AnáliseMorte: Os Segredos de MegaMan - A História Completa e Verdadeira de Mega Man X - Saga (8/8)

Mega Man X8 - Paradise Lost



Pois bem, é com grande tristeza que anuncio minha última postagem sobre Mega Man X...  Pensando bem, essa não é a última, tecnicamente falando, mas é a que encerrará a franquia em meu blog... pelo menos em termos de análise dos jogos. Este é o último jogo e falarei dele, tudo dele, e posteriormente usarei uma análise a parte pra explicar tudo sobre tudo o que mencionei durante essa jornada de 8 partes.

Antes de ler, pra não ficar confuso, por favor leia as outras 7 partes:




WARNING! WARNING! WARNING!


Foi detectado um número avassalador e aterrorizante de Spoiler. Recomendo que você pense duas vezes antes de continuar sua leitura, pois spoilers podem te causar dores de cabeça, náuseas, tonturas, mortes involuntárias, aceleração curricular aguda, coma, assassinato de formigas, destruição nuclear, beba, musculação cerebral, arco-íris, gatinhos, maionese, bolachas, coceira, falência múltipla na conta bancária, etc. 


Pois bem, farei  o possível pra encerrar com chave de ouro, então prepare-se e, boa leitura.





Mega Man X8 fez com sucesso o que o X7 não conseguiu: Introduziu perfeitamente a saga X na era 3D, sem prejudicar o gameplay.

Enquanto o X7 cometeu apenas erros, o X8 pareceu só acertar.

Nele há bons gráficos (lindos alias), boa jogabilidade, bom enredo, boa motivação e por fim, um maravilhoso desafio.

Tudo é perfeito, tudo... sem exagerar. De inicio o jogo até pode parecer meio estranho, mas na realidade ele resgata a essência de Mega Man!


Em uma das fases, uma antiga base de testes e treinamento, quando se passa todas as etapas no melhor tempo, libera-se uma batalha contra Cutman. (inimigo do Mega Man 1)
No X8 há gráficos 3D, a todo momento, porém o personagem é visto estilo 2D, no modo convencional, e não há aquela tentativa forçada e monstruosa de implementar Mega Man num universo livre para todos os cantos. O jogo segue da direita pra esquerda, cima ou baixo, e mesmo quando a tela gira (o que é lindo) o jogo permanece no esquema básico, estilo plataforma.



Se você leu a análise do X7 deve lembrar dos muitos problemas de jogabilidade, ocasionados por conta do gráfico. Pois é, aqui, nada disso existe. O jogo flui perfeitamente em jogabilidade, em total sincronia com os gráficos maravilhosos que o "3D" oferece.



É simplesmente lindo.

Sobre o áudio, trilha sonora e coisas que machucam os ouvidos, também não há nenhum vestígio do que o X7 produziu. Os sons são em sua maioria baixos e nada violentos, alguns até meio ausentes, mas tudo soa conforme a missão realizada. Por exemplo, há uma fase quase sem música, pois está tudo desligado e apagado, e é uma fase silenciosa pelo contexto geral.



Mas sobre os sons, não tem nada marcante também. A trilha é simples, comum, sem nada reciclado dos jogos anteriores e com certa originalidade, mas não chega a ser um X4 da vida.

Sobre dificuldade, que foi outro ponto negativo do jogo anterior. X8 é desafiador, mas não é tão desafiador assim. O legal nele é que tem muito segredo, muito mesmo, o que acaba fazendo com que o jogador busque por desafios e pela dificuldade em si.



Porém, depois que se aprende a jogar e se domina os movimentos básicos dos caçadores, as coisas sempre ficam fáceis. Exemplo: O modo "Normal" de X8 na verdade é o "Difícil". Parece estranho, e geralmente o modo difícil existe pra aumentar o desafio e vida útil do jogo, apenas isso, e normalmente nem é obrigatório pra se jogar, pois a história é completamente revelada ainda no modo normal. Mas em X8, você é levado a jogar no modo difícil para liberar o final correto, do chefe correto, que só surge caso você passe pelo jogo no modo Difícil. Logo, a história real do jogo pertence ao modo difícil.



Mesmo no modo "difícil" o jogo continua tendo uma dificuldade legal e agradável. Por incrível que pareça, o jogo estressa, mas suas recompensas diminuem o estresse. Isso é bom, porque depois que você se mata por algo, você se sente recompensado... e tem algo melhor que isso?

Algo maravilhoso e genial que o X8 fez foi tirar os malditos Reploides Resgatáveis do jogo...



E substituí-los por: Chips!



São Metais na verdade, usados como peças na manufatura de armas ou acessórios que melhoram os atributos básicos de cada um dos personagens...  mas ainda assim, eu os chamo de "chips".



O legal deles é que, você pode buscá-los quando desejar e achar melhor, pois a maioria fica escondida e em segurança, e um pedaço de ferro brilhante não "morre", ou seja, sem problemas deixar pra depois!



Curiosamente, isso aumenta muito a vida útil do jogo, além de motivar a busca pelo "100%", alias, há até recompensa por pegar o "100%"... ou o "300%"... ou talvez o "600%"...

Bem, é possível terminar MMX8 em menos de 2 horas, cada fase demorando em torno de 6 minutos, fácil fácil, porém, se tentar pegar tudo do jogo, passa-se fácil das 10 horas de jogo, e é divertido fazer tal proeza.

Zero por exemplo tem um monte de armas inúteis e uma armadura negra diabolicamente forte, que são liberadas ao pegar 100% dos "chips" dele... é muito legal!



Axl, ao conseguir o 100%, ganha uma armadura branca que deixa ele rápido e com combustível pro modo planador infinito ao atirar... é bizarro e divertido!



X ganha, ao pegar as 2 Armaduras (1 na verdade, com 8 chips alternáveis, sem aquela frescura do X3 ou X4, sendo agora possível alternar entre os chips sempre antes das missões e escolher quais irá usar, possibilitando combos diferentes, com as combinações dos efeitos de cada parte, além de habilitar um efeito especial caso sejam usados todos os 4 chips de um mesmo tipo) 



E pegar 100% dos chips, libera a Senhora Armadura, que tem um golpe voador recarregável que tira 95% da energia do inimigo, incluindo chefes, e ainda tem um super pulo maior que Jakob (eta!)... apelativo não?!



De toda forma, o jogo ficou maravilhoso e divertido, só que o melhor é o enredo.

X8 serviu como encerramento pra saga X e abertura pra saga Zero. Através da história contada no X8, iniciam-se precursores dos eventos que levaram ao inicio da saga Zero. É confuso, se você parar pra pensar, pois a saga Zero também se inicia após os eventos de X5, só que não explicarei nada disso aqui, deixarei pro final, pra análise final.



Curiosamente, elementos do X8 também serviram como porta pro ZX Advent. Coisa que apenas deixarei citado mesmo, pois não falarei desses elementos até criar a análise da saga ZX.



Mas enfim, falarei do que posso falar:

Sigma finalmente morre, pois passa seu legado pra frente. Era necessário isso pois, em megaman, os importantes nunca morrem, apenas evoluem o suficiente pra serem lembrados por outro nome.



Enquanto isso, X quase é levado a se render aos ideais de Sigma, por livre e espontânea vontade, e Zero o salvou, justamente como Light previu.



Por fim, Axl morre. Axl, um personagem que nasceu para dar continuidade aos planos de Sigma, morre para por um fim nele, porém, querendo ou não, acaba resultando no seu objetivo inicial.



Axl morre, mas também deixa um legado, e uma fortíssima influência sobre X e Zero. Graças a ele, todos ganham forças para continuar a luta, literalmente.



Resumidamente, essa é a história de Mega Man X8. Se você conhece a historia do X8, talvez esteja concordando com esse meu resuminho (quem dera) ou me xingando pela falta de conhecimento (bem possível). Acredite se quiser, essa visão é a pura verdade, a pura e refinada interpretação. A correta, não a deturbada que os idiotas fizeram pra criar aquela porcaria chamada Maverick Hunter X (e lá se foi a opinião imparcial kkk).




Explicarei detalhadamente tudo o que citei acima, ao falar dos personagens, um a um, e no final ainda vou contar a história exata do jogo.

Mas antes, preciso deixar claro que, diferente do que normalmente faço (aham), agora vou teorizar de forma bem exagerada. Já adianto que irei falar dos personagens pensando no que ocorreu com eles depois dos eventos do X8, não apenas no que aconteceu durante o X8.


Os personagens tem história e tudo mais, tem um enredo mais rico mas, o melhor está no pós-jogo. Pensando assim, imploro para que não se assuste caso encontre muita informação insana aqui... mas só lhe recordo que, tudo o que eu disser tem fundamento e as teorias aqui presentes se baseiam unicamente no que foi tirado diretamente do jogo, ou seja: Ta no jogo, duvidou, jogue.




Personagens


O jogo inteiro gira em torno de uma nova geração de reploides, baseados no formato de Axl. Eles são formados por uma coletânea de ADN, onde podem tomar a forma do reploide que quiserem, desde que o mesmo faça parte de seus bancos de dados. Diferente de Axl, eles não são limitados pelo físico, e podem se converter quando bem entenderem. Só que um segredo macabro sobre a existência deles é revelado e tudo vira uma grande e desastrosa bola de neve...


X




Dessa vez X parou com sua ignorância e retomou seu hobby/profissão de caçador.

X também decidiu não apenas treinar Axl, mas também incluí-lo em sua equipe, agora formada por ele, Axl e Zero.

Apesar de manter seu pensamento sobre a desnecessária luta eterna, X voltou a enxergar mavericks como eles realmente são: Mavericks.

Agora, X apenas deseja caça-los, acabar com todos no menor tempo possível, pois são todos escória reploidiana. Apesar de pura violência ainda não agrada-lo, ele só quer ver o óleo jorrar.

Infelizmente, X é considerado um reploide ultrapassado, e pior, um megaman antigo de mais. Pior que, de fato ele não é mais o centro das atenções. Suas habilidades normais são fortes e já estão desenvolvidas ao máximo. Mesmo com a armadura nova que Light lhe oferece nessa aventura, X alcança um poder enorme, mas incomparável ao poder de Zero ou Axl.

X mantém suas habilidades de cópia de dados, porém elas estão tão ultrapassadas, que perto das habilidades de Axl com suas armas modificadas pelo ADN inimigo e os movimentos adaptados de Zero, ficam tão obsoletas e aparentemente fraquinhas, como faíscas perto de trovões e relâmpagos.

X está velho, e precisa se renovar... e depois de derrotar Sigma de vez, ele o faz.

X renova seu corpo e melhora suas habilidades de plágio, se convertendo num ser mais estiloso e forte.



Depois X cria uma utopia, onde ele passa a reinar diante a ordem e paz para humanos e reploides. Com seu poder e sabedoria, ele consegue conduzir essa paz por certo tempo, até que vários reploides começam a se converter em Mavericks, inexplicavelmente.

Na verdade, todos sempre fizeram parte dos planos originais do antigo inimigo de X, que por sua vez, criou a nova e infectada geração de reploides fajuta, representada por um reploide que jamais suspeitariam. X sabia disso, porém não teve escolha se não tentar conduzir a paz mesmo diante tamanho risco.

Não deu outra, com a revelação dos muitos mavericks dentro da cidade perfeita de X, iniciou-se uma guerra, entre humanos e reploides, onde apenas uma dessas raças sobreviveria.

X lutou a guerra, venceu e... bem... isso é outro jogo.



Axl




Infinitamente mais poderoso que X, ele conseguiu roubar o Holofote de X...

Sua habilidade de gerar armas modificadas com o ADN inimigo e de modificar seu próprio corpo/habilidades para as de seus rivais, somado ao fato dele poder planar enquanto atira numa velocidade aceleradíssima, dentre muitas outras funções especiais que só ele possui, é inevitável destaca-lo diante os demais Maverick Hunters.


Ainda assim, Axl é menosprezado como um mero protótipo diante dos novos inimigos, a nova geração inteira de Reploides.


Axl descobre que serviu de inspiração para Sigma, que finge nem conhece-lo, e ainda por cima é obrigado a ser tratado como antiquado, como seus velhos novos companheiros, tudo propositalmente.


Apesar de tudo, Axl é mais inteligente que muito reploide, e descobriu  o que o próprio Zero demorou pra descobrir, em apenas alguns anos após conhecer Sigma...




Com tudo, Sigma consegue influência-lo da mesma forma que fez com Zero, na verdade, ele consegue infecta-lo, de uma maneira um pouco mais violenta, mas precisa.


Após ser derrotado, Sigma passa a bola pra seu "filho", que por sua vez, também após ser derrotado, passa a bola pra Axl.


Axl é infectado diretamente em seu chip de memória, se convertendo em um Cavalo de Troia para a Maverick Hunters e pior, para X.

Quem X levou para sua cidade de paz? Quem estava ao seu lado? Sigma finalmente conseguiu o que queria, e destruiu a esperança de X, através de total destruição, através de um amigo, através da traição de Axl.


Axl deu origem a Grande Guerra Maverick e derrubou a conquista de X e Zero. Por outro lado, Axl também foi capaz de atualizar os sistemas de seus amigos, antes de seu trágico fim.





Zero





Seu Z-Saber fica de lado perante suas novas armas, desenvolvidas com o tempo e materiais recebidos, mas ainda assim, suas habilidades de espadachim se destacam.

Zero tem como trauma o fato de ter sido usado como vírus por Sigma, e isso o persegue sua aventura inteira.

Eis a maldita fonte de enganação a qual Axl se referiu: Sigma é um mentiroso que conseguiu enganar gente até fora dos jogos.

Zero sabe da verdade, sabe que nunca foi feito para seguir Sigma (ou meu deus, influência-lo a se tornar quem se tornou!) ele se sente traumatizado pelo fato de ter acreditado nas palavras conturbadas de Sigma e se convertido numa droga de maverick, por um certo tempo.

Zero foi usado e manipulado por Sigma, e se não fosse por X, jamais se libertaria.

Só que ele não lembra de nada disso. Essas memórias são apenas contadas pra ele. Sua história foi passada adiante e o envergonha, mas não significa que ele lembra.

Zero nasceu depois de ter morrido. A vergonha de ter se convertido num maverick por um tempo pertence ao seu nome, não ao seu corpo. Seu corpo surgiu como substituto de seu antigo eu, tal qual também existiu, escondido e morto por muito tempo, até que um dia foi encontrado, e quase restaurado.



Zero ajudou X em seu império, protegeu, orientou, lutou ao seu lado. Zero até mesmo se sacrificou por X, mas no final, ele nem era o real Zero, tal qual só acordou muito tempo depois, sem qualquer memória de quem foi. Zero se perdeu com o tempo, dividido entre os séculos, apagado para sempre.



Vile





Vile é um craque em ser coadjuvante. Desde o surgimento em X1, ele deixou claro que é um grande "cachorrinho de Sigma".

Ele aparece várias vezes durante todo o jogo, e trabalha novamente para Sigma. Dessa vez, apresentado como um antigo Maverick Hunter Classe A. Sim, ele era um caçador que se tornou maverick, e no caso dele, a transformação foi oficial, ele realmente enlouqueceu, por essa razão X e Zero o caçam com tanto vigor.

Inclusive, pela sua submissão à Sigma, é possível deduzir que o responsável pelo seu enlouquecimento tenha sido o próprio Sigma, iniciando a eterna perseguição ao mesmo.

Talvez seja por conta desse esclarecimento que a galera por trás da obra que eu tanto odeio, fornecida exclusivamente pra PSP, tenha criado aquela história absurda de que Sigma era um mocinho contaminado por Zero.


Misturaram a ideia da origem de Vile com aquela explicação falsa de Sigma para Zero em X4, e isso criou todo uma teoria sem base nem fundamento algum, porém com a falsa ideia de possui-las. Mesclando uma mentira absurda de um grande mentiroso, com uma verdade já conhecida pelos próprios heróis, criaram uma teoria tão distorcida que assombra a veracidade ideológica de toda a saga X, até os dias de hoje.

Vile morre, finalmente morre, ou não. Tenso em Mega Man que Vile já tinha morrido antes, ele explodiu... Zero se matou pra isso. Vile foi restaurado após aquele incidente e reapareceu, servindo Sigma, logo, quem o trouxe de volta foi Sigma...


Porém, provavelmente o Vile que aparece tantas vezes durante todo o jogo nem seja o original... talvez seja um mero clone, um reploide da nova geração com seus dados arquivados, que tome sua forma para servir Sigma. 

Sem muito o que explicar sobre ele, tudo que posso dizer é que Vile demorou muito pra dar as caras. Sigma teve seus motivos pra não aparecer no intervalo de X7 ao X8 (que foi longo), mas e Vile? Se ele tinha sido restaurado após os eventos onde foi destruído, porque ele não apareceu desde então? A lógica é eminente, e Vile é apenas um clone mesmo. Como eu disse, ele é um dos reploides da nova geração que tomou a forma de Vile para servir Sigma no sequestro de Lumine, tudo parte da armação de Sigma.

O Vile real, o original, esse já era.




Sigma





"Nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma."

Sigma finalmente morre de vez, vira carcaça e fica de enfeite pra luta que realmente interessa no X8, ao menos seu corpo original.

Só que até mesmo sua morte fazia parte de seus planos, ao menos ele estava preparado pra isso.

Claro que, Sigma não morreu de morte morrida nem matada... ele apenas deixou de ser "Sigma" pra se converter em algo maior. Evolução é tudo.

Antes de sua derrota final, veja o que Sigma DISSE que fez:

Sigma saiu voando pela janela de seu último ringue, com a promessa de voltar, com mais corpos, mais poder, tudo pra fazer X e Zero se lascarem.

Daí, Sigma começou seu último e maior plano.

Ele manipulou humanos e reploides para fazerem coisas "boas". Ele criou, por trás de outros, um projeto de Expansão Espacial para beneficiar a humanidade e a reploididade. Esse projeto iniciaria com uma enorme Torre Espacial que levaria carrinhos de transporte pro espaço pra... bem... eu não entendi a ideia dessa torre, afinal ela não conectava nada com nada... mas pros caras parecia ser uma grande ideia, uma ideia inclusive revolucionária então... que seja. Essa torre fazia parte do "Projeto Jakob" (entendeu a piada do salto de X?)



Na verdade, o Projeto Jakob era um composto por este Elevador Orbital e sua função era migrar os humanos em segurança até a Lua, pois a Terra estava tomada por rebeliões de Reploides.  

Enquanto isso, também por trás dos outros, Sigma criou a Nova Geração de Reploides.

Curiosamente, essa era minha interpretação original, quando me toquei do requisito principal pra se entender Mega Man X:


"Você não pode acreditar nas coisas que Sigma diz!" - Axl

A verdade é que Sigma levou o crédito por algo que ele não fez, como sempre. Ele infectou uma minoria de reploides com seu vírus, porém não foi o responsável pela criação de toda a nova geração de reploides, como ele mesmo alegou.

Sigma era fod4, mas não tanto assim. Ele chega a dizer que a nova geração é composta por seus filhos, os quais não contrariam essa alegação de forma alguma, mas desde quando Sigma tem filhos?



Se parar pra pensar, todos os mavericks e mecanicloides que ele ferrou eram, tecnicamente, seus filhos, iguais aos imbecis que se deixaram manipular pela influência de Sigma dessa nova geração, acreditando que eram o que não eram.

Depois de tudo o que aconteceu em X8, a história de que Sigma havia comprometido toda a nova geração de reploides com seus dados corrompidos, fez com que essa geração fosse banida e impedida de continuar. Mas com o tempo, descobriram que os demais reploides não tinham qualquer influência de Sigma e a ameaça dele parecia ser uma grande mentira e foi ignorada, fazendo com que a nova geração fosse continuada. Porém, Sigma havia aproveitado a situação para infectar alguém que jamais suspeitariam, alguém aparentemente imune a influência de Sigma, alguém que no futuro faria com que o vírus de Sigma se espalhasse sem ser notado, esse alguém foi Axl.

Curioso como as coisas são né? Se tu parar pra pensar, Sigma é um senhor mentiroso do k7...



Lumine





Eis um ser sexualmente inclassificável. Pelo menos quase, pois durante o jogo é revelado por mero dialogo que esse ser é do sexo masculino. Se bem que, reploides não tem sexo, mas enfim...

Lumine é um cara de aparência e voz feminina (ele é dublado pela mesma mina que faz a voz de um dos inimigos femininos do jogo) que por sua vez é um dos inimigos do jogo, alias, é O inimigo do jogo.

Ele é o chefe principal por trás do projeto Expansão Espacial, e foi ele quem desenvolveu a torre Jakob. Ele também é um reploide da Nova Geração e possui a capacidade de mudar de forma, conforme os dados absorvidos, porém, ele altera essa capacidade fazendo com que ganhe uma habilidade semelhante a de X, onde ele consegue gerar o mesmos movimentos daqueles de quem ele tomou o ADN, só que com mais perfeição e precisão.

Lumine foi manipulado por Sigma, após ser infectado por ele, sendo levado a acreditar que Sigma era seu criador e pai. Ele também passou a concordar com os ideais absurdos de Sigma e apoia-los, e inclusive acreditou que era superior a Sigma, pisando em seus restos após o mesmo supostamente "morrer".



Mas na verdade, Lumine só foi mais uma das peças de Sigma em seu projeto final, e seu alvo dessa vez era a origem de toda essa nova geração, o protótipo Axl.

Lumine bota em prática esse último desejo de Sigma e infecta Axl após ser destruído, e por fim, Axl faz tudo o que Sigma sempre quis, acontecer.



Uma curiosidade idiota sobre Lumine é que, em sua última forma durante a última batalha do jogo (liberada somente no modo "difícil") Lumine usa uma habilidade chamada "Paradise Lost" onde ele apenas vence a luta, matando tudo o que tiver perto, sem chance alguma de escapatória. O curioso é que essa habilidade leva o mesmo nome do subtítulo do jogo, que alias, pela primeira vez tem um subtítulo.



Além desses personagens, como sempre, tem aqueles que aparecem de coadjuvantes. A novidade é que agora, é possível liberar alguns deles como personagens jogáveis (apenas como modificação dos personagens habituais, sem que haja qualquer interação ou participação no enredo)

Há 3 navegadoras agora, sendo cada uma respectiva a um dos hunters:



Alia





Ela equivale ao X. Ela é a navegadora clássica de X, aquela que sempre esteve presente e até teve uma participação maior em um dos jogos. Sua contribuição no jogo é passar informações básicas para o jogador, sobre as fases, inimigos e coisas do tipo.

Pra ser liberada como personagem jogável, ela tem de ser "comprada" após zerar o jogo, mas só aparece na lista se o jogador utiliza-la várias vezes como navegadora durante as fases e completa-las.


Pallette






Ela equivale ao Axl. É a mais jovem das 3 navegadoras e tem como função principal a de encontrar segredinhos nas fases. Ela também é responsável pelo refino e construção (vendas) dos chips, o que induz que ela seja um tipo e Reploid Cientista (a aparência nerd dela também não ajuda nada né)

Pra ser liberada, é preciso jogar mais com ela como navegadora selecionável, antes ou depois de finalizar o jogo. Sim, não é preciso zerar mais de uma vez para liberá-las, só é preciso ir jogando e passando pelas fases usando uma mesma navegadora após já ter zerado o jogo, ao menos 1 vez. Claro que, depois é preciso comprar a navegadora que se quer...


Layer





Ela ta afim do Zero. Aparentemente é a mais velha e usa habilidades de esgrima, logo, usa ataques no estilo de Zero. Ela é perita em analisar mavericks, logo, ela sempre tem dicas para lutar contra os inimigos e também, identifica se o ADN deles é compatível com Axl ou não. Sua queda por Zero é evidente no jogo e sua fisionomia séria, mesclada ao seu conhecimento de luta, indica que ela deveria ser uma caçadora, não uma navegadora.

Pra ser liberada é o mesmo esquema das outras, só que tem de escolher mais a Layer como navegadora.


Signas





Além deles, tem o grande Signas de novo, só que agora ele é um conselheiro que passa a mão nas costas dos Maverick Hunters quando eles fracassam ou vencem em suas missões. Ele também aparece para pontuar as missões e lançar frases motivacionais bem fofinhas.



Seria bem legal se ele finalmente fosse jogável, mas ele não é então... paciência.


Light



Dr Thomas Light. Esse é o nome dele, e eu só citei agora porque foi agora que me toquei de que esse é o nome dele. Enfim, ele aparece da mesma forma anterior, só que agora, ele entrega uma armadura final para X, que pode ser modificada dependendo dos chips aplicados.

A mensagem dele é a mesma de sempre, ele apenas cobra X para que não use a armadura para o mal e lamenta por X ser forçado a usa-la para lutar.


E bem, é isso. Eu estou pensando se conto a história ou não, afinal eu demorei tanto pra postar essa análise que bem, não queria enrolar mais, só que já fiz isso nos outros jogos, não vejo porque não fazê-lo aqui também.




História - Mega Man Paradise Lost






X é convocado para averiguar um acidente que ocorreu nos arredores da Torre Jakob, 




Lá, descobre que Sigma ainda vive, ao menos na memória dos Novos Reploides.



X conversa com Lumine, que explica que a Nova Geração é imune à influência de Sigma... 




E que os dados de Sigma eram os únicos capazes de salva-los do acidente, por sua grande resistência.




Depois dessa ocorrência, X segue por um caminho e Lumine por outro, e é ai que o jogo começa...


X, Axl e Zero são convocados para lutar contra a ameaça de um grande Mecanicloide Maverick que vem causando destruição em uma pacífica floresta.



Depois de acabar com ele... 



Eles são recebidos por um antigo inimigo: Vile.




Vile mostra Lumine desacordado, e diz que agora as coisas em Jakob tomarão um novo rumo.



Depois dessa notícia, vários mavericks aparecem pelo mapa e cabe aos Maverick Hunters detê-los.



Eles descobrem que todos os mavericks tinham ligação com o projeto de Lumine... 



Até Vile da as caras as vezes...


Eles passam por uma Base de Treinamento Antiga reativada por um dos seguidores de Sigma.



Um Campo de Mineração, destruído por um dos próprios chefes de mineração, também aliado de Sigma.



Pelas cidades, em plena crise de energia, provocada por um dos aliados de Sigma.



Por uma Usina de Energia desativada por um dos reploides seguidores de Sigma.



Pelas regiões nevadas, conturbadas pela presença de vários mavericks, liderados por um dos seguidores de Sigma.



Durante as missões, os dados de Axl são analisados pelas navegadoras...



 Sigma é detectado.



É descoberto que Sigma acabou corrompendo aqueles que usaram seus dados para sobreviver naquele acidente que X interceptou, e que provavelmente toda a nova geração estaria em risco de se infectar da mesma forma, exceto Axl, por ser um protótipo sem esses dados em sua base de memória.



Depois disso, eles passam por uma Base de Pesquisas Gravitacionais, também corrompida por um dos seguidores de Sigma.


Dica: Se estiver com problemas nessa parte da fase da Gravidade, tente ficar posicionado no meio desses espinhos.

Por uma Lixão de Sucatas Reploides, destruída por um dos seguidores de Sigma.



E por uma antiga base de Pesquisas Espaciais lotada de foguetes, também manipulada por um dos estúpidos seguidores de Sigma.



Vile aparece mais algumas vezes para enfrentar e atrapalhar os heróis, e é interrogado com relação a Sigma.




Após derrotar todos os seguidores de Sigma...



Sigma da as caras e é comprovado como o vilão por trás do sequestro de Lumine e da conversão dos demais reploides em mavericks.




Então, X, Axl e Zero se equipam, vão atrás de armas especiais e dos acessórios de Light...




E depois sobem o Elevador Orbital atrás de respostas... 




Lá encontram Vile mais uma vez.



Depois de enfrenta-lo, eles entram em uma base espacial chamada Portal, que serve de conexão entre Jakob e a Lua. 



Lá encontram uma sala contendo cápsulas de treinamento com Reploides da Nova Geração pré adaptados pra se transformar nos últimos Mavericks enfrentados.




Assim que conseguem passar por todos os 8 desafios... 



A base começa a se auto detonar e durante a fuga, os caçadores se deparam com o próprio Sigma.



Eles o enfrentam e derrotam...



Mas ele era apenas um reploide da nova geração...



Em seguida é detectado uma enorme quantidade de dados iguaizinhos aos de Sigma na Lua, e eles são levados para la.



La, encontram vários reploides da nova geração protegendo uma base lunar, e depois, encontram Vile novamente.



Assim que ele é derrotado, um deles atravessa a porta porém os demais ficam pra trás e mais um Vile aparece para enfrenta-los.



O que sobrou avança, encontra vários reploides que se convertem fisicamente em Sigma, e após passar por eles...




O verdadeiro Sigma em seu corpo real aparece, sentadinho, pronto pra lutar.



Não demora muito e Sigma canta vitória... 



Quando os demais caçadores aparecem, livres de Vile, e se unem a batalha final.



Sigma é derrotado então...



E em seu lugar, surge Lumine, ileso.



Lumine explica que fazia parte de toda aquela bagunça e era tão maléfico quanto Sigma, e até defende Sigma dizendo que seus ideias não eram nada insanos.



Lumine então luta contra X, Axl e Zero, que por sua vez o derrotam.



Daí, ele tagarela mais um pouco, mas Axl diz que não deixará que ele cumpra os objetivos de Sigma e porá um fim em todo e qualquer Maverick imbecil, inclusive ele.



Daí, Lumine assume uma forma angelical e poderosa... 




A qual é detida por pouco.



Depois de cair... 


Lumine se despede e racha.



Com peninha dele, X e Zero exitam e Axl se aproxima, e da rachadura da carcaça podre de Lumine, saem tentáculos negros que acertam em cheio o cristal na cabeça de Axl.




Zero corta os tentáculos e X explode Lumine de vez, enquanto Axl cai desacordado.



Então, eles levam Axl as pressas de volta pra Terra, através do Elevador Jakob.



No caminho, Zero percebe que a luta contra o mal pode ter finalmente acabado, com o fim de Sigma...



X, preocupado com o que Sigma fez e o que Lumine disse, é confortado por Zero...



E Axl, apesar de bem, é disfarçadamente infectado por Sigma.



Depois disso, a história do vírus de Sigma ter tomado parte de todos os demais Reploides da Nova geração vem a tona, e a manufatura deles é cancelada...




Só que com o tempo a produção dos chips de transformação é retomada, ignorando a ameaça de Sigma.




E um novo mundo, lotado de novos reploides nasce.




Fim




É isso... como últimas considerações só tenho a dizer que, lamento por ter demorado tanto pra postar isso, uma coisa tão pequena...

Foi difícil pra mim, pois sei que é o final da saga, mas ainda tem muito chão pela frente. Falta uma análise que conecte completamente todos os fatos apontados nessa franquia, e eu a farei, um dia.

Até la, fique com Deus, e obrigado pelo seu tempo. Qualquer dúvida, comente, pois todo conteúdo nos comentários pode ser essencial para que a postagem fique completa, afinal, ainda há muito que fazer e explicar.

Ah, existe uma visão bíblica sobre o jogo, maravilhosa e bem lógica, onde Mega Man X8 tem fortes referências bíblicas. Eu não mencionei isso na análise pois nem tinha me tocado disso, mas um leitor anônimo fez as honras, de por um simples comentário, explicar em detalhes todas essas referências. Na dúvida, veja os comentários dessa mesma análise, está la. 



Obrigado por tudo mesmo, e até.




Postar um comentário

64 Comentários

  1. Jamais confiai em Sigma, um ser malvado, contamina os Reploids com seu vírus, ressuscita com novos corpos e perpetua a guerra para todo o sempre. É isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é tudo que conseguiu absorver dessa pequena análise? Snif... estou perdendo o jeito T_T... pensar que este é o meu jogo favorito da franquia, e foi o que eu falei menos... até o X7 teve mais coisas que esse... mas ok... de toda forma... só em ter conseguido esclarecer o quão sigma é mentiroso já valeu a pena... mas ainda assim... snif...

      Excluir
    2. Não, consegui absorver mais coisas. Mas o que comentei é porque considero o básico importante para interpretar de forma mais correta a história de Megaman X como um todo.
      Valeu.

      Excluir
    3. Valeu digo eu. Comentários são a alma do negócio e saber que você concordou com minha interpretação só me deixa hiper satisfeito xD.

      Vlw Augusto... Polegatto... nome legal...

      Excluir
  2. Opa! Passando aqui pra dizer que a análise da história está ótima.
    Num posso escrever tanto assim por que tô no trabalho tbm.

    O que eu gostei mais foi da descrição de cada personagem principal com dados que se estendem ao que fizeram fora do jogo. Acredito que não há muito o que falar sobre o X8 e acho que não vou precisar jogar o MMXCom.Mis. pra entender a história e a transição para a série Zero.

    Dúvida pra mim está em relação ao OMEGA, queria saber se o Zero lutou mesmo na "ELF WARS" ou não, porque ao que parece ele já está pensando que não vai mais precisar lutar, pode ser que o Weil tenha feito algum contato com ele nessa fase ainda. O Zero gosta de destruir uns reatores nucleares, e tudo mais, alguém deve ter feito uma proposta interessante para ele. Que fosse melhor se isolar do que viver no tédio, sei lá...

    Vi o X com uma cara de brabo no final do jogo, o que será que isso signfica??

    Notei que a artwork e o design dos personagens mudou do X7 pra o X8, principalmente no X. Vejo pelo canho de plasma e as botas de dash que ficaram menos inchados, tendo um aspecto mais enxuto. Imagino que a mudança de design do X deve ter acontecido de tempos em tempos e não de uma só vez, culminando no design da série zero.

    Tá massa véi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu to jogando e analisando o Zero 4, e vi algo interessante logo no inicio.

      Provavelmente, Weil é Sigma (é... é.....)

      Algo que me assustou foi ver a descrição das Guerras Reploides como sendo o período da Saga X. É mencionada a queda de Eurasia durante a guerra Reploide... então... a guerra em si era o período da saga X. A Guerra Maverick seria aquela onde os reploides da nova geração enlouqueceram e logo em seguida, Weil com a solução e o inicio da Guerra Elfa. Zero participou das 3. Zero se sacrificou junto com X após expulsar Weil e Omega... Zero só foi usado por eles posteriormente, depois da guerra elfa acabar.

      A cara de X no final é porque ele viu que humanos e reploides nunca viverão em paz, pois sempre haverá alguém os manipulando. A cara de bund4 dele é porque ele não pode parar de lutar e se aposentar. rs...

      Artwork... belas observações... eu vou fazer algumas um dia tb... rs..

      Sobre a análise... eu já vi o que me desagradou... as imagens. Eu preciso editar algumas de forma mais... dedicada... ficou muito jogado. Eu vou editar e melhorar a postagem.

      Vlw por me ajudar cara.

      Excluir
  3. fiquei confuso com algo afinal axl morreu mesmo ou teve um dano irreparável e se ele morreu como ele infectou os reploids no futuro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Axl" morreu. Seu corpo foi infectado com Sigma e ele ficou semelhante a Zero quando foi infectado por Sigma. A diferença, é que Axl escondeu o vírus por um tempo e só se revelou depois de transformar um monte de mavericks no meio da cidade de X. Isso causou a grande guerra maverick e deu vida a Weil, o salvador da pátria. Descoberta recente: O vírus de Sigma provavelmente deixou Axl, ou passou dele para Weil no momento em que ele foi destruído, durante as guerras. Axl se converteu num vilão, e aquele momento do final do X8 mostra o exato momento em que ele é infectado, sem que ninguém perceba, afinal ele era "imune" até então.

      Tudo isso é só uma especulação afinal não há a história contada detalhes por detalhes desse período. Mas ao que tudo indica, com os fatos mostrados na saga Zero e ZX, é mais do que óbvio tal dedução. É só pegar as dicas e montar o enredo, tapando os buracos com lógica. Eis meu trabalho... meu muitas vezes dispensável trabalho rs...

      Excluir
  4. otima analise cara e meu favorito da serie X axl na minha opinião e era um personagem com grande potencial mas e uma pena oque aconteceu a ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Axl era o melhor personagem... um substituto perfeito pro ultrapassado X. Eu botava muita fé nele, mas lamentavelmente ele já era. Ele tinha tudo de legal, personalidade rebelde, poderes incríveis e variados, capacidades promissoras, estilo e boa aparência. Era o personagem perfeito, mas ele morre e só é revisto no futuro, como mero fragmento do que um dia foi. Foi uma boa criação, e até é curioso um personagem como Axl se tornando um vilão. Ele nunca foi mal, era um dos vilões no passado, mas nunca chegou a encarar X e Zero. Pensar nele como o traidor, estilo Double do X4, seria incrível e bem mais impactante.

      Ah, eu joguei o Command Mission por 3 motivos: Ver o que houve com Axl; Ver o porquê do novo visual de X, com seu cachecol e talz; E descobrir porque raios todo mundo disse odiar esse jogo. No final... eu entendi quase tudo.

      É um spin off, estilo RPG, com uma história fora da saga X, que acontece no período entre X7 e X8, mas sem ligação algum com eles. O visual de X não é explicado, e o desfecho da história é ridiculo, com um dos membros da maverick hunters como vilão e fim, sem Sigma dando as caras. A história é bem boba, e nem se passa no mesmo ambiente dos demais megas. Enfim... não há jogo que conte o que houve depois do X8 além do Zero e ZX, então, só da pra se basear neles pra criar teorias válidas do que houve.

      Excluir
  5. Olá Shady Morte =)
    Andei lendo suas análises sobre Mega Man Zero e Mega Man X. Me deparei com uma dúvida. No final do último Mega Man Power e Fighters (acho que é assim que escreve), Bass invade o escritório de Willy e este revela um protótipo do Zero em uma espécie de maca. Depois de ler que Zero pode ter sido um upgrade em Proto Man, fiquei um pouco confuso quanto a isso. Se Zero for criação de Willy mesmo, então a teoria de que Zero despertou e destruiu o elenco principal seria verdade? Por favor me esclareça quanto a isso. Quanto ao Bass, tenho uma teoria sobre ele: Bass acabou por se unir com Mega por ter algumas ambições em comum. Willy entrou em uma hibernação para se transformar em Sigma e após Mega ser banido pela humanidade por matar Willy, Bass vagou sozinho. Light tentou adaptá-lo mas Bass se recusou pois seu ego era muito forte. Após o despertar de Sigma, este vai em busca de Mega e acaba por achar Bass. Bass reconhece Willy em Sigma e tenta o destruir. Sigma, na luta, pergunta sobre Mega e Bass não diz. Sigma então extermina Bass por este além de não saber sobre Mega e ter desafiado-o para uma batalha, sabe sobre a real identidade de Sigma. Sigma captura Treble e o modifica para ser seu próprio cão e funcionar como um upgrade igual ele funcionava para Bass (MMX1). Light morreu por conta da idade, mas antes tinha teorias sobre o paradeiro de Willy, por isso espalhou informações pelo mundo. Sigma, para capturar essas informações, criou a Maverick Hunters (não sei ao certo se foi ele que fundou mas sei que ele era um dos cabeças) com a desculpa de exterminar Mavericks e assim tentar achar informações sobre Mega e sobre tais informações espalhadas pelo mundo por Light. Sigma não obtém exito mas acha X que é muito semelhante a Mega (na verdade é o próprio). Ai a história toda começa. Sigma na verdade teria travado a luta contra Zero mas Zero, desde o início, teria lutado para parar Willy (ja que este seria Proto Man + Rush). Sigma então teria infectado Zero nessa luta e o virus se desenvolveria aos poucos, até a saga em que ele fica definitivamente louco e luta contra X. Enfim, essa é minha teoria sobre o destino de Basse e Treble e espero que você consiga resolver essa dúvida se quem criou Zero foi Light ou Willy. Obrigado desde já, e continue com seu ótimo trabalho de análises =) (postei aqui e na página sua do Google, pois não sabia qual iria visualisar T-T)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A-M-E-I sua visão sobre Bass e Treble, alias, maravilhosa teoria essa. Eu sempre achei estranho o cachorro no final do X1... agora eu entendi tudo !!! Vou refinar sua teoria e reapresenta-la mais pra frente na análise final da saga X... se você me permitir claro... mas tem uma coisa cara...

      A teoria de que Bass foi criado por Willy e a de que Sigma criou a Maverick Hunters (ou era um dos cabeças) pertence a dois SPIN OFFs. Tipo... são histórias paralelas sem conexão real com o título Mega Man. Mesmo sendo de jogos legais, não são oficiais (mesmo se a Capcom assinou, pois não se encaixam na cronologia nem respeitam fatos de jogos já existentes)

      Mega Man Maverick Hunters (história de Sigma e todo seu passado ~falso) é spin off, não é real, não é oficial, nem deve ser considerado. Nada que é apresentado la se encaixa (mesmo você citando a sua teoria lindamente adaptada, na prática não funciona considerar esse game como real, pois foi feito baseado na mentira de Sigma em X4 e a falsa infecção dele por Zero)

      Mega Man Power Figther é jogo de luta sem qualquer relação com a trama dos outros megas, mesmo tendo várias referências, é apenas spin off, não oficial, sem consideração válida pelo fato de não respeitar a trama e seus mínimos detalhes.

      Nem perca seu tempo com esses jogos pois são ~mentirinhas

      Visite o DivulganteMorte. Mas vlw pela postagem sr Rokusho... e tipo... espero ter respondido sua dúvida... alias... cara, eu já disse que adorei sua teoria do fim de Bass? Foi perfeita e muito bem pensada, alias... muito bem captada. A dica tava no cachorro o tempo todo!

      Excluir
  6. VC tomou conhecimento do FanGame Megaman X Corrupted? O criador diz que sua história ocorre em algum tempo entre X5 e X6, um jogo estilo MetroidVania com mundo aberto, quem sabe vc não faz uma analize desse projeto também, faz anos que esta em desenvolvimento e esta ficando cada vez melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu joguei vários megamans, inclusive fanmades... esse X Corrupted parece ser bem legal, pelo pouco que vi dele. A ideia de mapa aberto e cenários interligados lembra muito o que foi adotado na saga ZX, e alias, até na saga Zero teve um pouco disso. Não é algo ruim, mas dependendo pode se tornar desagradável. Foi uma das coisas que eu odiei no mmzx, pq vira e mexe você se perde durante o jogo. Mas assim, universo há, e história também. Fan Made ou não, se eu achar digno e fidedigno, eu farei sim uma análise e, se achar necessário e válido, até posso incluir ele na minha linha cronológica do título mega... mas assim, é bem difícil que isso ocorra pois, a própria Capcom já fez jogos do robô maravilhosos, que não convenceram em enredo.

      O jeito é esperar, e torcer pro jogo ser tão fod4 que faça a Capcom se dedicar mais ao título MegaMan, respeitando o universo enorme que ele apresenta.

      Excluir
  7. Cara curti as analises(apesar de ter pulado do x3 pro x8 kkk, dps leio o resto), mas e esse tal de mega man x9, ja ouvi falar muito, mas nao acho nada sobre ele. E o megamanx Comand mission??ja joguei, nao curtir, mas queria saber um pouco da historia, tirando isso eu nao sabia que a saga zero era continuaçao da saga X , nunca joguei a saga zero, mas tenho vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Sr Matheus!

      Então cara, que bobagem pular análise... tu ia pirar na do X5 e como você entendeu X8 sem saber do X7? Mas bem, que bom que gostou.

      Mega Man X9 não existe, nem irá existir, por isso que falam tanto dele. Muitos criticam a Capcom por ter anunciado que não há qualquer plano para criar um X9, e que é mais fácil criar uma temporada ou saga nova do que dar continuidade a saga X, a ponto de cogitarem a ideia de fazer um X9 por fans, mas não. As chances de nascer um X9 na saga X são praticamente nulas, a menos claro que a Capcom mude completamente de opinião (mas eles sempre abandonam grandes projetos, o Mega Man Universe por exemplo, tava sendo super aguardado e não tinha qualquer critica negativa, e os caras abandonaram ^^)

      Sobre Mega Man X Comand Mission... não tenho vontade alguma de escrever sobre ele. É um spin off da franquia, não tem nada que se encaixe na história e é muito ruim como jogo, como história e como spin off também. Sem contar que é um péssimo RPG. Eu odiei, e não irei falar dele... pelo menos não quero. Maaaaaaaaaaas.... pode ser que eu faça uma análisemorte dele... só pra contar a história mesmo e mostrar que não tem nada haver.

      Sobre a saga Zero, sim, ela é continuação da X, e é uma exclusividade de portateis da nintendo. Tu pode jogar por emulador se quiser.... ou ler a analisemorte da saga rs....

      De toda forma, eu recomendo sim que jogue, vale a pena se tiver tempo. E é isso. Vlw por aparecer Sr!

      Excluir
  8. Sim tbm odiei o comand mission, é uma bosta, mas sempre gostei de megaman entao comprei do mesmo jeito kkk, a historia deu um rolo muito estranho,nao da sua analise, mas a historia em si, tive que reler pra entender direitinho e complicado igual halo.Eu li a analise do megaman zero e gostei da hitoria e do jogo, hj pretendo ler o mega man zero 2(terminar né, pq começei e parei), mas ai q que pega, nao to sabendo de mai de megaman, de lançamentos e tal, o ultimo que vi tbm foi cancelado, o que vc sitou acima.s nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mega Man estagnou. Não ta mais rolando lançamentos do título, o último bem feito foi Mega Man ZXAdvent, e já é bem antigo. Rolou a porcaria do Maverick Hunter X, que é uma tentativa de reboot da saga, ou remake, eu sei la que lixo é aquele, e também teve uma maravilha chamada Mega Man Power Up, que também é ramake mas da primeira saga de Mega Man (classica) e que na boa, eu curti, apesar de terem certas adaptações bobas. Mas, tirando isso, não há nenhuma novidade. Tem um novo jogo chamado Mighty No.9 que é feito pelo mesmo criador original de Mega Man e tem o mesmo conceito, mas... não sei... eu não to botando muita fé não. Pode ser um ótimo jogo, ou não... mas ainda acho megaman uma saga grande demais pra se desistir ou abandonar.

      Se bobear eu me mato pra zerar o chatíssimo comand mission e faço analise dele,... quem sabe.

      Excluir
  9. a cara, ele é bem chatinho.Você ja assistiu aquela OVA do Mega Man chamada The Day of Sigma?
    pode se dizer que é um tempo depois do X ter sido religado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele OVA é um adicional do Remake chamado Mavercik Hunter X. Ele é falso, e valida uma mentira que Sigma contou em Mega Man X4, onde Zero seria o sucessor de Willy e Sigma um Maverick Hunter corrompido por ele. Essa versão da história foi uma mentira inventada por Sigma para deixar Zero confuso e mais fácil de manipular, e como provas ele usou as partes que havia implementado em Zero e as memórias alteradas que ele inseriu em Zero durante sua reconstrução em X3. Quem quer que tenha sido responsável pelo Remake, ignorou o fato de Sigma ter mentido sobre isso e considerou tudo verdade, mesmo depois, durante o X6, Sigma ter revelado a verdade, de que tentou e manipulou Zero para se tornar um Maverick, coisa que ele também veio a fazer com Axl. Eu odiei o OVA e o Maverick Hunter X, pois apesar de serem bem feitos (bem desenhados) não são nem de longe parte da história real do jogo e da saga, sendo apenas mais um dentre vários outros Spin offs pelo mundo a fora.

      Excluir
  10. O Megaman X8 está cheio de referências bíblicas, começando pelo subtítulo do jogo Paradise Lost, que foi o destino final de Adão e Eva após o pecado.
    A Primeira Fase se chama Noah Park, que faz referência a Noé e também há vários animais mechaniloids, representando uma biodiversidade variada que se encontrava na arca.
    A Jakob Elevator é uma referência a Escadaria de Jacó, onde o mesmo sonhou com uma escada celestial em que vários anjos passavam por ela para chegarem na Terra ou subirem ao Paraíso.
    Sigma representa o diabo, enganando a todos com suas mentiras e influências (sua forma apresentada é de um demônio mesmo).
    Lumine representa Lúcifer, a forma anterior do diabo. Ele era arrogante pois tinha uma "partiularidade" que os outros reploids não tinha, quando encontrou outros reploids com as mesmas particularidades, ele decidiu causar uma rebelião, uma vez que os reploids obsoletos não valiam mais a pena estarem vivos.
    Os reploids da nova geração representam os seguidores de Lúcifer que no caso é Lumine, por terem as tais "particularidades", ou seja a cópia do DNA dos inimigos.
    Axl pode representar simultaneamente Adão e Eva, pois foi infectado por Lumine através de um de seus tentáculos, que pode representar a cobra.
    Os Hunters representam os anjos normais que combatem os anjos rebeldes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: desculpe os erros de português.

      Excluir
    2. Incrível. Eu nunca parei pra pensar no lado bíblico... parabéns. Normalmente não busco significados além do enredo do jogo... mas sua analise está perfeita... pequena, simples e perfeita. Vou fazer uma referência ao seu comentário, e parabéns novamente.

      Excluir
    3. Seria ainda melhor se eu tivesse pelo menos seu nome pra citar. Obrigado assim mesmo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Sr Victor... Quem deve agradecer sou eu. Seu comentário melhorou muito a postagem.

      Excluir
    6. Incrível não? Como eu disse: Os comentários só tem a somar.

      Excluir
    7. Olá, eu gostaria de saber se posso publicar sobre essas referências bíblicas do X8 na minha page do Facebook

      Excluir
    8. Vai na fé sr Caíque, o cara não deixou nick pra nos reportarmos, e qualquer coisa cita onde leu e pronto.

      Excluir
  11. É Victor. Valeu ai pela referência!

    ResponderExcluir
  12. A maior duvida de megaman X nunca sera respondida: Por que diabos o Sigma tem dentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano... me lembrou o episódio dos Simpsons que o Milhouse fala comenta com o Bart sobre os Carros terem Dentes no filme "Carros"...

      Excluir
  13. Eu interpretei algumas coisas diferente de voce, vamos lá.

    1. Sigma nao infectou ninguem com o seu vírus, a geração de reploids que foram banidos por supostamente conterem o virus do Sigma nao estavam corrompidos. Nao vi influencia nenhuma de virus, alem dos dados do Sigma contidos neles. Tanto que os chefes alegavam nao estar sendo controlados por Sigma, estavam sendo "maverick por conta propria". Ou o virus em si faz os reploids agirem assim mesmo kk.
    1.1 Quando ele diz 'filhos' (assim como Limine) ele quer dizer que ele semeou sua ideologia ha nova geração de reploids. Evolução! Passo revolucionario! Curso da vida!
    2. Lumine nao foi manipulado por Sigma, acho que Sigma deu só uma leve evangelizada no Lumine que ja compartilhava as mesmas ideias. A nova geração deve ter algo novo, algo diferente do virus Sigma. Eles são imunes a ele, porem tem ideias consideradas mavericks do mesmo jeito, ou supostamente maverick (o que é retrucado pelas palavras do Axl quando diz que maverick é maverick e pronto kk).
    2.1. Como bem disse nao teve virus controlando ninguem. Ele pisou nos destroços do Sigma na hora demonstrando que nao faz diferença derrotá-lo, pois a evolução é inevitável.
    3. Gostei da sua especulação da morte do Axl e a propagação do virus e talz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Lew, bem vindo!

      O que posso dizer? Concordo contigo... faz sentido eu devo concordar. Meio que "endeuzei" Sigma de mais... nem tudo gira em torno do umbigo dele, e como você mesmo citou: "Evolução!"

      Gosto de pensar que o mal de Sigma impregnou outras gerações, ciente ou não disso... ver o grande vilão da série por 7 episódios virar um ser ultrapassado me deixou meio... sabe... desanimado... nunca esquecerei da forma Vírus dele sendo completamente superada por Lumine, o vilãozinho andrógeno...

      Apesar disso, preciso admitir que o "curso da vida" tem mais haver com esse episódio em particular. X8 realmente trouxe o fim de Sigma, mas não o fim do mal. "Maverick é Maverick e pronto".

      See yah sr Lew, e obrigado...

      Excluir
  14. Essa apresentação parece até bula de remédio! Você toma um comprimido pra dor de cabeça com risco de contrair câncer de estômago :V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor prevenir sr... É pra não dizerem que não foram avisados O/

      Excluir
    2. kkkkkk' Tá certo, mas como você disse em outra postagem (se bem me lembro a do Megaman Zero 1) "se vc não quer spoiler como veio parar aqui então?" kkkkkkk'

      Excluir
    3. Exatamente... isso porque no começo eu nem curtia avisar. Teve uma análise que fiz, se não me engano foi sobre Silent Hill, e um dos leitores me xingou pra caramba, porque falei spoiler... lembro que deu mó treta, mas no final eu decidi avisar bastante antes de começar o texto... porque sinceramente, eu gosto de spoilers... e quando eu não quero, eu não procuro... mas nunca se sabe com o leitor achou meu texto, as vezes ele só ta curioso e é pego desavisado... pra evitar qualquer mal, prefiro assustar antes rs.

      Excluir
  15. Me conta sobre essa "glaive" que o Zero tá empunhando kkkkkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita arma legal obtida por Zero mas as melhores são a Lança e a Espada do Sigma... pra pegar ela tem que terminar o jogo e derrotar Sigma usando Zero... daí ela aparece pra comprar na lojinha. Monstra né?!

      Excluir
  16. Certamente teremos um X9. Tem muito buraco ainda. Não se fala em cyber elfos ainda. Axl pode até ter se tornado portador do vírus mas não vai ser infectado por ser imune (semelhante a qum já teve catapora e outras doenças virais). Eu particularmente nunca joguei x8...Na verdade da série x o último que joguei fOi o x5. Depois joguei os 4 da série zero e o zx. Mesmo assim o enredo de megaman zero deixa duas possibilidades...1- esse zero que está aí é na verdade o omega e o zero verdadeiro está dormindo sob os escombros da eurasia. 2- zero ainda tem alguma coisa a fazer antes de ser selado. Claro que isso vai acontecer num próximo jogo . X certamente será destruído e eventualmente revivido por Ciel na esperança de parar os reploides da nova geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Hennyo, bem vindo.

      De fato, há motivos mais do que suficientes para o lançamento do X9, e há tal necessidade também... porém, a Capcom mostrou-se inapta e indiferente quanto a conclusão de suas séries, principalmente quando falamos de Mega Man. Simplesmente nenhuma das sagas da franquia MM foi concluída, todas ficaram completamente em aberto e cheias de furos, e isso inclui a simplória saga Rock/Clássica. Conseguiram deixar até ela com furos... e deram certa esperança de continuidade com MM9 e MM10 mas... parou por ai. Estamos a quantos anos sem nem ao menos uma notícia sobre Mega Man?! Mas, assim como você, eu tenho fé no lançamento de um X9, desde que seja (pelo amor de deus) decente e fiel a franquia X, sem inventar de mais, e sem menosprezar os muitos títulos que vieram antes. Não adiantar mandar um X9 se ele não fará continuidade ao material existente... precisamos de respostas? Sim... mas mesmo sem elas da pra sobreviver... e caso elas venham, que seja algo diferente e Maverick Hunters, pois uma coisa é responder e complementar, outra coisa é piorar e gerar mais dúvidas.

      See yah... e eu acredito de verdade que Axl causou as guerras... e mesmo que ele não tenha sido infectado, ele acabou ajudando o vírus a se proliferar, outra vez.

      Excluir
  17. Eu acho que todos os megamans se passam num mundo só 1-Classico: Assim que zero é criado o megaman pode ter se sacrificado ou algo assim mas foi inutil (isso explica porque ele não aparece na serie X) 2-X: assim que axl foi infectado e deu inicil a guerra a parte boa dele deve ter sobrevivido e dado um fim na infecção mas ele morreu depois disso,mas seu espirito sobreviveu 3- Zero: assim que zero morreu em zero 4 algo como os chips da serie X foi transformado nos Navis (Megaman B.T) 4- B.T: Os reploids colonizaram a lua pelo elevador jakob e eles pararam de existir então algumas partes de robos como (Megaman,Protoman,Bass,Zero,Guts Man,Etc) foram restauradas dentro dos PETS (Maquina do Megaman B.T) mas perderam a memoria e o Wily do B.T Pode ser algum decendente de wily e o virus WWW pode ser a infecção de sigma que pode ter ficado na terra logo após isso foi criado as batalhas do B.T 5-Star force: graças ao virus WWW os PETS pararam de ser produzidos e em seu lugar são aquelas coisas que ficam no braço dos personagens (não sei o nome pois não terminei de assistir Star force ou jogar o game),o denpa são as partes dos NAVI (que perderam a memoria de novo) 6- ZX: os espiritos X,Zero e Axl entraram dentro dos Modos ZX,X,A,os soldados de X:Harpuia,Phantom,Leviathan e Fenfnir,podem ter virado outros modos e isso explica a aparição de omega zero Lembrando isso é só uma teoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoria da qual compartilho. Acredito também que todos os jogos sejam conectados em um mesmo universo, num mesmo mundo inclusive, separados apenas pelo tempo. Essa ideia foi alimentada com as semelhanças entre uma série e outra, mas principalmente pelo último jogo oficial lançado da franquia Mega Man até então (Mega Man 10). Desconsiderando re-makes ou spinoffs, Mega Man 10 cria uma verdadeira ponte entre o Clássico e o X. A personalidade conflitante de Rock e as revelações sobre Wily me fizeram acreditar que as histórias se conectam.

      Até então, só tive experiência com Mega Man Battle Network por um spin-off que analisei posteriormente, mas conheço um pouco dele e do Star Force e sei que ambos são diferentes, porém como você deixou claro, também tem vestígios que os conectam as demais franquias.

      Eu incluiria também o Dash, pois apesar de muito diferente, ele também é um jogo de franquia própria e oficial.

      See yah sr Daniel.

      Excluir
  18. Olá, desculpa a pergunta, pois ainda não li todas as suas análises, eu queria saber que trecho ou parte dos jogos, leva a interpretação de que as memórias de zero do x4 são falsas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em MegaMan X4 mesmo. As memórias de Zero surgem do nada, de uma forma relativamente suspeita e randômica. Sigma quem influencia a mente dele no final de seu gameplay, fazendo-o despertar toda a memória de infecção e luta contra Sigma. Porém... em X2, com a fragmentação de dissecação de Zero, fica evidente que Sigma tinha total controle sobre o robô, ainda assim, ele abre mão do mesmo, gratuitamente... algo bem suspeito.

      Em X5 a conduta de Zero indica que ele entendeu que estava sendo manipulado por Sigma. A própria narrativa com os vírus e afins leva a essa interpretação, bem como sua morte e sua memória sendo "apagada". Mas coisas como o comportamento refletivo de Zero ao final de X4, suas respostas duras e diretas pra Sigma em X5, seu contato com Light em X5 e principalmente, seu ressurgimento em X6, levam a crer que Sigma na verdade só queria usa-lo.

      Zero não era ele mesmo desde o retorno em X2, pela infecção e manipulação de Sigma. Razão pela qual alias, Sigma tenta a todo momento (após o X2) fazer Zero se lembrar quem ele realmente era. Esse é o maior indicio de que Sigma tava pondo seu plano principal em ação: controlar Zero.

      Pelo menos é isso que eu acredito sr.

      Obrigado por ler.

      Excluir
  19. Apesar de ter algumas coisas de que eu possa descordar,achei totalmente daora e só tenho uma palavra para esse post e seu blog: TOP aauhsuahsuahs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Top é uma palavra em tanto rs. Valeu sr...

      Sobre discordar, faz parte, o legal é coletar informações e compartilhar opiniões, algo sempre bem vindo. Obrigado pela leitura e fico feliz por ter curtido.

      Excluir
  20. vi em um dos comentarios que voce jogou varios fan mades de megaman e megaman x, tem como passar o ou os links???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não joguei muitos fan mades não... mas lembro do Polarity que tinha gameplay criativo... mas era bem tosco.. e um chamado Project X... mas confia em mim, são jogos de proxy, daqueles que tu joga direto na página online... e são bobinhos que só. Eu jogava isso na época de internet discada.

      Tem um que um leitor recomendou, X Corrupted, que pareceu ser legal... e... acho que só. Os outros que acabei jogando, sem ser da franquia principal, eu nem fui muito longe por falta de saco kkk.. tem uns de GBA bem legais... mas é tudo spin-off.

      Que eu me recorde é isso... foi mal se não ajudei muito sr Mcgyver.

      Excluir
  21. Olá Shady, como vai? muito boa a análise, só não concordei com uma coisa, vc havia dito que X está ultrapassado se comparado a Zero e Axl, eu creio que não, eu acho que X possui um potencial tão grande quando eles, talvez até maior, ele só não teve ter usado seu poder maximo ainda, bom, mudando de assunto, eu acho que Sigma não morreu definitivamente, já que ele usará o corpo de Axl para voltar a vida, eu também acho que a Saga X não foi encerrada de fato, que creio existe uma possibilidade de lançarem um Mega Man X9 (dependendo do sucesso de Mega Man 11), além disso, seria bem interessante um jogo sobre as Elf Wars.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente Sigma não morreu, e provavelmente a história que seria contada em x9 seria esse hiato enorme que tem até o Zero. Tanto as Elf Wars quanto o que houve com Axl, e também o real fim de Sigma, isso seria o que viria nessa continuação, mas tudo depende é claro do sucesso do título.

      Com relação a X, o próprio jogo faz parecer que ele é ultrapassado. As habilidades de cópia de Axl e até as de Zero são bem melhores que a dele, e creio que isso se deva ao fato dele ser um modelo tão antigo, meramente atualizado. Mas, tudo bem, eu respeito sua opinião.

      See yah sr Caique, e tomara que no MM11 deixem indiretas que Rock e X são o mesmo robô.

      Excluir
    2. Concordo com vc em relação a MM11, além disso, os gráficos desse novo jogo está um pouco mais parecidos com os da Saga X.

      Excluir
    3. Não só o gráfico, a jogabilidade também, ta ficando bem mais frenética e Rock cada vez mais tem movimentos próprios que incrementam bonito na dinâmica básica dos movimentos.

      Excluir
  22. Ainda sonho com um megaman X9, não quero que a franquia X morra nunca, amo ela, amo megaman !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de estarem demorando pra lançar uma sequência, ou qualquer coisa relacionada ao título X, a Capcom parece estar investindo bem em suas franquias, tanto que trouxe a saga Rock de volta, e também há aquele jogo de celular que, ao que tudo indica, é uma pequena janela pra um ressurgimento da série X (apesar de ser um pseudo compilado de fases dos outros MMX, esse também tem personagens e enredo próprio o que, sugere uma continuação).

      Dito isto, não perca a esperança de ver novos capítulos da aventura do robozinho azul.

      Sr Gustavo, muito obrigado por sua presença, leitura e comentário... seja bem vindo ao DM.

      Excluir
  23. Ok eu confesso!
    Eu fiquei com mó medo de ler isso.....é o último jogo da saga que eu nem experimentei ainda..(uuuuuuu "experimentei" ( ͡° ͜ʖ ͡°))
    Mas.....
    Eu li assim mesmo!
    (REbEldiA!!!!!!!!!)
    Pq......os sintomas dos spoilers nem são tão agravantes assim......o mais ruim é a falência múltipla da conta bancária......sendo que,
    Eu nem tenho conta bancária! Ora bolas...
    Kkkkk
    Bom....voltando:
    Eu sinceramente não queria ler....eu preciso jogar por conta própria e tirar minhas próprias conclusões....mas como deu pra ver....eu li assim mesmo!
    (REBEL.......é tem nada vê isso....)
    Mas pelo menos agora que sei que .....
    O jogo vale a pena e que, irei jogar assim que possível!
    Interessante esse negócio do personagem que dá nome ao jogo ser mais fraco que outros da sua mesma linhagem..... Legal.
    Alias, gostei do chaveiro do final rsrs
    Enfim, eu sou o......
    (Puts..... esqueci.....é.....Wil.....Wils......AH!)
    Senhor Wilson e até a próxima!

    S-E-E Y-A-H!
    (Eita frescura hein....)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura e pela observação no fim sr Wilson.

      Jogue! A experiência de jogar sempre é única.

      Excluir
  24. Qual é essa análise que conecta todos os fatos que você menciona no final?
    Na boa acho o design do X da nova geração bem zoado, parece que ele regrediu e ficou infantil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... ela não foi feita ainda... Eu tenho dessas as vezes, planejo realizar um artigo extra e... demoro que só.

      Depende da demanda também... rs. Mas em cada artigo deixo um pouco do que quero falar no geral.

      Infelizmente o designe do X só teve seu ápice mesmo no Command Mission, e nem é la um bom game =/

      Excluir
  25. Acho que esse é o único da série X onde o sigma muda a cor do rosto geralmente é só o corpo que muda e um detalhes na cor do desenho do rosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi pra dizer que era o último e verdadeiro Sigma, e que o Lumine seria seu sucessor, ao menos até certo ponto né. Porém sabemos que dessa parte, Sigma apenas se transformou.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)