fraco do chefe da mesma, desde que seja de fato o elemento oposto ao dele.



Algo parecido também é possível em Mega Man X8, com Axl, que pode copiar a forma de certos inimigos e com isso, capturar a arma deles, as vezes convenientemente elemental.

Claro que tudo isso é apenas opcional, pois o próprio jogo oferece a arma correta como principal pro personagem após derrotar o chefe que a possui. Só que, ver Zero usando tal habilidade é bem legal e deu uma dinamizada no jogo.

Além de tornar Zero um aspirante a X/Axl, também há outra novidade que melhora muito o personagem: A Cyber Elfa.


Diferente dos Z's anteriores, aqui não tem mais aqueles Cyber Elfos espalhados pelo jogo que podem ser sacrificados para beneficiar Zero. Agora, há apenas 1 Cyber Elfo(a), bebê, criado por Ciel. Porém, ela é especial, e tem o poder de todos os outros Cyber Elfos que já existiram (mais ou menos isso), desde que ela seja alimentada e evolua/cresça. Bacana que ela não "morre" ao ser usada, pelo contrário, ela fica ao lado de Zero, flutuando, acompanhando, e sua mera presença influência ele. Também é possível escolher quais os poderes que ela irá dar a Zero, divididos em 3 categorias, bem como os Cyber Elfos antigos.


Só que, há alguns poréns. Só é possível obter um dos poderes de cada categoria, uns melhores que outros. Também, apesar de ser possível liberar as 3 categorias paralelamente, isso gasta pontos, e esses pontos contam no ranking do jogo. E o Ranking influência na dificuldade do jogo.



Sobre o Ranking, eu nunca vi muita importância nele, pois apesar dele influenciar no jogo, nunca é algo gritante ou que traga muita diferença. Em sua maioria são coisas que aumentam a vida útil do jogo e só. A história fica a mesma e bem, não há uma motivação maior além de mero desafio.

Por exemplo, eu no final do jogo apelei e liberei as 3 linhas de elfos pra minha Elfa, pegando hp duplo, defesa elevada e mais um efeito bobo la. E durante a luta final, ainda alterei o efeito do HP duplo pra um efeito menor que dava mais hp e fazia a Elfa jogar energia de tempos em tempos, algo maravilhoso numa luta demorada de chefões. Claro que essa manobra me custou pontuação, mas é o chefe final, pra que eu vou querer pontuação? A menos que o objetivo fosse liberar os extras do jogo, como passa-tempos simples no menu iniciar.

Bem, outra coisa que se manteve foi a alteração climática. Dependendo do clima da fase, escolhido e produzido artificialmente pelos dispositivos de Ciel, os chefes e suas respectivas fases ficam um pouco mais difíceis, além de haver como recompensa uma Ex-Skill, que permite que Zero use um ataque formado pelo elemento do chefe derrotado.



Ah, uma última novidade que eu preciso dizer, é a das peças montáveis.

Zero ainda pode mudar a cor da roupa e desenvolver habilidades extras como Pulo Duplo, dependendo dos equipamentos que ele usa. Mas, esses equipamentos não são mais obtidos ao passar fases no modo difícil, nem em forma de chip escondido pelos locais. Agora, é necessário montar as armaduras, usando partes dos inimigos derrotados.



Os inimigos de Z4 tem chance de deixar cair um item com o mesmo nome deles, e esse item, representando uma parte deles, pode ser somado a outros e, caso seja a fórmula correta, pode-se obter um capacete/armadura/bota nova.



Tenso que, é possível fazer combinações de até 4 itens, mas sem uma receita é muito difícil obter sucesso e normalmente, só se cria Lixo (literalmente). Pra se obter as receitas, é preciso conversar com os personagens do jogo e buscar a pontuação máxima no Ranking pra habilitar novas falas e liberar novas receitas. Também pode-se colar da net uma receitinha aqui e outra ali... mas ai é feio viu! (Nada de pegar a fórmula pra montar a bota de Salto Duplo ou a Armadura de Defesa Dobrada pela net hein)

Bem, de resto permanece tudo igual, desde o gameplay até o gameplay... e o gameplay também!

As demais novidades estão no enredo, personagens e, gameplay.




Personagens



Zero




Zero está desenvolvido agora, forte, dedicado e caminhando pra sua última batalha. Agora, ele sabe quem é e pra que existe, e deixa isso muito claro:

Zero é apenas uma máquina aos serviços daqueles que precisam e merecem ajuda.

Zero não se enxerga apenas como um Mega Man, nem como um defensor só de humanos ou reploides. Ele também não se considera como herói, pois seu objetivo não é salvar todo mundo. Ele é um reploide, forte suficiente para lutar por aqueles que ele deseja lutar, e por aqueles que ele acha que precisam de sua ajuda.

Esse é Zero, o Zero atual.

Seu fim aqui é de forma definitiva. Zero realmente se sacrifica dessa vez, seguindo os mesmos passos de seu antigo "eu". Curiosamente, a última aventura de Zero se passa nos destroços de Eurásia, aquela base espacial onde Zero foi destruído no passado. É algo muito curioso, pois ele retorna justamente pro último local em que esteve durante sua "vida anterior".

Zero enfrenta um mal maior no local onde Eurásia caiu, e la se sacrifica novamente, para derrotar esse mal e impedir que aqueles que ele zelava sofressem.

É triste, mas Zero serviu ao seu propósito, e permitiu que humanos e reploides vivessem em harmonia por mais um tempo.

Apesar de ter se destruído bonito, Zero ainda não se foi completamente, e pra sua sorte, sua melhor amiga e quase namorada chamada Ciel era perita em manipular Energia e era uma grande Cientista, logo... ela poderia trazer ele de volta, ou melhor...


Ciel



Como eu mencionei, Ciel é uma grande Cientista perita em Energia.

Ela teve sucesso ao desenvolver um tipo de Energia Vitalícia com base na mesma energia usada por Cyber Elfos.

Pra quem não se recorda, Ciel restaurou Zero usando um Cyber Elfo ainda no início de suas pesquisas sobre a energia deles. Se ela foi capaz de restaurar Zero assim, imagina com seu conhecimento atual!

Ciel o faz, porém ela traz Zero de volta de uma forma diferente, afinal ela já teve problemas com "novos corpos" como no caso do X-Cópia.

Ciel é uma humana, que protege e luta pelo bem de Reploides da Resistência, formada por ela para fugir de Neo Arcadia e sua ditadura contra reploides e a favor de humanos. Agora que Neo Arcadia está  nas mãos de Doutor Weil, geral ta ferrado, tanto humanos quanto reploides. Logo, Ciel passa a usar a Resistência como defensor tanto de humanos quanto de reploides.

Pra começar, Ciel sai com um Comboio numa turnê pelo mundo, lutando contra a opressão de Weil. Nessa viagem, ela se depara com um grupo de humanos fugindo de Neo Arcadia em direção a uma região chamada "Zero", região com vida sustentável, fora dos domínios de Neo Arcadia e livre de Weil, presente ironicamente no local onde Eurásia se chocou no passado, exterminando milhões de vidas.

Ciel tenta defender a região enquanto conquista a confiança dos humanos que lá habitam, junto com Zero, e através dele ela tenta de tudo para impedir que Weil destrua tal região e impeça que humanos vivam em paz.

Por fim, Ciel não tem mais o que fazer... tudo está nas mãos de Zero e ela só tem de confiar nele. Suas pesquisas de Energia estão completas e tudo o que lhe falta para por o mundo em ordem é fazer com que Weil e sua cidadela saiam do poder. Pra isso, Zero é sua única esperança.


Doutor Weil


E aqui começa a parte longa.

Falar de Weil será complicado, pois eu preciso explicar o inexplicável: Weil como Sigma.

É ai que complica, pois tecnicamente Weil não é Sigma e nem teria como ser Sigma ou ser influenciado por ele, não diretamente. Logo, Weil tem uma origem independente de Sigma, mas o fato dele ter se tornado quem se tornou é a conexão com o vilão da saga X e Weil se converteria em Sigma.

Confuso? Tenha calma, tentarei explicar direito.

Weil é o vilão da saga Zero, ele é o cara por trás de tudo desde o primeiro jogo. Ele quem "corrompeu" X-Copy; ele quem criou Omega e fundiu ele ao corpo antigo de Zero; ele quem matou X, o original; ele quem corrompeu a Elfa Mãe tornando-a numa Elfa Negra e usando-a para ferrar geral; e ele quem escravizou toda a humanidade e a reploidade.


Weil simplesmente teve sucesso em todos os atos malignos que Sigma se quer imaginou.

O que tornava Weil ainda mais maléfico era o fato dele ser humano, e um humano capaz de fazer todas as coisas que ele fez seria muito maléfico. Porém, em Zero4 descobre-se que Weil não é um humano... pelo menos não mais.

E ai mora outra confusão. A revelação de que Weil não é mais humano está na declaração dele de si mesmo, onde ele conta sua própria história para Zero, alegando de pés juntos exatamente o contrário da grande revelação: Ele insiste que é humano.



O truque para se entender a verdade sobre Weil está justamente no fato dele mesmo ter contado sua própria história. Weil está louco, é o vilão, corrompido, maverickado. Desde quando ele estaria em sã consciência para declarar e assumir que tinha deixado sua humanidade? Alias, o que garante que suas palavras sobre sua própria origem são reais?

Nunca acredite nas palavras do vilão.

Mas, como não há outras fontes sobre o passado de Weil, deve-se tentar interpretar suas palavras credibilizando as mesmas, pelo menos o que for válido de seus relatos.

Weil conta que era um cientista humano, que um dia teve sua mente digitalizada e seu corpo remodelado para uma forma mecânica e auto-regenerativa, quase imortal, capaz de se recompor não importa o quão destroçada ficasse. Weil diz que seu ódio pela humanidade nasceu por causa disso, afinal, ele teve seu corpo e sua mente transformados em máquina para o bem da humanidade, que o rejeitou posteriormente, expulsando ele de Neo Arcadia e banindo ele, como se ele fosse um lixo.


Weil ainda tem a audácia de dizer que, apesar de toda sua transformação, ele ainda é um humano. Ele realmente acredita nisso, e bate nessa tecla várias vezes... o cara não tem mais nada de humano, nem corpo, nem mente, nem alma (afinal, o cara é muito ferrado das ideias). Ele é tão humano quanto ele:



Ele:



Ou ele:



A história de Weil sobre si mesmo pode até ter certos toques de verdade, mas também há muitas irregularidades.

Por exemplo: Weil diz que humanos o transformaram no que ele é, porém... quais as chances de um cientista servir de cobaia para um processo destes? Alias, quais as chances de um cientista genial, que foi herói durante um tempo, por sua contribuição ao mundo, servir de mera cobaia de outros, seja pro que for?

É mais provável que Weil tenha feito exatamente a mesma coisa que um antigo cientista com a inicial "W" também fez. É possível inclusive que ele tenha usado até os mesmos dados desse antigo cientista. Considerando que o processo ao qual Weil se submeteu não é algo comum e não foi repetido por nenhuma outra alma viva na face da Terra, em todas as sagas de Mega Man até então, exceto o próprio criador do projeto, não é difícil chegar a essa conclusão.



Como no processo original, a conversão de humano pra máquina total não foi um sucesso completo, e apesar de sim, do homem ter virado máquina, sua sanidade não se manteve, sua vontade de permanecer humano foi crescendo, e no fim, ele se converteu em um ser completamente corrompido e insano, determinado, mas insano.

Weil estava no caminho pra ser tornar o novo Sigma, exatamente como Willy fez. Mas... Zero o impediu.

Entende porque Weil seria Sigma? Sigma nasceu de Willy em sua corrupção e loucura, logo, ele ressurgiria de Weil nas mesmas condições. Um vírus renascendo.


Neige


Ela é nova na área. É um dos humanos que escaparam de Neo Arcadia, vivos.

Neige é uma jornalista, que viaja pelo mundo fazendo seu trabalho de jornalista. No caso, ela conhece os feitos e a história de Zero e também de Ciel, e também conhece a verdade de Weil.

Mas nada disso é importante. O importante na história é que ela é uma humana que se apaixonou por um reploide! Um amor proibido, florescido num período em que a mera presença de humanos e reploides no mesmo local causava guerras. Imagine a união amorosa entre ambos.

Pra piorar, Neige se apaixonou por um reploide bombadão que serve cegamente o próprio Weil. Só pra piorar mesmo, pois esse mesmo reploide faz parte do grupo que tem como missão caçar e eliminar todos os fugitivos de Neo Arcadia.

Pior que, ele também ama a Neige. E isso só piora o que já havia piorado da pior forma possível.

Enfim, ela só aparece na história pra isso... ah... e ela também serve pra fazer Zero descobrir o real significado de um reploide, e enxergar que Ciel e ele nunca dariam certo.


Alouette


Antes de falar do cara que citei acima, preciso mencionar essa menininha.

Uma reploide infantil que carrega em seus braços um amado bicho de pelúcia que ela ganhou de presente de Ciel, também sua salvadora.

Essa mocinha aparece desde o primeiro jogo e é um dos poucos personagens da Resistência que está presente na saga Zero inteira. Logo, alguma coisa tem, correto?

A menininha do ursinho será uma peça chave pra se entender o que acontece depois da saga Zero, e ela é uma das provas de que tudo em Mega Man passa somente por transformações. As coisas e personagens podem até trocar de nome e aparência, mas a essência sempre continua sendo o que era.

Por hora, ela é a responsável por proteger os projetos de Ciel. Ela é muito apegada a Ciel, quase como uma irmã mais nova. Logo, Ciel sempre deixa ela por perto, para protegê-la e também, ensina-la.


Alouette nos 4 Mega Man Zero's
Em Z4, ela quem entrega a Cyber Elfa tunada que Ciel desenvolveu para Zero, e também ela quem escolhe o nome pra ela. Também ela quem se responsabiliza por dar de alimentar a Cyber Elfa, e orientar Zero no que ele precisar saber sobre a sua nova parceira.


Craft




Sabe o namoradinho da Neige? Então, esse bombadão é ele.

Craft é um soldado de Neo Arcadia, membro dos Einherjar (outro grupo de Weil) que irá liberar o Ragnarok na Terra.

Pois é, ele é perito em armas de fogo, e apela muito pra ataques com sua bazuka esfaqueadora do capeta.

Apesar de ser o líder do grupo malvado que Zero precisa derrotar, Craft também é um reploide doidinho que se apaixonou por uma humana.

Foi por causa dessa paixão que ele se uniu a Weil. Na cabeça de Craft, servir Weil e forçar Neige a viver na falsa paz imposta pelo ditador, seria melhor que ver ela morrendo na guerra ou na fuga.

Mas, ele percebe o tamanho do cocô que fez em servir Weil, e pra concertar faz um cocô ainda maior.

Ragnarok era um Satélite com um Canhão Embutido que estava carregando pra disparar na Área Zero e por um fim na esperança humana. Craft era um dos soldados de Weil que servia apenas pra distrair Zero com falsas ameaças à Área Zero, mas, depois de enfrentar Zero algumas vezes, sequestrar Neige, e ver que Weil tava chapadão e que os ideais dele eram muito errados, e também, depois de ouvir a seguinte frase de sua amada:

"É melhor morrer com um sorriso na cara do que viver errado."

Ele decidiu deixar de servir Weil, invadiu Ragnarok e disparou o mesmo contra Neo Arcadia.

A anta achou que matar Weil era o correto e pra isso, disparou um canhão mortal na cidade em que Weil escravizava humanos e reploides, tudo para atingir um único filho da mãe. Ele ignorou as demais vidas, e isso foi tão estúpido que Zero lhe deu uns belos tapas.

Craft se sacrificou com um sorriso na cara então, e a relação Crafeige se foi.

O lado bom de ter um namorado robô é que da pra reconstruir depois... ou aproveitar o que der pra aproveitar... (...)


Outros






Tirando esses personagens,  o que resta são os demais membros da
Einherjar... 


Os humanos do acampamento na área Zero e os reploides da Resistência que viajam junto com Ciel.



Além da mocinha do gatinho de pelúcia, tem o Cerveau, o grande cientista que criou as armas e as atualizações de Zero.



Tem o Soldado da Resistência, que está junto com Ciel desde o principio e é praticamenteo soldado mais fiel...




E todos os demais reploides da Resistência, alguns fazendo parte do Comboio e outros ajudando a distância, como um grupo que salva neo arcadianos do desastre provocado por Craft.

Os reploides e os humanos se unem justamente por isso. No final, quando Zero se sacrifica pra salvar a vida de humanos que tanto o rejeitaram e se opuseram a ele, e os membros da Resistência tiram os humanos na base da força de Neo Arcadia, salvando a maioria de Ragnarok, tudo fica mais claro e geral se une.

A paz reina... por um tempo.



 Historia

Pra terminar, aqui vai a história do jogo:


Zero salva outro grupo de humanos que estava sendo atacado por reploides neo arcadianos.



Depois disso, os humanos que ele salvou se recusam a agradecer, pois Zero é reploide, uma lembrança do que destruiu neo arcadia.



Mas quando Ciel aparece, uma humana, os demais humanos reconhecem a ajuda porém pedem para que eles não interfiram mais, pois podem levar problemas de reploides pra eles, como sempre.



Com ou sem interferência da resistência, Weil convoca um grupo de 8 mavericks guiados por um comandante poderoso chamado Craft, só pra atacar o local onde os humanos fujões se abrigaram.



Zero e Ciel tentam alertar os humanos do que está pra acontecer mas os mesmos ignoram eles e dizem pra não se intrometerem.



Apesar disso, Ciel decide ajudar os humanos de longe, protegendo a Area Zero, eliminando as ameaças que a cercam.


Zero luta contra 4 mavericks em 4 regiões próximas e que causariam algum tipo de disturbio na área Zero caso eles não fossem impedidos...




Quando Craft invade o acampamento dos humanos, e começa a destruir tudo por dentro.



Zero corre para impedi-lo, e depois de uma dificil luta, Craft foge, levando consigo Neige.



Os humanos então se recusam a tentar salvar Neige por ela ter revelado sua conexão com Craft, e dizem que ela era uma traidora, mesmo depois de tudo o que ela fez.



Zero por outro lado decide ajuda-la, coisa que somente uma das pessoas do acampamento, uma criança, havia pedido.


Pouco antes de partir para o resgate de Neige, Zero recebe o apoio dos humanos, que arrependidos pedem a ajuda de Zero por rádio.



Zero então invade um tipo de prisão de Weil, a base frontal de Ragnarok e la encontra Neige, e Craft.



Antes da batalha começar, Weil aparece e tagarela sobre sua superioridade e diz que Zero e Neige morrerão caso não se curvem perante ele, como Craft fez.



Neige então da uma de espertinha e estoura uma bomba de luz, permitindo que ela e Zero escapem.



Zero então teletransporta ela para os caminhões-base de Ciel e depois, tenta se teletransportar, mas o sistema de segurança do local o barra forçando-o a sair andando.



Depois de fugir, Zero volta para sua missão anterior de proteger a Area Zero, dessa vez com o apoio moral dos humanos que la habitam.



Depois de conseguir derrotar os outros 4 mavericks, Zero comemora a vitória, porém, Weil surge e conta que foi tudo parte de seu plano, e que Ragnarok estava pronto pra começar.


Daí, Weil é interrompido por Craft, que diz estar sob controle de Ragnarok e o utiliza pra atacar Neo Arcadia, ao invés de atacar a Área Zero como Weil queria.



Antes que o disparo ocorra, Ciel pede para que os membros da Resistência que estavam próximos à Neo Arcadia invadissem a cidade e tirassem todos de la a tempo, enquanto Zero se teletransporta pra Ragnarok, no espaço, pra tentar impedir Craft.


Zero não chega a tempo e Craft dispara.



O disparo acontece e tudo explode, com a maioria dos humanos salvos pelos amigos de Ciel, e Weil aparentemente morre.



Depois disso, Craft decide disparar novamente só pra garantir a morte de Weil e eliminar os humanos corruptos que a ele seguiram, até que Zero o enfrenta.



Depois de vencer, ele da lição de moral em Craft, que se desliga e paralisa a bordo da base, aparentemente desligada pra sempre.



Após voltar para a Terra, Zero descobre que não houveram muitas baixas e que tudo está bem, quando de repente Ragnarok se reinicia e trava a mira na Área Zero, com o disparo em contagem regressiva.


Sem saber quem tinha iniciado o disparo, Zero busca uma forma de chegar até Ragnarok novamente, mas dessa vez não tem como ele se teletransportar para a base diretamente e precisa fazer uma verdadeira viagem, passando de Neo Arcadia para uma Ponte Virtual até conseguir acesso a Base Espacial de Ragnarok.



Chegando la, Zero encontra 8 cápsulas com os 8 guerreiros de Weil e os derrota.



Depois, ele alcança o núcleo de Ragnarok...




 E la, encontra Weil, que se funde ao núcleo.



Weil então luta contra Zero que consegue impedir o disparo de Ragnarok, porém uma queda inevitável da base na Área Zero se inicia.



Zero então descobre que a única forma de impedir a queda é explodindo tudo, como ele sempre gostou de fazer, e mesmo com Weil ali lhe atrapalhando...




E tentando convencer de várias formas que não era a decisão correta... 




Inclusive matando ele...




Zero deixa Ciel no vácuo... 




E explode tudo na atmosfera.



Em meio a chuva de estrelas cadentes, que na realidade são os destroços de Ragnarok caindo e queimando, 





Ciel chora e lamenta a perda de Zero...



Mas depois se levanta, promete que fará com que os sonhos de X se realizem e, deixa claro que não desistirá até trazer Zero de volta.



Só que Zero tá bem mais ferrado do que em sua última queda espacial...



Só pra encerrar, uma curiosidade:

Durante a última batalha, Weil usa um especial irado onde ele invoca os 8 soldados do jogo anterior.



Eles não são ressuscitados, são apenas hologramas baseados nas memórias digitalizadas de Weil. Só mais uma demonstração do quão humano ele ainda é... rs...

Isso me lembrou aquele chefe fênix do Zero 2...

Bem, espero que tenha ficado bem detalhado apesar de resumido, afinal, não queria enrolar.

Outra coisa, diferente da análise de Mega Man X8, eu não fiz muitas "previsões" do que virá a acontecer ou do que provavelmente ocorreria depois das coisas que aconteceram no jogo. Eu só não fiz isso porque já há um jogo que conta o futuro de Mega Man Zero, chamado Mega Man ZX de Nintendo DS. Eu já estou providenciando uma análise dele e, bem, não vejo motivo pra falar das coias dele aqui... porém nessa análise eu dei algumas dicas do que tem por vir. Enfim, é isso.



Vlw pelo seu tempo, se curtiu comente, se não curtiu me xingue. De toda forma sua participação já se faz só pelo fato de ter lido essa postagem e gostando ou não dela, eu lhe agradeço por lê-la. 

Até a próxima!




Postar um comentário

33 Comentários

  1. Opa! Passando pra dizer que eu gostei muito da análise, ok!
    Infelizmente esse MMZ4 não teve tantas revelações e reviravoltas de enredo como em MMZ3, mas pelo que vi a jogabilidade ficou melhorada.
    RAPAIZ!! ESSA HISTÓRIA DE MEGAMAN ZERO É MUITO LEGAL!
    Pois é, voltei a jogar Megaman Zero a partir das suas análises.
    EU tô jogando a versão DS (collection), e me facilita a tradução dar uma conferida aqui.
    Quando eu tiver menos atarefado eu posto mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por comentar cara. Velho, eu consegui fazer meu pc rodar psp... e tipo, to pirando nos jogos. To quase zerando Kingdom Hearts Birth by Sleep + Final Fantas VII Crisis Core + Mega Man Maverick Hunters (sim, vou zerar essa bost4 pra poder postar sobre) + Castlevania Dracula X Chronicles + Mega Man Powered Up... to felizão porque consigo jogar esse portátil sem problemas rs... meu pc é um lixo mas ta aguentando legal.

      Daí, to planejando postar análises sobre um desses jogos. Provavelmente falarei de Kingdom Hearts... joguinho top... mas também preciso falar de Final Fantasy pra isso... Mas sei la... tava querendo postar SH Origins... só que o de PSP não ficou legal, e no ps2 ta tenso analisar, porque não da pra tirar foto... mas... bem... eu não sei oque farei... nem com qual tempo farei... mas pelo menos consegui zerar as franquias X e Zero. Queria falar de ZX, mas o problema de foto persiste. To pensando numa maneira de tirar fotos de plataformas independentes do pc... provavelmente terei de comprar cabos e adaptadores... deus do céu... enfim...

      Ainda há muitos jogos pra falar, mas falta um pouco de tempo... mas farei o possível pra não desaparecer do mapa e parar de postar sem razão.

      Bom saber que tu curtiu e man... a versão collection é traduzida? Sabia não...

      Excluir
  2. A colection é em inglês mesmo. tenho hum flashcard no meu 3ds que roda nds e que pode engasgar a rom se ela não for a original na liguagem. Por isso eu confiro no blog pra ver se eu entendi muito ou pouco da história do jogo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto!

    Mas onde entra a Alouette essa história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alouette é apenas um personagem secundário que serve como auxiliar para a Cyber Elfa que Zero usa durante o último jogo. Mas, ela ganha um significado maior em ZX, onde uma personagem de nome diferente e mais velha, substitui Ciel no comando de um tipo de "agencia militar" que mantém as coisas em ordem. No caso, essa personagem é Alouette, modificada por Ciel, e apesar de praticamente tudo nela ter mudado, fica bem evidente quem ela é só pelo ursinho que ela carrega. Achei importante cita-la agora pois, durante a análise do ZX vou falar bastante da outra moça.

      Excluir
  4. Pode parecer loucura minha... Mas... na antepenúltima imagem do post (capacete do zero quebrado),aquele brilho solar parece ter ofuscado o corpo de alguém que esta de pé. Essa teoria não é minha, mas acho que foi lá no "Alvanista", que disseram que esse sol seria a Mother elf e este que está de pé é o Zero. Pra ter a visão que eu tive é só virar a parte de cima do seu monitor pra trás e o que é escuro vai ter mais definição. Sei que o desfecho da saga zero aconteceu aqui, mas bem que eu queria que tivesse um Megaman em 3d novamente. E se usassem a saga zero ia ser show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoria interessante porém impossível. Ao menos no caso de ser Zero la, de pé. Zero foi destroçado na queda. O capacete dele não é apenas um capacete, é parte do corpo dele, é o crânio dele, de certa forma. Veja o estado dele. No caso, o cristal de Zero se separou, isso é como arrancar seu coração fora. Mesmo se colocar em outro corpo, o mesmo não voltaria a funcionar. O Cristal é importantíssimo para um reploide da classe Mega da geração de Zero, e Zero perdeu o dele. Lembrando que o mesmo também é conectado diretamente no capacete.

      Outra, pode ser a Elfa Mãe, ou a luz do Sol... mas de toda forma não faria diferença alguma. A história que se segue diretamente a de MMZero, diz que Zero foi restaurado por Ciel junto com X, dentre vários outros Megas, em forma de Biometal, contando a energia, aparência física transformável e até pré-consciência dos reploides aos quais serviram de molde. Zero não sobreviveu a queda, não haveria qualquer possibilidade disso acontecer, até mesmo porque se Zero vivesse, Weil viveria. A capacidade de Weil de se restaurar é tão poderosa quanto a da Elfa Mãe, lembrando que ele criou ela.

      Enfim, seria legal, mas não é uma teoria válida...

      Sobre Zero 3D, velhooo, eu também adoraria um assim, desde que não fizessem um "Baseado na saga Zero" e sim um novo jogo pra franquia, estilo X8 pra saga X. Dig isso porque agora to com psp.... e to jogando Mega Man Maverick Hunters e descobri que logo na abertura dele deixa bem claro que é spin-of com a frase "Baseado na franquia Mega Man X"... um Zero 3D tipo "Zero 5" seria bem legal...

      Enfim, vlw cara, e até.

      Excluir
    2. Cara concordo com o ponto de vista de que o Zero esta "morto" mas se for ver alguns pontos como:

      - A dimensão em que o espírito do Phanton aparece no MMZ3
      - A frase que vc mesmo disse "os mega nunca morrem por completo"
      - A Tecnologia que a Ciel cria(os brasões com o poder, memoria, consciência e mais algumas coisas do X, zero, Axl,os 4 guardiões do X e o Omega) virando a chave pra Saga ZX
      - A própria Ciel e suas herdeiras(sejam elas humanas ou Reploids) com suas tecnologias do capiroto

      Esses pontos abrem uma brecha enorme para conseguir "reviver" o Zero pra um novo jogo pra franquia...

      Mas essa minha esperança morreu quando o Pai de todos os megaman saiu ou demitiram ele sei lá da Capcom e ele por conta começou o projeto Might N.9 (que apesar de interessante não chega aos pés da saga X,Z e ZX) :(

      Gostava tanto da saga Z e ZX.... Sem falar que no final secreto do ZXA qnd zera no modo hard deixou em aberto muita coisa :( uma pena mesmo

      Ah, Shady Morte conheci seu blog pela matéria que vc fez sobre o Ragnarok online(que inclusive estou querendo voltar a jogar) e gostei muito de suas matérias sobre os jogos tão adorados pelos Gamers

      Parabéns cara se ganhou mais um Fã.

      Excluir
    3. E o que posso dizer... obrigado! E seja bem vindo Sr... Sr... Sr Haito certo?! Seja bem vindo Sr Haito, e espero escrever bastante coisa que lhe agrade...

      Já que mencionou Ragnarok, eu pensei em trazer algumas teorias de classes novas, versões RPs pro jogo, diferentes futuros pra trama, revisões das quests, coisas assim. Tipo, minha teoria sobre Aprendiz Extremo, Vikings, Rebellion (a forma correta deles), Esplendors, Manuks... o sistema de raças, as novas formas de jogo, e recentemente a ideia de implementar auto-grupos para o Rag, tipo como ocorre em Elsword e vários outros MMORPS.... a questão é que eu terei uma trabalhareira lascada pra criar textos assim, e ilustrações assim... algo que tenho minhas dúvidas se vale a pena pra Ragnarok... considerando os rumos que vem tomando... enfim...

      Os pontos que tu levantou são um trunfo que eu tinha reservado para a saga ZX e minhas analises sobre ela. Alias, é com base em alguns pontos que você citou que eu alimentei ainda mais minha esperança de ver um jogo pras novas plataformas de Mega Man. Mas, é apenas um fan que deseja ver Zero e X de novo, sendo que eles viraram passado já... são história. Mas Might N.9 não é continuação... logo, é possível que o próprio criador de Mega Man traga a vida de volta pra série, ou seus muitos companheiros de trabalho o façam também, afinal, não foi só ele quem desenvolveu Mega Man, ele criou, baseado em Astro Boy e as limitações da Nintendo na época... quem deu vida mesmo a série e a história de Mega Man foi a senhora Capcom, composta por seus milhares de funcionários competentes e criativos, que mudaram com o tempo.

      Mas de toda a forma, você vai adorar o que direi sobre a saga ZX e inclusive, as comparações e visões dela com relação as anteriores...

      Novamente, seja bem vindo Sr.

      Excluir
    4. É Haito(se lê Raito) mesmo uso os 2 X pra enfeite :3

      Sobre o Rag acho interessante uma analise sobre essas coisas que tu citou, porem como se disse na matéria sobre a morte do BRO não sei se vale a pena, apesar de gostar muito da parte histórica e curiosidades desse jogo que gosto tanto (afinal foi o primeiro jogo online que joguei na vida :3)

      Em relação a saga ZX e ZXA estou ansioso pela matéria

      Inclusive se já ouviu falar no Project Rockman Ciel? um projeto de jogo fan made baseado na Ciel como uma Marverick Hunter no lugar do Zero xD (cadê a lógica disso) com direito a Z-Saber e td mais kkkkk

      Bem por enquanto é só, prazer jovem e dependendo do jogo(principalmente Megaman e RO) poderemos ter boas conversas pois joguei as ver. japonesas(sim sei falar japonês) e poderemos ter interpretações e pontos de vistas diferentes, criando ótimos debates e discussões pro caso :)

      Excluir
    5. Viva rs... Será um prazer compartilhar informações contigo sr Haito.... alias... japonês é top kkk... eu arrisco espanhol e um tiquinho de inglês e olhe la kkk.

      Sobre o jogo da Ciel... bem esquisito... o que ela vai fazer? Jogar Cyber Elfos??? Mas não duvido da criatividade dos caras... saca Mega Man Mavericks Hunter X? Então, eu to analisando ele, e vi que Ville é jogável... e tem uma versão da história (mais ou menos, parece uma senhora distorção da história... estou realmente decepcionado pois, o jogo tem uma criatividade, jogabilidade e gráficos maravilhosos... mas peca exatamente naquilo que foi feito pra "reconstruir"... a história... que é de longe muito mais confusa e distorcida que a original... deus... coisas tão sem nexo... enfim... eu vou fazer uma análise decente e visando os lados positivos...) Mas enfim, Ville parece uma adpatação do jogo com Axl... mas ficou realmente criativo, com movimentos diferentes, um pra cada arma ao mesmo tempo... é interessante, mas literalmente lembra o jogo com Axl... enfim... os caras podem fazer esses personagens secundarios renderem... mas ai fica faltando a lógica e história.

      ZX e ZXA será logo mano... logo.

      eu ficou meio em cima do muro sobre Rag.... eu adoro ele, é também meu primeiro MMORPG... mas... ta ruim de jogar nos ultimos tempos.... ele despencou em divertimento... enfim...

      Sr Haito... até!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Pode demorar... meus planos são: DMC4, Super Mario RPG, Silent Hill Homecoming, Tomb Raider (um dos 4), Castlevânia (LoS2 ou um dos clássicos), Zelda Skyward Sword (ou Betwen Two Worlds) e depois, Mega Man ZX.

      Malz sr João... mas é que tenho pouco tempo e tantas postagens rs... e nada contra MM.... mas a saga ZX tem só 2 episódios (3 se considerar a dupla história do ZXA) então, preciso planejar algo bom e bem feito. Pra isso preciso re jogar ambos, reanalisar e por fim, escrever. E isso vai levar tempo, pois to sem muito tempo sobrando pra jogar no DS....

      Mas veremos em breve ^^

      Excluir
    2. De boa, gosto muito das suas analises então estarei esperando e enquanto isso vou curtindo a analises dos outros jogos.

      Excluir
    3. Farei uma de ZX logo logo... cobrança é um dos requisitos pra me convencer e motivar rs.

      Excluir
  6. Primeiro vou escrever aqui que estávamos invadindo o comentário do outro jovem ali kkkkkk

    Bem cara pelo que eu pesquisei e analisei no site "oficial" do projeto Rockman Ciel, posso dizer as seguintes coisas:

    - Jogabilidade
    Exatamente o do MMZ porem será a Ciel com armadura do Zero(zero com peitos :v).
    -Cronologia
    Vendo o item de cima, que a Alouette já esta no comando da Resistência e a Neige tbm esta no grupo, creio que será dps do MMZ4 e antes no MMZX onde provavelmente a Ciel fez o primeiro prototipo do brasão Live Metal(não sei como tá descrito na ver. BR ou USA) do MMZX para lutar no lugar do Zero que "morreu".
    -Chefes
    No site só saiu a ilustração de 4 deles que são os 4 guardiões do X evoluídos e corrompidos(a ilustração ficou da hora principalmente o Phanton e o Harpuia)

    Por enquanto ainda só tem isso

    Pois é cara eu tbm vi alguns gameplays, li a historia em outros sites e realmente me desanimou um pouco na parta da historia pois muita coisa se perdeu nesse jogo, e como fã da série esse "reboot" mal feito me deixou triste mesmo o jogo em si ser legal.

    pois bem até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... sobre esse jogo... é uma continuação bem livre mas sem tanto sentido. Ciel nunca foi guerreira, ela era pesquisadora... ela nunca se poria na posição de Zero, nem mesmo com os Morfadores (rs). E saca, Zero com peitos já existe... rs.... eu vou escrever sobre isso na análise sobre o Mega Man Maverick Hunters, justamente pra explicar um dos erros dessa releitura.

      Sobre a história... ela vai contra algumas coisas que apareceram em ZX... isso é um problema. O ruim de um jogo feito por fans está na possível falta de comprometimento com a crítica... eles não ganham nada com isso além de um espaço no mundo gamer, mas a crítica sobre a veracidade e lógica de seus jogos em meio a franquia é descartável, afinal, é spin off.... por isso a história sem sentido nem nexo já derruba o jogo... afinal Mega Man é história.

      Mas bem, não duvido que será um bom joguinho... mas se continuar seguindo pela linha da imaginação livre, não será uma pérola.

      Flw sr Haito, e obrigado por lembrar que a gente tava conversando no comentário do Sr Diego rs.

      Excluir
    2. Então foi exatamente essa parte histórica de ter feito uma ligação entre o Z4 e o ZX que eu curti nesse projeto, pois como nós jogadores do ZX sabemos, a historia entre o Z4 e o ZX esta um tanto quanto "vaga" e depois de ler com mais calma e atenciosamente o site e o wiki criados pelo mesmo autor eu vi que ele conseguiu de certa forma linkar os fatos em aberto nesse "periodo vazio"(se quiser te passo os sites pra tu ver as imagens e se necessário lhe traduzo as partes que lhe interessar).

      Em relação ao fato dela ser uma pesquisadora e não uma guerreira, o autor do fan game conseguiu meio que "falar o por que e como" que uma pesquisadora humana e basicamente "fraca" conseguiu se morfar(ótima referencia kkkk) e lutar no lugar do zero... basicamente resumindo ela foi a cobaia para o próprio projeto e virou uma humanoide e com o protótipo do Live Metal(que conseguia simular até 90% das habilidades de luta do Omega e do Zero) ela mesmo sendo uma humana "frágil" conseguiu virar uma "guerreira"...me lembrou Iron Man não sei pq :v

      E com essa explicação conseguiu explicar o surgimento da 4ª "raça"(tipo humano, reploide e mechanoide) que aparece no ZX os "humanoides", humanos que passaram sua consciência, memoria , etc para uma maquina e transformou seu corpo de carne e osso em um "quase reploide" aumentado o tempo de vida dos humanos.

      Bem não vou entrar nos mínimos detalhes pra esticar muito, pois não sei o seu nível de interesse por informações sobre esse projeto :)
      Mas se lhe interessar podemos debater um pouco sobre isso baseando-se nas informações que temos.

      Até mais

      Excluir
    3. a só mais uma observação nesse fan game ele trouxa 2 personagens um tanto quanto engraçados:

      - o Ville(conhecido no JP por VAVA) e seu puro ciumes pelo X e seus herdeiros.
      - e o WilyDrone, um Reploide que o Wily criou para passar sua memoria e consciência e poder viver para seguir seus planos malditos, sendo ele a chave para aventura do projeto Megaman Ciel e o por que do brasão do omega existir no ZX como um " brasão bônus" caso vc use o MMZ3 e o MMZ4 no slot de gameboy advance do DS e derrotasse os chefes do mesmo.

      Excluir
    4. Fan mades são complicados... adorarei debater sobre isso, mas espere minha postagem sobre Mega Man Maverick Hunter X... la deixarei claro minhas impressões sobre jogos... independentes de séries... e fatos remodelados e coisas inventadas para preencher vazios... mesmo sem referências claras a isso... bem, você vai entender muito bem meu ponto e o porque eu gostar desse projeto que você mencionou e da ideia dele, mas considerar isso uma verdadeira ofensa a megaman série... pois o cara foi genial em sua visão, mas pecou muito na execução... as teorias dele fazem sentido mas ele busca pontas pra ligar onde não há, quando as mesmas pontes podem ser encaixadas em pontas soltas que estão presentes e estampadas. Você vai entender isso com minha analise... pode acreditar rs. Mas... o projeto é bom, só que o criador dele precisa estudar um pouco mais a fundo os jogos antes de continuar, pois algumas coisas e conceitos que ele aparente está usando (lembrando que estou me baseado nas suas palavras pois não conheço os reais planos desse cara ou equipe) são corretos mas incorretamente aplicados.

      Bem... criatividade é fogo rs.

      Excluir
    5. Perfeito Jovem!!

      Esperarei com calma as analises pendentes da geração X (ZX, ZXA, MMMHX) para podermos conversar mais um pouco sobre o assunto :)

      Até la eu também estudarei esses jogos para concretizar melhor minhas ideias (puxei até um bendito emulador de GBA para jogar os MMZ kkkk) e com isso tornar mais dinâmico nossa conversa kkkk

      Pois bem até la Shady Morte-San

      Excluir
    6. Boa sr Haito... eu acabei de terminar a análise, só não sei se ficou boa... aguardo comentários.

      Bom jogo rs.

      Excluir
  7. cara na minha opinião todas as musicas da saga zero são ótimas(se for pra fala qual tem a trilha sonora mais fraca e o primeiro megaman zero) minhas musicas favoritas são derpature,cannonbal,fallingdow, e o tema do zero no primeiro megaman zero /qual jogo da saga tem a melhor trilha sonora pra você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente o primeiro tem a melhor trilha na minha opinião, pq ela é totalmente sintonizada com o jogo... vai dizer que a primeira aparição de Zero n foi marcante rs.

      Excluir
  8. Valeu pela matéria. Poxa vida é uma pena o Zero morrer já que eu criei uma preferência a ele em relação ao X. Zero é fera e batalhar com ele é muito emocionante. Valeu pelo resumo, esclareceu bastante minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu digo eu sr Cayo pela leitura. Seja bem vindo ao DM.

      Excluir
  9. Bom......
    Eu achei a trilha sonora de mega man bem "Okay" sabe...
    As músicas são bem legais e tals....mas.....sla rsrs
    Eu gostei do que você fez rsrs, citando outros "robôs", ficou legal....isso foi um crossover em tanto!
    "Bip"
    ....
    Alias....que formalidade essa do começo, todo pomposo escrevendo, na verdade, você resumiu o que é um Spoiler haha
    Enfim..........tô gostando bastante do Mega man de NES.....
    A música dele é bem.... memorável.
    Eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See...."bip" yah!
    Beep...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu piro... fica vendo quando chegar nos "Enigmas".

      Excluir
  10. Quero nem ver....
    Pera o que?
    Eu vou achar isso agora rsrs
    Eu gosto de ver quando você usa uma pamonha antes de escrever kkkkkk
    Brincadeira que isso.... brincadeira.....
    PAMONHA!!!!
    O que raios é uma pamonha?
    Kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamonha é um alimento docinho bem gostoso a base de milho, que vem embrulhado (como um presente mesmo) na própria casca do milho, geralmente bem quente. Eu gosto.

      See yah (sério isso?!)

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)